Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Edição 2025 do programa Amigos da Filarmônica é lançada

Gostou? Compartilhe!

As contribuições da iniciativa Amigos da Filarmônica são direcionadas a diversos programas de cunho educacional

A Filarmônica de Minas Gerais lançou a edição 2025 do programa Amigos da Filarmônica. Com a iniciativa, o Instituto Cultural Filarmônica pleiteia o apoio de pessoas físicas no desenvolvimento dos projetos educacionais da Orquestra. Isso, por meio de contribuições diretas ou incentivadas. As contribuições diretas, vale dizer, podem ser feitas em qualquer época do ano. Já as incentivadas, que são declaradas e deduzidas integralmente no Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (ano-base 2024), até 27 de dezembro de 2024.

Alcance

Zilka Caribé, diretora de Marketing do Instituto Cultural Filarmônica. lembra que, ao longo do ano, a programação da Filarmônica alcança mais de 100 apresentações. No montante, entram concertos educativos, apresentações na Sala Minas Gerais, concertos gratuitos ao ar livre e projetos de formação musical. Atualmente, mais de 500 pessoas já aderiram ao Amigos da Filarmônica. Desse modo, suas contribuições sustentaram programas de cunho educacional da Filarmônica, como os Concertos Didáticos e os Concertos para a Juventude, ambos para a formação de público.

O Instituto Filarmônica lançou nova edição do programa Amigos da Filarmônica (Daniela Paoliello/Divulgação)

Tal qual, o Festival Tinta Fresca, de incentivo a novos compositores; o Laboratório de Regência, que visa ao aprimoramento de jovens regentes; e a Academia Filarmônica, destinada à formação de instrumentistas para atuação profissional em orquestras. Ou, ainda, o Filarmônica na Praça, realizado nas praças e parques da Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como as turnês estaduais pelo interior de Minas e ensaios abertos na Sala Minas Gerais.

Coordenadas

De acordo com material da assessoria de imprensa, nestes nove anos do Amigos da Filarmônica, as ações educacionais impactaram mais de 169 mil pessoas. Além da dedução no imposto de renda, o adepto, recebe ingressos para alguns concertos, tem acesso aos ensaios abertos e à visita guiada à Sala Minas Gerais.

Para inscrição no programa e a contribuição, o interessado deve acessar filarmonica.art.br/amigosOu, ainda, enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para (31) 3219-9009.

Formas de contribuição

1. Doação Incentivada, abatendo o valor do Imposto de Renda de Pessoa Física. A legislação brasileira permite a destinação de até 6% do imposto devido para projetos culturais. As contribuições com vistas a declaração no Imposto de Renda de 2025 (ano-base 2024) estão válidas até o dia 27 de dezembro de 2024.

2. Doação Direta, sem abatimento no imposto de renda, em qualquer época do ano. Assim, a pessoa pode doar um valor à escolha, a partir de R$ 50, em qualquer época do ano, de forma integral ou parcelada.

Como doar

1.   Online: pelo site filarmonica.art.br ou digite fil.mg/amigos e clique em “Quero ser amigo”.

2.   Na Sala Minas Gerais (em dias de concerto): mediante pagamento em cartão de crédito, débito ou cheque.

3.   Por depósito bancário ou transferência bancária, nas contas indicadas no site.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]