fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Festival leva poesia para periferia de BH

Durante um mês o Festival de Literatura Marginal reunirá nomes consagrados da poesia em três comunidade de BH

Por Thiago Fonseca *

20/02/2019 às 16:36 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Petterson André / Divulgação - Nelson Maca

Obras de uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus, servirão de inspiração para jovens de três comunidades de Belo Horizonte. Entre os dias 21 de fevereiro a 21 de março eles terão bastante contato com a literatura. O  FELIM – Festival de Literatura Marginal, reunirá nesse período nomes consagrados da poesia nacional e da cena contemporânea em performances, encontros e palestras.

O evento será realizado em escolas do Aglomerado da Serra, no Alto Vera Cruz e no Lindéia. Também haverá atividades no espaço ArebeldiaAlém das performances, bate-papos e apresentações, o evento contará com a apresentação dos blocos Pena de Pavão, Seu Vizinho e Lindo Bloco do Amor. “No festival vamos trabalhar com os jovens o carnaval e obras Carolina de Jesus. Teremos atividades abertas ao  público e com alunos de escolas”, explica Danusa Carvalho. Ao lado de Flávio Renegado, ela é uma das idealizadoras do projeto.

Uma das ações que mais chamam atenção no Festival é o Sarau do Conhecimento. Na primeira semana, poetas das próprias comunidades visitarão três escolas, uma de cada aglomerado. Dessa maneira, farão apresentações e participarão de bate-papos com os alunos. Depois, serão desafiados a produzirem poemas que serão julgados no Sarau. Os vencedores ganharão premiações em dinheiro e kits de livros.

Para Danusa, o FELIM é uma forma de apresentar  incentivar os alunos a escreverem. E ainda: fomentar o gosto dos jovens pela cultura e literatura. “A gente se sente no papel de contribuir com a estima da escola e dos alunos. Além de ser um ato de solidariedade, é fundamental para o crescimento da comunidade e empoderamento do jovem”, pontua.

 

Continua após a publicidade...

 

Nomes de peso

A programação ainda conta com saraus abertos à comunidade com a presença de nomes como Mel Duarte, Leticia Brito, Nelson Maka, Berê Mc e Chacal. Após o festival, um livro de bolso será publicado com poemas dos convidados para o Festival.

Nascida em BH, Berê MC, será uma das participantes do projeto. Começou a compor aos 17 anos. Hoje escreve letras que levam a reflexões relacionadas à vida dentro da periferia e da escravidão no Brasil. Para ela, a poesia e a música transformam vidas e têm que ser ensinadas para os jovens. “Conheci a música e a poesia em um momento difícil da vida e isso foi transformador. Sendo assim, é preciso levar essas ferramentas para os jovens. Incentivar a escreverem o que estão vivendo”, pontua Berê.

 

Berê MC é uma das atrações do Festival – Foto: Arquivo Pessoal / Divulgaçaõ

Programação do fim de semana 

21/02 – Quinta-feira

Local: Barreiro – EM Professor Mello Cançado – Rua das Petúnias, 2058, Lindéia

20h – Performances

Mel Duarte (São Paulo) / Leticia Brito (RJ) / Nelson Maka (Salvador) / Bere Mc (BH) / Chacal (Rio de Janeiro)

21h – Manu Dias canta Carolina Maria de Jesus

21h30 – Cortejo Bateria PPK

22/02 – Sexta-feira

Local: Aglomerado da Serra – E.M. Senador Levindo Coelho – Rua Caraça, 910, Serra

15h – Performances

 / Mel Duarte (São Paulo) / Leticia Brito (RJ) / Nelson Maka (Salvador) / Bere Mc (BH) / Chacal (Rio de Janeiro) /

16h – Manu Dias canta Carolina Maria de Jesus

17h – Cortejo Bloco Seu Vizinho

23/02 – Sábado

Local: E.M. Israel Pinheiro – Rua Desembargador Bráulio, 1147, Alto Vera Cruz

17h – Performances

 Mel Duarte (São Paulo) / Leticia Brito (RJ) / Nelson Maka (Salvador) / Bere Mc (BH) / Chacal (Rio de Janeiro)

18h – Manu Dias canta Carolina Maria de Jesus

20h – Ensaio aberto Lindo Bloco do Amor

24/02 – Domingo

Local: Alto Vera Cruz – Arebeldia – Rua Desembargador Bráulio, 167, Alto Vera Cruz

14h – Mesa: caminhos da palavra: Literatura e poesia como instrumentos de transformação com Márcia Maria Cruz, Mel Duarte e Flávio Renegado

15h – Sarau da Vera – Performances + Microfone aberto

 / Mel Duarte (São Paulo) / Leticia Brito (RJ) / Nelson Maka (Salvador) / Bere Mc (BH) / Chacal (Rio de Janeiro) /

 

Continua após a publicidade...

photo

Disputa Nervosa cresce em BH e ocupa novos palcos urbanos

Thiago Fonseca * Não há sinal melhor de que um projeto deu certo é quando independentemente de data ou local, o negócio faz sucesso. Assim tem sido a trajetória do projeto La na favelinha, em especial as Disputas Nervosas que tem promovido por aí. Na segunda-feira, véspera de feriado, foi a vez Zona Last, tradicional […]

LEIA MAIS
photo

Segunda edição do livro “Os Chicos” é lançada em seminário em BH

As histórias de Franciscos e Franciscas escritas no livro “Os Chicos”, do fotógrafo Leo Drumond e o escritor Gustavo Nolasco ganharam uma nova edição. Eles são pessoas que vivem as margens do rio São Francisco e tiveram as vidas registradas  na obra que chega à segunda edição. A primeira impressão estava esgotada. O lançamento será […]

LEIA MAIS
photo

Curiosidades que fazem a diferença na exposição de Ai Weiwei no CCBB

É claro que ver 1254 bicicletas de Weiwei empilhadas ao lado do Centro Cultural Banco do Brasil, impressiona. Também é surpreendente se deparar com duas toneladas de sementes de girassol, feitas à mão, em porcelana. E os troncos? Gigantescos, no pomposo foyer do prédio histórico. Mesmo que as obras do chinês Ai Weiwei – cada […]

LEIA MAIS