A América Latina ganha o protagonismo da segunda edição do Fenda – Festival Experimental de Artes Fílmicas, que acontece de 31 de maio a 4 de junho no Cine Santa Tereza, Centro Cultural Vila Marçola e no Museu da Moda – MUMO.
Com idealização e direção artística de Victor Guimarães, a segunda edição do Fenda traz 62 curtas metragens em sua programação divididos em 5 mostras. Além disso, haverá um curso com a curadora e pesquisadora Patrícia Mourão e uma conferência com o Coletivo Los Ingrávidos (México).
A abertura do Fenda traz, ainda, uma sessão de cinema ao ar livre e música com o DJ Supololo (Masterplano) no Centro Cultural Vila Marçola. Toda a programação é gratuita.
América Latina em foco
A escolha de um enfoque temático dá destaque à produção fílmica experimental e de vanguarda da América Latina. “A história das artes fílmicas experimentais é sempre contada do ponto de vista da Europa e dos Estados Unidos”, salienta Victor.
“Assim, é como se eles estivessem sempre na vanguarda e os países periféricos produzissem algo derivado do que é inventado primeiro lá. O foco do Fenda é inverter essa lógica”, completa ele.
Potência
Vale ressaltar que desde as primeiras décadas do século XX essas produções acontecem no território. Além disso, artistas e coletivos instigantes da cena experimental contemporânea estão criando a partir dessas regiões. “Em 2022, já havíamos percebido isso, com os filmes latino-americanos incríveis que recebemos para a Competitiva Internacional”, diz Victor.
Inclusive, dois deles receberam menções honrosas do júri. “Logo, para nós foi natural essa escolha. É primeiramente reconhecer uma força que existe aí já há tempos. E que, assim, precisa ser destacada”, finaliza o diretor artístico.
Sobre o evento
A segunda edição do Fenda traz sessões em formato digital e analógico (16mm), com cópias trazidas especialmente de várias partes do mundo.
A entrada é gratuita. O interessado pode retirar o ingresso antecipadamente pelo Sympla. Ou, ainda, na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada sessão. Para mais informações siga @fendafestival no Instagram.
Esta edição do Fenda – Festival Experimental de Artes Fílmicas é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas 2021.
Coletivo Los Ingrávidos em BH
O trabalho do Coletivo Los Ingrávidos (México) ganha quatro sessões no Fenda dedicadas ao trabalho de uma década do grupo. Um destaque é a presença de Davani Varillas, integrante do coletivo.
No Fenda, ele realiza uma conferência para tratar das criações e métodos do coletivo.
“O que mais atrai no trabalho dos Ingrávidos é a capacidade que eles têm de produzir uma espécie de transe xamânico com as imagens e os sons”, destaca Victor Guimarães. “Isso em trabalhos que evocam a ancestralidade indígena a partir de um ponto de vista experimental e político.
Competitiva BH
Outro destaque do Fenda é a Competitiva BH, mostra curada, assim como na primeira edição, por um trio de jovens – Filipe Bretas, Helena Elias e Lucas Oliveira – selecionados a partir de uma oficina de curadoria e programação oferecida pelo festival no início do ano.
Os realizadores dos filmes selecionados também têm perfis diferentes entre si. “Temos uma mescla entre realizadores mais experientes, como Luiz Pretti e Gabraz Sanna. Estes, já circularam com seus filmes nacional e internacionalmente. Assim como temos uma novíssima geração de estudantes e cineastas jovens que vem com muita energia” finaliza Victor.
Programação completa
Para conferir a programação completa da segunda edição do Fenda – Festival Festival Experimental de Artes Fílmicas acesse o perfil Fenda no Instagram
Abertura
31/5 | 19h30 | Abertura: sessão ao ar livre, com DJ Supololo (Masterplano)
Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 – Marçola)
Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
1 a 4/6 | Sessões de cinema
Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Ingressos antecipados pelo Sympla (a partir de 22/5) ou retire na bilheteria do cinema 30 min. antes da sessão
1 a 4/6 | Instalação: Lumbreras, por Colectivo Los Ingrávidos
Espaço Multiuso do Cine Santa Tereza
Quinta e sexta, das 10h às 21h;
Sábado e domingo, das 16h às 21h.
Curso
1º e 2/6 | 10h às 13h | Curso: Artes fílmicas experimentais na perspectiva das mulheres, com Patrícia Mourão
Cine Santa Tereza
Inscrições gratuitas
Acesse o formulário @fendafestival no Instagram
Conferência
3/6 | 11h |Conferência “Materialismo xamânico”s, com Davani Varillas (Colectivo Los Ingrávidos)
Museu da Moda – MUMO (rua da Bahia, 1149, Centro)
Entrada gratuita