Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Exposição de Carolina Botura na Casa Fiat de Cultura explora relações entre a natureza e a experiência

“Na boca da mata Ah” é composta por um portal de sementes, uma obra virtual e cinco pinturas.
Na boca da mata Ah de Carolina Botura. Foto: Carolina Botura
Na boca da mata Ah de Carolina Botura. Foto: Carolina Botura

A relação entre arte e experiência está cada vez mais estreita. É bom que seja assim! Está em cartaz na Casa Fiat de Cultura, em BH, uma mostra que convida o público a sentir a proximidade de cada um com o verde. Na boca da mata ah é uma criação da artista plástica Carolina Botura. 

Ela foi a selecionada para ocupar a Piccola Galleria até o dia 26 de setembro. Sendo assim, Carolina criou uma atmosfera própria para o encantamento do público. Tudo nos conecta à natureza. Entre as obras está, por exemplo, um portal de sementes, cinco pinturas, e uma instalação 3D navegável. 

A abertura da mostra será marcada por um bate-papo ao vivo com a artista, transmitido online no dia 10 de agosto, às 19h, com retirada gratuita de ingressos pela Sympla. Completam a programação, visitas virtuais com mediação ao vivo, vídeo da artista e tour virtual pela exposição.

Processo criativo

O processo de criação de Carolina Botura busca um diálogo com energias de conexão com as plantas. Segundo ela, há uma relação de escuta e, desse modo, cada pintura vai revelando de onde vem e como quer ser pintada. De acordo com a curadora Marina Câmara, “pensar no processo criativo de Botura é preciso superar a noção de gesto criador, e compreendê-lo como um processo de coescuta, de observação sensível ou de retroalimentação”. 

As cinco pinturas que compõem “Na boca da mata Ah” foram realizadas entre 2020 e 2021. Durante o período expositivo também serão disponibilizadas visitas virtuais gratuitas, com mediação ao vivo do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. Para participar é necessário se inscrever pela Sympla. 

Lista de obras

Na boca da mata Ah (2021)

A grande flor iluminada (2021)

Sheila (2021)

Atandariv (2021)

Parque das trepadeiras (2020)

Portal de sementes (2021)

Balsa (2021)

Serviço

[O QUE] Exposição “Na boca da mata Ah”, de Carolina Botura [ONDE] Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários BH) [QUANDO] Até 26 de setembro de 2021 [RETIRADA DE INGRESSOS PARA VISITAS VIRTUAIS]

Pintura chamada Sheila. Foto: Carolina Botura
Pintura chamada Sheila. Foto: Carolina Botura

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!