fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Exclusivo: Veja o clipe de ‘Doce Companhia’ do novo DVD de Fernanda Takai

Por Carol Braga

26/04/2017 às 15:37

Publicidade - Portal UAI
Fernanda Takai no DVD Na Medida do Impossível - Ao Vivo No Inhotim,. Crédito: Beto Staino/Divulgação

Fernanda Takai no DVD Na Medida do Impossível – Ao Vivo No Inhotim,. Crédito: Beto Staino/Divulgação

Quais as semelhanças vocais poderia encontrar entre a cantora brasileira Fernanda Takai e a mexicana Julieta Venegas? Me perguntei antes de dar o play no vídeo exclusivo que Fernanda gentilmente enviou ao Culturadoria. Era para tentar seguir um caminho mais – digamos – técnico. O trajeto foi outro, mais – digamos – emocional.

Doce companhia é uma das faixas do DVD Fernanda Takai Na Medida do Impossível – Ao Vivo No Inhotim, lançado pela Deck em março. A versão em estúdio foi lançada em 2014 mas, confesso, me escapou.

Conheci essa música na versão de Julieta Venegas. Faz parte do álbum Limón y sal (2006) que além da canção que dá nome ao disco também tem Me voy. Sabe aquela coisa de música ser tipo perfume? Então, basta ouvir qualquer uma dessas faixas de Venegas que só volta coisa boa na memória.

A Doce companhia de Fernanda, com letra em português, é uma baladinha soft que pouco lembra a original. O que demonstra originalidade no processo de apropriação da canção. Todas as aproximações brasileiras ao repertório latino merecem minha consideração. As duas cantoras já se apresentaram juntas em 2013 e 2014. Que façam isso mais vezes.

Marisa Monte também já gravou com Julieta Venegas. No caso foi a música Ilusión.

Fernanda Takai Na Medida do Impossível – Ao Vivo No Inhotim foi gravado em setembro do ano passado inaugurando a programação noturna do centro de arte contemporânea. O repertório  tem as canções de Na medida do impossível, disco solo lançado em 2014, e outras novidades: I Don’t Wanna Talk About It, sucesso de Rod Stewart, uma outra versão para Nada pra Mim, já gravada por Fernanda Takai com o Pato Fu.

De todas as “inéditas” a que mais me surpreendeu foi a popular Fui eu (Sullivan/Massadas). A canção que já visitou repertório de sertanejos e outros cantores populares ganhou uma bela repaginada.

Outras abordagens

É sobre essa versatilidade de Takai que trata a matéria publicada pelo Estadão. “O set mostra uma vocalista musicalmente mais versátil e aberta a novas sonoridades”, diz o jornalista João Paulo Carvalho em um texto bem gostoso sobre a carreira dela. Na matéria a cantora também fala sobre posicionamento político, o que também é importante.

Os colegas do Tenho mais discos que amigos destacaram a faixa Partida. Na verdade, é o clipe da canção dirigido por Cristiano Trad e Nathália Marçal, da Árvore Filmes. Advinha onde foi gravado? Pergunta bem fácil ;).

Fernanda Takai fez recentemente dois shows para a divulgação do DVD em São Paulo. A agenda para por aí mas os planos são passar por lugares que ela ainda não visitou desde o lançamento do Na medida do impossível. O desafio é equilibrar a agenda da carreira solo e os compromissos do Pato Fu. A banda planeja para o segundo semestre o lançamento de Música de brinquedo 2.

Veja os bastidores da gravação do DVD

photo

Seis motivos para você não perder a rodada dupla de Criolo em BH

A semana será de Criolo em BH. E em duas versões completamente diferentes, o que é ótimo. Na quinta ele faz show dentro do projeto Admirável Música Nova, no Centro Cultural Banco do Brasil. Se encontra no palco com Yamí Music. Ou seja, uma vibe totalmente diferente da apresentação marcada para o dia 10 de março […]

LEIA MAIS
photo

De Arthur Melo a Liniker, festa Agosto se afirma como espaço de múltiplas sonoridades

    Por Tainá Silveira* Logo na abertura da casa, durante a passagem de som, a luz cai. Com o problema resolvido, vêm vários outros. Microfone falhando, retorno desajustado e clareza de som amplificado baixa. Nada disso impediu que a “Agosto” – uma festa plural que reuniu ritmos, religiões e gêneros – fosse agitadíssima no […]

LEIA MAIS
photo

Estão abertas as inscrições para o VII Concurso de Jovens Solistas

Ser um solista de sucesso não é um sonho fácil de ser alcançado. Porém, o VII Concurso de Jovens Solistas da OSMG, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, é uma oportunidade e tanto. Nesta edição, estarão incluídos: cantores, um jovem regente (pelo segundo ano consecutivo) e, claro, os instrumentistas. Em princípio, quem se interessar pode […]

LEIA MAIS
photo

Cinco peças em cartaz no Palco Giratório que merecem atenção

Todos os anos eu repito o discurso porque eu acho que ele precisa mesmo ser reafirmado. O que faz do Palco Giratório um projeto singular é a capacidade que ele tem de peneirar e fazer circular pelo país inteiro o que há de mais interessante no teatro independente. Isso já vale muito! Pois a parada […]

LEIA MAIS
photo

Pizza funda da Giaco conquista público mineiro

Hoje em dia são várias as expressões usadas para explicar cada tipo de comida. Tem  fast-food, finger food, porn food, confort food. Cada uma com sua singularidade. Brilhant Savarin já dizia que ao comer, estamos provando um pedaço da história. E não há nada melhor do que se alimentar e ter lembranças de algo de […]

LEIA MAIS
photo

Cuidar de si e do outro: os ecos do Festival Path

O Festival Path é aquele tipo de experiência que demanda tempo de decantação. O evento realizado em São Paulo nos dias 01 e 02 de junho mexe com quem está em busca de novos desafios ou pelo menos está tentando entender alguma coisa do que está rolando no mundo. Sendo assim, mexeu comigo. É por […]

LEIA MAIS