Menu
Agenda Cultural

Domingo na Serra: Circuito Gastronômico de Favelas e show de Telo e Lô Borges

Lô Borges, que se apresenta neste domingo, na Serra (Flávio Charchar/Divulgação)

Edição Natal do Circuito Gastronômico de Favelas e “Clube da Esquina na Periferia ocupam a Rua da Passagem

Gastronomia e boa música. O bairro da Serra recebe neste domingo, dia 8 de dezembro, dois eventos de DNA distintos, mas que certamente vão somar um público animado. O melhor: ambos vão ocupar a Rua da Passagem, com entrada gratuita. Primeiramente, vamos falar do Circuito Gastronômico de Favelas, que ganha edição especial de Natal, reunindo culinária e cultura popular (a iniciativa terá outra edição ainda este ano, mas em outro espaço). O outro evento, que ocorre concomitantemente, é o “Clube da Esquina na Periferia”, com Telo Borges e Lô Borges como cicerones.

No caso do Clube da Esquina na Periferia, as atrações começam às 11h, com atividades voltadas ao público infantil e DJ. Às 13h30, a Banda Equatorial sobe ao palco cantando e homenageando o Clube da Esquina. Em seguida, às 15h, a Banda Seu Vizinho, comandada por PV, líder musical da comunidade da Serra, convida Marcelo Veronez. E às 17h, Telo Borges convida Lô Borges, para uma apresentação que promete resgatar a memória de sucessos do Clube da Esquina.

Três anos de iniciativa

A produtora Danusa Carvalho, da Casulo Cultural, enfatiza que é um privilégio poder levar artistas do Clube da Esquina para as comunidades. “Quando fizemos a primeira edição, Lô falou que queria seguir com a iniciativa. De lá para cá, virou um projeto anual de fim de ano”, conta Danusa. Telo Borges arremata: “A história desse meu show com a participação do Lô está no terceiro ano e é uma coisa maravilhosa. A gente começou no meio da pandemia, foi uma ideia minha junto à Danusa. Então, estou muito feliz de dividir o mesmo palco com meu irmão, o mesmo sangue. Vai ser novamente inesquecível”. 

Telo Borges: apresentação que promete aquecer os corações e resgatar a memória de grandes sucessos do Clube da Esquina (Rodrigo Dai/Divulgação)

Circuito Gastronômico

No caso do Circuito Gastronômico de Favelas, ao longo dos dois dias (o domingo agora, 8 de dezembro, e o dia 22 deste mesmo mês, mas no Viaduto Santa Tereza), dez cozinheiros de comunidades periféricas vão mostrar a diversidade, a autenticidade e a riqueza das tradições gastronômicas das favelas. Além disso, o Circuito terá uma programação cultural, com diversas atrações artísticas e Área Kids. A entrada é gratuita e o evento estará aberto ao público das 11h às 19h.

Capacitação

Durante o Circuito Gastronômico de Favelas, todas as receitas serão vendidas diretamente pelos chefs participantes, que receberam capacitação sobre gestão de negócios e técnicas de preparo de alimentos. “Além de proporcionar uma plataforma para que os cozinheiros possam mostrar seu talento, o projeto é uma celebração da cultura periférica de BH, uma oportunidade de promover o empreendedorismo e, do mesmo modo, fortalecer a identidade das comunidades por meio da culinária”, pontua Danusa Carvalho, idealizadora do evento.

O Circuito Gastronômico de Favelas, vale lembrar, também é um espaço de capacitação contínua para os chefs, com palestras, aulas práticas e a convivência. A cada edição, o projeto contribui para a profissionalização e promoção desses chefs, oferecendo a orientação necessária individual para que possam iniciar e expandir seus próprios negócios. Cumpre acrescentar que o apoio vai além da formação culinária, com consultoria sobre como criar uma marca, atrair público e explorar novos canais de venda.

Os pratos

Nas duas datas da Edição Especial Natal do Circuito Gastronômico de Favelas, dias 8 e dia 22 de dezembro, os chefs convidados apresentarão pratos que, em alguns casos, são inclusive receitas de família.

