Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Farol de Neblina: peça dirigida por Yara de Novaes vira websérie

Dividida em quatro episódios, a versão audiovisual tem adaptação de Clarissa Campolina. Leonardo Fernandes e Fafá Rennó formam o elenco. A estreia está marcada para 05/02.
Por Carol Braga
Os atores Fafá Rennó e Leonardo Fernandes com Clarissa Campolina. Foto: Wilssa Esser

Não há como negar: todos nós estamos tentando encontrar modos de resistir e de viver. E assim também são os personagens da peça Neblina na visão da diretora Yara de Novaes. É por isso que ela diz que foi bastante orgânica a transcriação daquilo que nasceu em um palco teatral e agora será uma websérie. “Os temas que o espetáculo trata são os mesmos que temos vivido hoje”, ressalta. 

Farol de Neblina, a websérie, tem quatro episódios e elenco formado também por Leonardo Fernandes e Fafá Rennó. A estreia será no dia 05 de fevereiro. Os ingressos gratuitos devem ser retirados pelo site www.espetaculoneblina.com.br. O texto de Sérgio Roveri foi adaptado para roteiro audiovisual pela cineasta Clarissa Campolina, em parceria com Yara, o dramaturgo e produtora Tatyana Rubim. 

A peça estreou em janeiro de 2020 no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. Sendo assim, depois de dois meses de temporada, o plano era também realizar temporadas nos CCBBs do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A montagem desafiava o espectador a todo momento a abrir mão de significados e expectativas. Confira aqui algumas curiosidades.

Audiovisual

“Quando eu recebi o convite a primeira coisa que pensei foi: como a gente adapta uma peça teatral nesse contexto?”, lembra. De fato, é um tanto contraditório a adaptação em um momento em que ninguém pode ir mais ao teatro. Mas toda a equipe chegou a uma boa conclusão para a pergunta. “Promovendo um bom encontro entre o cinema, o teatro e os seus profissionais. Acho que a gente conseguiu fazer isso!”, diz Clarissa. 

De acordo com Yara de Novaes quando ela, Clarissa e o dramaturgo Sérgio Roveri começaram a trabalhar o texto perceberam como o cinema poderia potencializar alguns desejos que de alguma maneira não foi possível levar para o palco. “Farol de Neblina veio trazendo outros aspectos desses personagens”, comenta Yara.

Novidades

Se a peça já tinha elementos de suspense e thriller psicológico em torno do encontro de Diego (Leonardo Fernandes) e Sofia (Fafá Rennó), o cinema valoriza isso. Segundo Clarissa Campolina, na transcriação, a metalinguagem da narrativa assim como os personagens, o processo de criação e o próprio teatro ganharam força. “A impossibilidade de estar em um palco era um tema recorrente entre a gente. Isso foi iluminando o roteiro, trazendo novas ideias para o texto original sem que a gente se desviasse das intenções que já existiam na própria peça”. 

Os quatro episódios de Farol de Neblina tem cerca de 18 minutos cada. Entram no ar separadamente nos dias 5/2, 12/2, 19/2 e 26/2, sexta, sábado, segunda, às 20h e domingo, 19h. A série, também produzida pela Rubim Produções, fica disponível online até o dia 30 de junho.

 

Cena de Neblina. Foto: Guto Muniz/Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!