Com 11 anos de existência, chegou a vez do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco estrear na versão digital. Sendo assim, até o dia 28 de março, o público pode conferir gratuitamente sessões com curtas e longas metragens com mais de 60 produções de 25 países. Tem mais! Todas as mostras ficam disponíveis 24 horas em dias diferentes e com reprise.
Ao todo, oito mostras de curtas-metragens integram a programação e reúnem uma seleção de filmes que se destacaram em edições passadas do festival. A ideia é apresentar os curtas em sequência para que possam ser vistos em conjunto dentro de cada sessão. Mesmo que não sejam temáticas, as mostras tentam transmitir a essência artística e o estilo do ANIMAGE, de acordo com o curador do festival, Júlio Cavani. Além disso, esta edição faz um convite para um mergulho nas profundezas das linguagens animadas, já que os filmes transitam entre a fantasia e temas urgentes.
Programação de filmes
Duas das oito mostras de curtas são voltadas para o público infantil. A primeira é a Pequenas Histórias, composta por filmes protagonizados por bonecos humanos e personagens que são crianças de diferentes culturas. Entre eles Belly Flop, dos sul africanos Jeremy Collins e Kelly Dillon, e El Hombre Más Chiquitito del Mundo, do argentino Juan Pabllo Zaramela. A segunda é a mostra Mundos Mágicos, com monstrinhos, bichos e criaturas de lugares fantasiosos. Entre os destaques Island, dos alemães Max Moertl e Robert Loebel, e Mogus & Perol, do japonês Tsuneo Goda. Por outro lado, o público adulto pode conferir seis mostras que passam pelas temáticas da amizade, amor, música, histórias familiares, terror, política, diáspora etc.
Já nos longas, destaque para Dilili em Paris, do francês Michel Ocelot, e Psiconautas: Los Niños Olvidados, dos espanhóis Alberto Vázquez & Pedro Rivero.
Outras atividades
Além da exibição de filmes, o ANIMAGE realiza palestras, entrevistas e masterclasses com o objetivo de aproximar o público dos processos de criação e produção dos realizadores. A programação completa, informações sobre o filme e sobre o Festival Internacional de Animação de Pernambuco em geral você encontra no site.