A Academia Mineira de Letras recebe a palestra “O protagonismo da mulher negra, hoje, na educação e na política”, do projeto Sábados Feministas
Neste sábado, 11 de maio, a partir das 10h, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe a palestra “O protagonismo da mulher negra, hoje, na educação e na política” com Macaé Evaristo, deputada estadual, doutoranda em Educação, e Luana Tolentino, doutoranda em Educação e escritora. Ambas comprometidas com a pauta feminista e antirracista. A iniciativa integra o projeto Sábados Feministas, que tem entrada gratuita. Interpretação em Libras.
As convidadas
Durante palestra do Sábados Feministas, a deputada estadual Macaé Evaristo fala da importância das mulheres negras na política, abordando a desigualdade de gênero e de raça e a trajetória de mulheres negras inspiradoras como Sojourner Truth, Benedita da Silva, Antonieta de Barros e Lélia González. A palestrante traz uma reflexão a partir dos conceitos “feminismo afrolatinoamericano” e “escrevivência na política”.
Já Luana Tolentino apresenta palestra a respeito da importância de se promover uma educação antirracista nas escolas, enquanto elemento primordial para construção de uma sociedade justa e democrática. Apresenta ainda reflexões sobre o que tem significado ser mulher negra no Brasil, sobre os desafios enfrentados por esse grupo social, como também as estratégias encontradas para sobreviver ao racismo.
O Sábados Feministas é uma parceria da AML com o movimento Quem Ama Não Mata. O projeto segue até novembro com palestras mensais sobre a pauta feminista.
Serviço
Sábados Feministas
Quando. Neste sábado, 11 de maio, às 10h. Abertura de portões 30 minutos antes do início do evento.
Onde. Academia Mineira de Letras – AML (Rua da Bahia, 1.466 – Lourdes)
Quanto. Entrada franca.