fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Festival Fartura Virtual: confira atrações que você não pode perder

Evento com mais de 160 atrações será realizado entre 19 e 21 de junho em plataforma digital

Por Thiago Fonseca *

18/06/2020 às 10:42 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Nereu Jr / Divulgação

Foram doze dias de gravações de receitas, shows, aulas e dicas. Sim, o Fartura agora é totalmente digital. Com mais de 160 atrações de gastronomia e cultura, o projeto é o primeiro festival gastronômico online do país. Lançado em Belo Horizonte, será realizado de 19 a 21 de junho em plataforma online

“A pandemia nos atingiu na veia. Conversamos e decidimos criar a versão digital. Serão 48 horas de programação gratuita disponíveis no site. Tem vídeo gravado e live. É uma oportunidade de levar cultura às pessoas em casa e fomentar o setor gastronômico”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral do Projeto Fartura. 

Programação

Na nova versão, o público poderá pedir por delivery os pratos preparados em 35 restaurantes na sessão Chef em Casa. Além de comprar os produtos de pequenos produtores na mercearia Fartura. “Gravamos vídeos das montagens de pratos onde as pessoas podem assistir e pedir pelo Ifood. A cada prato vendido, vamos doar um cobertor para projetos sociais”, comenta. Participam da ação, chefs como, Flávio Trombino, Caetano Sobrinho, Naiara Faria e Mariana Gontijo. 

Para os amantes da cozinha, tem também aulas. Na sessão receita do chef, serão ministrados cursos ao vivo. Na dica do chef, serão disponibilizados 40 vídeos com dicas de como se aperfeiçoar na cozinha. Tem ainda, aulas com professores do Senac, vídeos com curiosidades sobre pratos do Brasil, filmes, contação de história e shows. 

“Este é um primeiro passo do projeto. As datas das outras cidades se mantêm. Vamos terminar a edição em BH, olhar os resultados e o cenário da pandemia para decidirmos se vamos ter ou não as edições presenciais”, revela Rodrigo. 

Confira a programação completa aqui.

Confira atrações ao vivo que você não deve perder:

Néli Pereira

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Quer aprender a fazer drinques brasileiros que você nem sabia que tinha em casa? Então, você não poder perder a live de Néli Pereira, no dia 20 de junho, às 18h. Ela é bartender, consultora de bebidas e dona do Espaço Zebra, eleito como um dos melhores bares de coquetelaria de São Paulo.

Lucas Corazza e Luiza Zaidan

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Confeiteiro conhecido pelo Que seja doce, da GNT, Lucas Corazza ensina a chef Luiza Zaidan a fazer a famosa pipoca caramelizada. Uma receita fácil e rápida de fazer. A live será no dia 21 de junho, às 15h. 

Helena Rizzo e Marcela Tranchesi

Foto: Roberto Seba / Divulgação

Eleita a melhor chef mulher do mundo pela Revista Restaurant, Helena Rizzo chega ao Festival para ensinar uma receita de receita do arroz de lula. Quem estará ao lado dela é a blogueira de gastronomia Marcela Tranchesi. O prato será feito ao vivo, também no dia 21, às 17h.

Shows

Maurício Tizumba

Foto: Pablo Bernardo / Divulgação

No dia 20, às 17h, Tizumba apresenta show com canções clássicas do repertório. O artista é instrumentista, cantor, compositor, ator e empreendedor cultural. Foi ele quem criou a Companhia Burlantins e do Tambor Mineiro. Suas canções são embaladas por tambores, com influência do congado e da música africana.  

Sérgio Perere

revivências
Foto Patrick Arley/Divulgação

No dia 21 de junho, às 16h, Sérgio Pererê entrará ao vivo no festival com canções do mais recente trabalho, Cada um, e sucessos que marcaram a carreira dele. O artista traz no trabalho canções de blues e rock progressivo com pegada afro-brasileiras. 

Flávio Venturini

programação da semana
Foto: Nereu JR / Divulgação

Também no dia 21, o cantor Flávio Venturini se apresenta às 20h. O show será marcado por diferentes gêneros musicais que vão do MPB ao Rock. O público pode esperar os grandes sucessos, como Todo Azul do Mar, Linda Juventude, Planeta Sonho. O artista, revelado pelo Clube da Esquina, é também tecladista, pianista e compositor. 

photo

Entenda o legado de Amilcar de Castro para as artes plásticas

Considerado por críticos e historiadores culturais como um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira, Amilcar de Castro (1920-2002) recebe muitas homenagens neste junho, mês seu centenário. Dezoito anos depois de sua morte, o escultor, artista plástico e designer gráfico mineiro deixou um legado para as artes plásticas e milhares de obras pelo mundo […]

LEIA MAIS
photo

Conheça a obra do Luís Fernando Veríssimo a partir de cinco livros

316! Essa é a quantidade de textos que compõem a obra Veríssimo Antológico – Meio século de crônicas, ou coisa parecida, de Luis Fernando Veríssimo. Ela foi organizada pela editora Objetiva e acaba de ser lançada em ebook. O livro é uma espécie de retrospectiva dos 50 anos de atuação de Veríssimo como cronista em […]

LEIA MAIS
photo

Culturadoria Lab lança curso de finanças criativas

O cenário em que vivemos pede organização das finanças. Pensando principalmente nos trabalhadores da economia criativa, que enfrentam momento especialmente delicado com a paralisação de shows e demais eventos culturais, o  Culturadoria Lab lança o curso Finanças Criativas: a arte de gerenciar seu dinheiro, com Juliana Achcar. As aulas serão ao vivo, por meio da plataforma […]

LEIA MAIS