Ao alto, da esq. para a dir. Dona Dirce, Isaias, Diones, Vanusa e Luana; abaixo, também da esq para a dir, Cristiana, Adilson, Lia, Lora e Marlene (Fotos: Kellen Pavão/Divulgação)

Língua Recheada com Chips de Batata Doce

Cozinheira Lia – Barragem Santa Lucia – @donaliachef

Panceta Crocante

Cozinheira Lora – Barreiro – @restaurante.da.lora

Pastel Trem de Minas

Cozinheiro: Diones – Cidade Industrial – @pastelariatremdeminas

Feijoada Senzala

Cozinheiro: Dona Dirce – Alto Vera Cruz – @mariadirce21

Peixe Frito

Cozinheiro: Izaias – Vila Maçola – @restaurante_do_isaias_

Embolado Berrante

Cozinheiro: Marlene – Taquaril

Delicia da Lua

Cozinheiro: Luana – Morro das Pedras – @delicias.da.lua__

Delírio de Limão

Cozinheira: Alexandra – Vila Nossa Senhora Aparecida – @docessaborecia

Agromerado com Farofa de Pobre

Cozinheira: Wanusa – Morro do Papagaio – @wanuza.aparecida

Paella Mineira

Cozinheiro: Bimbal – Pedreira Padre Lopes – @bimbalcruz

Culinária e diversão

Além da gastronomia, o evento conta com uma programação cultural. Assim, no dia 8 de dezembro, as atividades começam às 11h, com a Área Kids para as crianças. Já as pick-ups ficam por conta do DJ Zubreu, com um set de hip-hop e música eletrônica. Já no dia 22 de dezembro, a programação cultural começa novamente às 11h, com atividades infantis. E segue com a participação de grafiteiros e a pista de skate a partir do meio-dia. Às 13h, o público poderá curtir um show de Samba da Meia Noite. O evento terá ainda o Duelo de MCs, às 15h30.

Também no dia 22, às 17h, Fabinho do Terreiro convida Batateria. E o evento encerra com o encontro das Escolas de Samba de Belo Horizonte, incluindo Batuqueiros, Mocidade Verde Rosa – Mestre João Batista, Canto da Alvorada – Mestre Linguinha, Escola de Samba Cidade Jardim – Mestre Rei e Unidos do Guarani – Mestre Cassiano. O cortejo contará com as presenças do Rei Momo e da Rainha Momo. Do mesmo modo, o DJ Thiagão se apresentará durante todo o evento.

Edição Verão

Após as festas de fim de ano, a primeira edição de 2025 entre em cena entre janeiro e fevereiro, com uma edição especial de Verão. Em maio, pretende-se lançar a Casa da Gastronomia Social, através da Associação ABC Favelas, fundada pelos cozinheiros em 2021. A ideia é ter um espaço para que eles possam receber capacitações, abrir vagas para novos cozinheiros, oferecer refeições a preços populares e produzir serviços de catering para eventos como coffee breaks e recepções. Tal qual, oferecer produtos congelados, proporcionando mais estabilidade e geração de renda.

Serviço

Circuito Gastronômico de Favelas

Quando. 8 e 22 de dezembro, das 11h às 20h

Onde.

  • 8/12 – Rua da passagem, Serra
  • 22/12 – Viaduto de Santa Tereza

Quanto. Gratuito.

ATRAÇÕES – 8/12

11h – Atrações infantis

DJ: Zubreu

ATRAÇÕES – 22/12

11h – Atrações Infantis

a partir das 12h – Grafiteiros, pista de skate,

13h – Samba da Meia Noite

15h30 – Duelo de MC´s

17h – Fabinho do Terreiro convida Batateria

19h – Cortejo com as baterias das Escolas de Samba de BH com: Batuqueiros, Mocidade Verde Rosa, – Mestre João Batista, Canto da Alvorada – Mestre Linguinha, Escola de Samba Cidade Jardim – Mestre Rei e Unidos do Guarani – Mestre Cassiano. O cortejo contará com as presenças do Rei Momo e da Rainha Momo. E cortejo com as presenças do Rei Momo e da Rainha Momo.

DJ – Thiagão durante todo o dia

“Clube da Esquina na Periferia” com Telo Borges e Lô Borges 

Quando. Domingo, 8 de dezembro de 2024  

Onde. Rua da Passagem, Serra, das 11h às 20h  

Programação

11h Atrações Infantis

12h DJ  

13h30 Banda Equatorial

15h Bloco Seu Vizinho convida Marcelo Veronez

17h Telo Borges convida Lô Borges 

Realização e produção: Casulo Cultura 

Informações: @casulo.cultura

Conteúdos Relacionados