Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Festival “Durante,” recebe inscrições para vídeo-performances até 7 de março

Festival recebe vídeo-performances até 7 de março. Evento online é realizado entre 8 e 12 de abril.
Durante
Camila Buzelin na performance "Rua Dante", de 2016. Foto: Helena Brown / Divulgação

Após dez edições presenciais o festival “Durante,” ocorre em versão online em 2021 e está com convocatória aberta até o dia 7 de março. O evento tem o objetivo de aproximar o público não especializado em arte contemporânea de discussões artísticas assim como a sua produção. A convocatória pública está aberta para artistas de todo Brasil e vai selecionar 12 vídeos. Dessa forma, eles podem ser vídeo-performances ou vídeos registro de performances já prontos. Ou seja, não precisam ser inéditos.

As propostas selecionadas recebem o valor de R$ 1 mil para publicação do vídeo no site do festival durante o período do evento. 

Critérios e como participar

Podem participar artistas maiores de 18 anos residentes no Brasil e que possuam MEI ou empresa própria para emissão de nota fiscal de serviços artísticos. Metade das vagas são exclusivas para residentes em Minas Gerais. Além disso, os vídeos, de até 15 minutos, devem dialogar com a Semana de Arte de Vanguarda, realizada em BH na década de 1970. Vale destacar que trabalhos em processo de finalização ou desenvolvimento não serão aceitos. Apenas prontos para exibição.

As inscrições são via formulário no site do festival “Durante,”. O site também contém o regulamento completo com todas as especificações necessárias. 

Homenagem

A 11ª edição do festival “Durante,” ocorre entre 8 e 12 de abril e homenageia o “Do corpo à terra”. Trata-se de um ato em resistência à ditadura organizado por Mari’Stella Tristão e coordenado por Frederico Morais. Eles desenvolveram manifestações e situações artísticas nos espaços públicos de Belo Horizonte ao longo do regime militar como forma de protesto.   

O “Durante,” é um festival de performance que realizou a sua primeira edição no ano de 2016. A ideia nasceu com Cesco Napoli, Luan Nobat e outros artistas em BH e apresentou performances ao mesmo tempo durante um dia.

 

Durante
Foto: Luisa Gontijo / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!