Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

"Telegarrafas": Exposição reflete sobre a preservação das águas

02set(set 2)00:0020(set 20)00:00"Telegarrafas": Exposição reflete sobre a preservação das águasExposição "Telegarrafas"

Detalhes do Evento

Uma garrafa é jogada na água, levando uma mensagem urgente que conecta pessoas em distintos lugares do planeta. Esta é a ideia central de um projeto que une crianças do Brasil, de Moçambique e de Portugal em torno da luta pela preservação das águas. Tudo começou em 2009, em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, no Alto Jequitinhonha, a partir de oficinas em uma escola pública: o projeto “Telegarrafas”. Agora, ele se desdobra em uma exposição no Palácio das Artes, com quatro instalações na Galeria Mari’Stella Tristão.

Ao longo da visitação, o público verá elementos que compõem a beleza da identidade cultural das personagens. Isso, por meio de cartografias, painéis fotográficos, projeções e objetos relacionados à vida dessas crianças brasileiras, moçambicanas e portuguesas. Assim, as instalações de “Telegarrafas” percorrem as águas de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas. Desse modo, entram em contato com a memória de suas famílias, o registro do brincar livre nas águas e a intimidade com os rios.

A abertura de “Telegarrafas” será no dia 1º de outubro (terça), às 17h, no Cine Humberto Mauro, com exibições de conteúdos educativos do projeto. O evento prossegue até às 19h, quando haverá uma performance ao vivo na galeria. A inauguração contará com uma apresentação de música e dança de uma das crianças participantes, Meryê Paraguassu (9 anos) e de sua família, da etnia Guarani Mbya (Ubatuba). E, ainda, crianças ribeirinhas do Médio Jequitinhonha, bem como de crianças e outros moradores da comunidade quilombola de Vila Nova (São Gonçalo do Rio das Pedras). Também integrantes da família da bonequeira Dona Izabel, mineira de Itinga.

SERVIÇO

Projeto “Telegarrafas”

Quando. Abertura no dia 1º/10, às 17h. Visitação de 2 a 20 de outubro, de terça a sábado, das 9h30 às 21h. Domingos, de 17h às 21h.

Onde. Galeria Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro)

Quanto. Entrada gratuita.

Classificação livre.

Após o período expositivo no Palácio das Artes, as obras seguem para o Palácio das Liberdade, onde serão expostas de 23/10 a 31/10. Horário: De quarta a sexta-feira, de 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Leia mais...

A inauguração terá apresentação de música e dança de Meryê Paraguassu e de sua família, da etnia Guarani Mbya (Breno Conde/Divulgação)

Horário

2 (Segunda) 00:00 - 20 (Sexta) 00:00

Localização

Galeria Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)