FESTiFRANCE ocupa o Palácio das Artes trazendo, na programação, longas e curtas (ficção, animação e documentários), além de workshops e encontros
Começa nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, a 9ª edição da FESTiFRANCE, Mostra Francesa de Cinema, que terá atividades até o domingo, 12 de novembro. Desse modo, a programação abarca longas e curtas de ficção, animação e documentários. Tal qual, conta com workshops, debates e encontros com diretores e curadores culturais. Conforme o material de divulgação, o evento tem uma mostra de caráter competitivo. Assim, a premissa é promover o contato entre público, júri, cineastas, roteiristas e produtores. A mostra é organizada pela Sokol.M Compagny, companhia francesa que atua na produção e na divulgação de eventos culturais.
Núcleo de valor social
De antemão, este ano, uma das novidades da FESTiFRANCE é a participação do Grupo Livre Sobre Rodas. Trata-se de coletivo de dança composto por pessoas com deficiência (PCD), integrado à equipe de produção do festival. Analogamente, como nos últimos anos, serão realizadas ações artísticas em parceria com Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP) no Complexo Penitenciário Estevão Pinto. Em paralelo, será gravado, ainda, um documentário da Sokol Filmes. Tal qual, haverá sessões especiais para crianças em situação de vulnerabilidade social, que, no caso, são acompanhadas pelo Instituto Adotar. Por último, mas não menos importante, ações com grupos de idosos da capital mineira.
Competição
Este ano, seja na mostra competitiva quanto nas sessões, serão mostrados, na FESTiFRANCE, curtas e longas, em ficção, animação, documentário. Do mesmo modo, três mostras: Cine Africano, LGBTQIAPN+ e Você Mulher. Na competição de curtas-metragens, o festival traz prêmios nas seguintes categorias: Melhor Filme/Júri, Melhor Filme/Público, Diretor, Atriz, Ator, Música, Roteiro, Diretor de Fotografia, Edição, Animação, Filme Africano e Filme LGBTQIAP+.
O júri da FESTiFRANCE é composto por cineastas, jornalistas, produtores, roteiristas, curadores
culturais e admiradores do cinema e das artes.
Debates FESTiFRANCE
Mostra LGBTQIAPN+ em Competição e Debate sobre a temática
Michel Ramos – Cineasta, roteirista e sócio da produtora Filme com Fome, onde realizou os curtas-metragens “Eu Estou Vivo”, “Temporal” e “Fronteira”, selecionados e premiados em diversas mostras e festivais. É crítico de cinema LGBTQIAPN+.
Quando: Dia 11 de novembro, sábado, a partir das 19h. Entrada franca.
Mostra Você Mulher em Exibição e Debate: Onde estão as mulheres no cinema?
Rita Boechat – Cientista social, produtora cultural. Foi co-fundadora do coletivo feminista Coletiva Malva.
Karen Suzane – Diretora cinematográfica, formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Fluminense.
Elza Cataldo – Produtora, roteirista e diretora.
Quando: Dia 9 de Novembro, Quinta-feira, a partir das 18h30. Entrada franca.
Workshops FESTiFRANCE
Direção de Cena – Dia 10/11 de 14h às 16h
O conteúdo do workshop é baseado na experiência do diretor e aborda aspectos fundamentais, como a seleção de imagens, escolha de materiais de filmagem, direção de atores e atrizes, e a consideração dos espaços na criação de um filme de sucesso.
Produção Executiva – Dia 10/11 de 16h00 às 18h00.
Primeiramente, os mecanismos da produção e da distribuição de filmes. Assim, a procura de instituições parceiras e as negociações de patrocínio. Tal qual, métodos de como desenvolver um projeto, como gerir uma equipe e quais os caminhos para o financiamento de curtas, médias e longas. Do mesmo modo, trata de intercâmbios culturais entre a França e o Brasil no cinema.
Escrita de Roteiro – Dia 10/11 de 14h30 às 16h30.
Como organizá-lo, como escolher um tema, como saber os sujeitos que deve abordar. Do mesmo modo, a oficina trabalhará, ainda, questões relativas à criação do roteiro. Assim, qual o papel que uma personagem desempenha em um filme e, tal qual, como fazê-la evoluir por meio do roteiro.
Serviço
FESTiFRANCE
8 a 12 de novembro
Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro)
Ingressos: Serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do Cine Humberto Mauro, 1 hora antes de cada sessão.
Programação no perfil do Instagram do evento