fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Festival Clubbers das Esquinas propõe olhar formativo para a música eletrônica

Evento realizado pela MASTERrplano de primeiro a 13 de dezembro vai contar com debates, cursos e apresentações

Por Thiago Fonseca *

30/11/2020 às 08:57 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Lagoeiro - Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

“Expandir as barreiras. Ser um lugar de troca entre as pessoas. Um festival de música eletrônica, tecnologia, arte e educação”. É assim que Vitor Lagoeiro define o Clubbers das Esquinas. O evento que criou junto com os parceiros da MASTERrplano foi idealizado para ser presencial, em BH, no mês de maio. Contudo, assim como os demais, teve que migrar para o digital. Será realizado no site, de graça, de 01 a 13 de dezembro.

“O festival entra para cristalizar e explorar o potencial educativo da cena eletrônica. É uma coroação dos trabalhos que desenvolvemos na MASTERplano ao longo de cinco anos. Tivemos que aprender fazer muita coisa e a colocar uma festa de pé. É interessante compartilhar com o público os bastidores”, conta Vitor Lagoeiro.

Programação

A programação envolve música eletrônica, tecnologia, debates e atividades formativas. Dessa maneira, o festival contará com aulas e festas online. No line-up do Clubbers das Esquinas artistas das cinco regiões do Brasil e da América Latina. Vinte Djs e performers. Nomes como, por exemplo, MC Carol, Iasmin Turbininha, Lila Tirando a Violeta, Zombies in Miami, Vhoor, Saskia & DJ Tabu e outros. Tudo no site do festival. O patrocínio é do Uni-BH e da Lápis Raro.

De 01 a 13 dezembro o público confere as oficinas: Design intuitivo e performance, Como ficam os visuais na pandemia?, Introdução à iluminação e, por fim, Produção musical com autonomia. As inscrições foram abertas em novembro e já encerraram. De 7 a 11 é a vez das apresentações musicais, performances e debates. Nos dias de semana começa às 19h, já no sábado e domingo, às 16h. MC Carol é responsável por uma MASTERclass no dia 7, às 19h.

“A programação abarca a diversidade musical eletrônica. Temos especificidades de cada lugar. Definimos como participante do gênero toda música feita com máquinas. Demos o nome do festival para brincar com o movimento musical Clube da Esquina. Como se fosse outra versão da vocação musical da cidade. Além disso, Clubbers é a pessoa que vai em festas eletrônicas todo fim de semana”, explica Lagoeiro.

 

MC Carol é umas das atrações do Festival – Foto: Fernando Schlaepfer / Divulgação

A MASTERplano

O coletivo surgiu em 2015 para ocupar os espaços e trabalhar a música eletrônica em Belo Horizonte. É uma iniciativa de oito artistas que realizam fastas e encontros formativos. Vai ter, por exemplo, oficinas, palestras, debates e sessões de cinema. Agora chega com o festival Clubbers das Esquinas.

photo

Restaurante Quina BH: criatividade e mineiridade na esquina

Toda vez que conheço um novo restaurante em Belo Horizonte penso o quão merecido é o título de Cidade Criativa da Gastronomia. A última vez que eu tive constatação parecida foi ao entrar o Quina BH, projeto comandado pelo chef Uamiri Menezes. A casa fica na esquina, daí também o trocadilho do nome, das avenidas […]

LEIA MAIS
photo

Itamar Assumpção ganha museu virtual dedicado à sua obra

Celebrar a vida e obra de grandes artistas é sempre uma linda forma de homenagem. Quando os registros ficam reunidos em um só local, então, melhor ainda. Foi o que aconteceu com o cantor, compositor, instrumentista, escritor, ator e produtor Itamar Assumpção, que acaba de ganhar um museu inteirinho dedicado à obra dele. Anelis Assumpção, […]

LEIA MAIS
photo

Nasce uma Rainha revela lado desafiador do universo drag no Brasil

A performer Alexia Twister e a cantora Gloria Groove foram as escaladas pela Netflix para serem as cabeças de Nasce uma Rainha. Na série, que estreou em meados de novembro, as drags apadrinham outras seis queens e kings que estão no começo de carreira. Elas dão dicas de maquiagem, postura, dublagem, coreografia e desenvolvimento pessoal […]

LEIA MAIS