fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Fartura Tiradentes migra para o digital e terá delivery de pratos em três estados

Evento será realizado de 1 a 4 de outubro e terá 250 atrações gastronômicas e culturais em mais de 100 horas de conteúdo

Por Thiago Fonseca *

30/09/2020 às 08:54 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: Nereu Jr/ Divulgação

Exemplo. É o que o 23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, o Fartura Tiradentes, representa para Guilherme Sanzio. Ele é coordenador de produção do evento e afirma que a edição deste estranho 2020, “será exemplo por não deixar de fazer o evento e abraçar a comunidade local”. O evento que costumava agitar a charmosa cidade mineira será realizado entre os dias 1 e 4 de outubro. A ideia é ajudar na recuperação econômica do município. Na programação, toda online, 250 atrações em mais de 100 horas de conteúdo. 

“Vamos ter o Festim, que são os jantares, feitos à quatro mãos. Eles serão produzidos por chefes da cidade e nomes nacionais. Teremos o Fartura de Amor, que distribuirá comida para pessoas carentes e intervenções culturais para orientar as pessoas nas ruas”, conta Guilherme. “No Fartura BH tivemos uma audiência de sete milhões de pessoas. Queremos repetir o sucesso”, completa Rodrigo Ferraz, diretor geral do evento. 

Tiradentes na casa do público

Pelo site, o público poderá conferir receitas, vídeos de preparo de menus, dicas de chefs, documentários sobre a origens de diversos pratos, lives de preparo, shows e muito mais. Além disso, moradores de Tiradentes, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro poderão pedir quatro menus completos do Festim. Eles vão de R$ 240 a R$ 290. Quem estiver na cidade do Campos das Vertentes poderá ainda, comer nos restaurantes. O público da capital receberá em casa os pratos que serão reproduzidos por equipes. 

“Estou junto com a Bela Gil no primeiro Festim vegano da história do Festival. Foi muito legal o processo de produção. As pessoas vão receber os pratos com dicas para finalizar em casa. Estou super feliz. Em um momento como este de pandemia, o evento não deixa Tiradentes ficar esquecida e leva a cidade para a casa das pessoas”, comenta a chef Juliana Ferreira, do restaurante Gourmeco, de Tiradentes e uma das participantes do Festim. 

Programação

Na programação gastronômica, o Fartura selecionou, por exemplo, chefes como Alberto Landgraf, Bela Gil, Rafael Costa e Silva, Rodrigo Oliveira e outros. Tem também, a Mercearia Fartura, que venderá 50 produtos de produtores locais. 

Já na parte cultural, tem lives de artes cênicas e shows de artistas nacionais. A programação com artistas da música instrumental está de alto nível. Por exemplo, no sábado, a partir das 18h se apresentam Renato Savassi, Célio Balona e Wagner Tiso. Já no domingo tem Chico Amaral, Juarez Moreira e Vitor Araújo. A apresentação de alguns dos shows será feita pela editora do Culturadoria, Carol Braga. Por fim, tem exposição fotográfica de Eugênio Sávio e vídeos de João Wainer para você conhecer a cidade. Clique aqui e saiba mais.

Separamos seis atrações que você não pode perder

Marcella Tranchesi e Luciana Tranchesi

Foto: Ali Karakas / Divulgação

As irmãs Tranchesi, Marcella e Luciana, chegam ao Fartura Tiradentes no dia primeiro de outubro, às 20h, para ensinar uma receita de bolo. Em resumo, seguindo a tendência  comfort food, vão usar cerâmicas da Casa Grande Cerâmica Artesanal pra empratar o quitute. 

Chef Caetano sobrinho e Chef Flavio Trombino

Caetano Sobrinho - Foto: Thiago Morandi / Divulgação

Caetano Sobrinho, do Caê, se junta com Flavio Trompino, do Restaurante Xapuri, ambos de BH, para uma live com muito humor e aprendizados. Eles compartilharão histórias sobre a cidade e ensinarão uma receita de um petisco bem fácil e rápido de se fazer. O encontro, no dia 3 de outubro, às 20h, será em Tiradentes.

Bela Gil e Juliana Ferreira (Gourmeco)

Foto: Thiago Morandi / Divulgação

Do comando do programa Bela Cozinha, da GNT, para o Fartura Tiradentes. A apresentadora e culinarista Bela Gil se une à Juliana Ferreira, chef do Gourmeco, para ensinar bolinho de arroz com ora-pro-nóbis, polenta de abóbora e Cannoli. O prato vegano faz parte do Festim e é um dos que poderão ser entregues em casa, por meio de delivery. A live é no dia 4 de outubro, às 12h. 

Wagner Tiso

Foto: Marcelo Prado / Divulgação

Músico, arranjador, regente, pianista e compositor, Wagner Tiso apresenta show com grandes sucessos da carreira diretamente do palco do Sesc do Rio de Janeiro. No set list Choro de Mãe, Clube da Esquina e outros. É no dia 3 de outubro, às 21h. 

Chico Amaral

Foto: Gláucia Rodrigues / Divulgação

Compositor de bandas como Skank e de Milton Nascimento, Chico Amaral traz para o Fartura Tiradentes show homônimo Quarteto. Ao lado dele estarão André Queirós (bateria), Enéias Xavier (baixo) e Magno Alexandre (guitarra). No repertório músicas de Minas, autorais e clássicos do jazz. A apresentação será ao vivo do Palco do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, no dia 4 de outubro, às 18h. 

Juarez Moreira

Foto: Luciano Viana / Divulgação

Mineiro de Guanhães, Juarez Moreira é compositor, violonista, guitarrista, produtor e arranjador. A apresentação no dia 4 de outubro, às 20h, também do Sesc Palladium, será sobre o CD Riva, lançado em maio de 2020. No reportório, canções como, por exemplo, Valsa para Maria e Encapetado. Além de clássicos da MPB. 

photo

Cinco discos para entender a Tropicália

Guitarra elétrica, berimbau, violino, cuíca e violão. A união entre rock, bossa nova, samba, bolero, baião e outros ritmos. Tudo isso unido a letras inovadoras que dialogavam com grandes autores e obras literárias, como Oswald de Andrade, por exemplo. Além disso, que remetiam a poemas do concretismo. Esses são apenas alguns dos elementos técnicos que […]

LEIA MAIS
photo

Emmy Internacional: onde ver as produções brasileiras indicadas ao prêmio?

Depois do Emmy, chegou a vez da Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas reconhecer produções feitas fora dos Estados Unidos. A lista dos indicados já foi divulgada e o Brasil está concorrendo em sete categorias! Ao lado do Reino Unido, também com sete indicações, domina a lista. A Globo concorre em três categorias: Melhor […]

LEIA MAIS
photo

O que ‘O Auto da Compadecida’ significa para o Cinema Brasileiro?

Longa brasileiro mais assistido no ano 2000, O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseado na peça de Ariano Suassuna, celebra neste mês de setembro 20 anos.  A boa notícia: esse clássico do cinema nacional foi remasterizado. Sendo assim, o público poderá conferir o resultado no próximo dia 30. Vai ter exibição no canal da […]

LEIA MAIS