Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes para ver no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

A 32ª edição do festival conta com 200 filmes, representando 29 países. Eles podem ser vistos de forma gratuita e online de 19 a 29 de agosto

Gostou? Compartilhe!

Um dos maiores e mais tradicionais festivais dedicados a curta-metragem no mundo! O 32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum ocorre de 19 a 29 de agosto de forma online e gratuita e reúne produções do mundo inteiro, várias delas premiadas em Cannes, Locarno, Clermont-Ferrand, Bafici-Buenos Aires, Annecy e Toulouse.

Entre os destaques desta edição, está a homenagem para a montadora Vânia Debs e aos cineastas Glauber Rocha e Chris Marker e o destaque para a cultura indígena e produção das periferias brasileiras. Dessa forma, as temáticas estarão presentes tanto na exibição quanto nos debates. 

Então, para te ajudar a dar o pontapé inicial na sessão destacamos alguns curtas que você tem que ver. Só de filmes brasileiros são 116. Todos os filmes e demais atividades ficam disponíveis no site.

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Imagem do filme "Céu de agosto". Crédito: Substância Filmes e AmorDoch Filmes

Céu de agosto, de Jasmin Tenucci

De cara um filme brasileiro que recebeu Menção Especial no Festival de Cinema de Cannes. O curta acompanha uma enfermeira (Badu Morais) que está grávida de sete meses. Ela sente uma forte ansiedade e pensa que algo está errado com a saúde do bebê. Ao mesmo tempo, o céu da cidade de São Paulo é tomado por uma nuvem de fumaça escura, decorrente dos incêndios que queimaram a Amazônia há uma semana, em 2019. 

Ela que mora no andar de cima, de Amarildo Martins

Com Marcélia Cartaxo (Pacarrete) e transitando entre o humor e o drama, o filme relata a história de Carmem e Luzia. A primeira é confeiteira e convida a segunda para ser sua cobaia, experimentando seus doces novos. Entretanto, com o passar do tempo, elas criam uma amizade que acaba evoluindo para um amor platônico por parte de Luzia. Sendo assim, mesmo com a não correspondência da outra parte, ela vive as descobertas com muita intensidade. 

Menarca, de Lillah Halla

O filme se passa em uma vila brasileira infestada por piranhas. Assim, as meninas Nanã (Amanda Yamamoto) e Mel (Nathally Fonseca) estão no início da adolescência e pensando em formas de se protegerem da violência que é aparentemente inevitável. O curta foi selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2020, venceu o prêmio do público no festival Cinelatino de Toulouse (França) e foi indicado a vários outros. 

República, de Grace Passô

A realização da talentosíssima Grace Passô é um dos filmes que abordam o contexto da pandemia na 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Dessa forma, o curta foi roteirizado, protagonizado, dirigido e protagonizado por Passô durante os primeiros momentos do isolamento social causado pela pandemia em 2020. Além disso, foi gravado na casa da atriz no bairro República, em São Paulo e conta a história de uma mulher que é despertada com uma ligação informando que o Brasil não existe. Trata-se do sonho de um xamã que pode acordar a qualquer momento. Ganhou como melhor curta-metragem no Prêmio Abraccine 2020, da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, e no 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Seiva bruta, de Gustavo Milan

Acompanha a história de Marta, uma jovem e mãe venezuelana imigrando para o Brasil. Mas, durante essa jornada ela conhece um jovem casal passando por dificuldades com um bebê. Sendo assim, o filme conta com Samantha Castillo e Luiz Carlos Vasconcelos no elenco e já conquistou quase uma dezena de prêmios pelo mundo. Um dos mais recentes foi a consagração como Melhor Curta-Metragem Internacional no SSFF & ASIA 2021, no Japão. A premiação qualifica o filme a tentar uma vaga no Oscar em 2022.

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Imagem do filme “Ela que mora no andar de cima”. Crédito: Tabebuia Conteúdo Audiovisual

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]