Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Quik. Cia de Dança estreia “O Sopro do Outro” na Praça JK

14set(set 14)16:0006out(out 6)18:00Quik. Cia de Dança estreia “O Sopro do Outro” na Praça JK“O Sopro do Outro”

Detalhes do Evento

Em setembro e outubro deste ano, parques e praças recebem “O Sopro do Outro”, novo trabalho da Quik. Cia de Dança. A direção é de Marcelo Castro (Ex-Espanca!). A estreia será no sábado, 14 de setembro, às 16h, na Praça JK (Sion). Em seguida, a performance circula por mais sete espaços. Primeiramente, dia 19, às 14h30, no Centro Cultural Venda Nova (Jardim dos Comerciários). Depois, no dia 21, sábado, às 16h, no Parque Municipal. Já no dia 22, domingo, às 15h30, no CRCP – Lagoa do Nado.

E, ainda, dia 25, quarta, às 19h15, no Centro Cultural Salgado Filho, e dia 26, quinta, às 14h, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Caiçara). Em outubro, o circuito da Quik começa no dia 5, sábado, às 16h, na Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia). Por fim, no domingo, 6, às 16h, no Parque Jacques Cousteau (Betânia). Em todos os pontos, o acesso é gratuito. 

Ocupar o espaço urbano

Letícia Carneiro, fundadora da Quik Cia de Dança, conta que desde 2010 a companhia tem saído da caixa cênica para ocupar o espaço urbano. Assim, em “O Sopro do Outro”, a proposta é aprofundar esta investigação, da relação da dança com a performance, ousando novos caminhos. O bailarino Rodrigo Quik, também fundador da companhia, acrescenta que a ideia é deixar reverberar esse encontro com o outro. “Conversar, estranhar, desestabilizar os sentidos”.

E acrescenta: “O mundo está virtual, plastificado. Cada lugar é uma escolha e um convite para as relações. A gente se relaciona com o espectador que está passando para também estranhar e refletir conosco sobre como temos nos relacionado com as pessoas e com os espaços urbanos. “É dança? Ou performance? É cena? Fica sempre a pergunta”, sugere.

Método de criação

Na paisagem da cidade, os performers caminham e realizam ações simples, sempre acompanhados de um objeto. Essas ações pertencem a roteiros feitos por eles mesmos. Ao longo do processo, muitas são experimentadas e mesmo descartadas. Outras permanecem e podem se modificar a partir dos encontros com o público ou com as necessidades de cada espaço. Esses programas de composição de ações são baseados no método de criação da performer carioca Eleonora Fabião, referência proposta pelo diretor Marcelo Castro.

Serviço

Quik Cia de Dança estreia “Do sopro do outro”

14/09, sábado – 16h – Praça JK (Sion)

19/09, quinta – 14h30 – Centro Cultural Venda Nova (Jardim dos Comerciários)

21/09, sábado – 16h – Parque Municipal (Centro)

22/09, domingo – 15h30 – CRCP – Lagoa do Nado  (Itapoã)

25/09, quarta – 19h15 – Centro  Cultural  Salgado Filho

26/09, quinta – 14h – Centro de Referência da Pessoa Idosa (Caiçara)

05/10, sábado – 16h – Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)

06/10, domingo – 16h – Parque Jacques Cousteau (Betânia)

Mais informações sobre a programação e sobre as inscrições para a oficina, no Instagram da Quik. Clique aqui

Leia mais...

A Quik Cia de Dança estreia “O Sopro do Outro” (Ilana Lansky/Divulgação)

Horário

Setembro 14 (Sábado) 16:00 - Outubro 6 (Domingo) 18:00