Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco filmes para ver no Festival Férias Brasileiras

São 23 filmes disponíveis na plataforma Looke gratuitamente até 25 de março. A programação tem também contação de histórias.
Filme "O menino e o mundo". Crédito: Espaço Filmes / Divulgação

Que tal sessões de cinema com as crianças sem sair de casa? Até o dia 25 de março o Festival Férias Brasileiras exibe 23 filmes pela plataforma de streaming Looke. Todas as produções são apropriadas para o público infantil e juvenil, nacionais e podem ser vistas gratuitamente. Entre longas e curtas, o festival tem o objetivo de valorizar o audiovisual brasileiro e formar novos espectadores. 

Além dos filmes, a programação do Festival Férias Brasileiras conta com quatro sessões de narração de histórias. Elas ocorrem todos os sábados, às 17h, no canal do YouTube do festival. Quem fica responsável pelas contações são as artistas  Stela Barbieri, Urga Maira Cardoso e Andi Rubinstein.

Então, pensando na programação cheia de opções, selecionamos cinco títulos para te ajudar no pontapé inicial. Confira a programação completa no site

O menino e o mundo, de Alê Abreu

Narra a história de Cuca, um menino que vive com a família em uma casa de campo muito distante. Devido a falta de trabalho e dificuldades, o pai abandona a casa e parte para a cidade. Sofrendo com a falta do pai, o menino também parte em uma jornada rumo à cidade grande. No entanto, descobre um mundo completamente diferente e uma sociedade precária. 

O filme recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016. Além disso, foi distribuído para mais de 80 países. Venceu o Festival de Annecy, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Annie Awards.

O segredo dos diamantes, de Helvécio Ratton

Ângelo (Matheus Abreu) é um menino de 14 anos que precisa ficar na casa da avó (Manoelita Lustosa), no interior de Minas, depois de um imprevisto com os pais. O boato que corre na região é que um baú cheio de moedas e um enigma foi encontrado. Ele supostamente foi deixado por um padre que, há 200 anos, teria escondido vários diamantes. Sendo assim, com a ajuda de dois amigos, o garoto parte em uma aventura para encontrar o tesouro para salvar a vida do pai. 

Turma da Mônica: Laços, de Daniel Rezende

O famoso Floquinho, cachorro de estimação do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desaparece misteriosamente e deixa todo mundo preocupado. Então, o menino desenvolve um plano para procurar e resgatar o cãozinho. Além de infalível, a execução do plano conta com a ajuda dos fiéis escudeiros (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Sendo assim, passam por altos e baixos, aventuras e desventuras para conseguirem voltar para casa com Floquinho. O longa venceu a categoria Melhor Longa Infantil no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2020. 

Hoje eu quero voltar sozinho

O público juvenil também é contemplado no Festival Férias Brasileiras. Dessa maneira, o filme narra a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que precisa lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que luta pela própria independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade e passa a frequentar a mesma escola, Leonardo inicia a descoberta da paixão e a entender a sua sexualidade. 

Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto Dias

Tito tem 10 anos e vive com a sua mãe. O pai é um pouco ausente, mas é um cientista cheio de invencionices. De repente, uma epidemia se espalha pela cidade e faz com que as pessoas adoeçam quando se assustam. Dessa forma, Tito descobre que a cura está ligada à uma pesquisa do pai sobre o canto dos pássaros e precisa embarcar com os amigos em uma jornada para salvar o mundo da epidemia. Além disso, a jornada é também para se reencontrar com o pai ausente. 

 

festival férias brasileiras
Foto: Serendipity Inc / Divulgação.

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!