fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Show Monjolo Encabulado: samba de roda

Publicidade - Portal UAI
Foto: Andrezza Cajá / Divulgação
[QUANDO]
09/11/2019 a 10/11/2019 às 19:00
[QUANTO]
Gratuito
[ONDE]
Centro de Referência da Juventude - Rua Guaicurus - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil


A apresentação do dia 10 de novembro é realizada no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. O endereço é: R. Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã – BH – (31) 3277-7420

Informações de divulgação:

O espetáculo “Monjolo Encabulado: samba de roda” é fruto do trabalho de pesquisas realizado pelo grupo Olubatá Percussão Étnica sobre o samba de roda, primeiro estilo musical brasileiro registrado como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO.

Trazidas ao Brasil durante a escravidão, as melodias e ritmos presentes na memória dos povos africanos aqui se unem a outras culturas e dão origem ao samba de roda, um estilo musical único. No samba de roda, os cantos são entoados por um dos integrantes do grupo, e são respondidos por um coral que, formando uma roda, dança e repete os versos com palmas ritmadas. No centro da roda, sempre se dança sozinho e a “umbigada” marca a troca dos dançarinos que ficam em seu centro. As sambadeiras tem presença marcante nesse tipo de samba, pois são elas que batem as palmas e que, geralmente, entram na roda para sambar e responder às cantigas entoadas. As letras das canções traduzem toda o despojamento e espontaneidade dessa manifestação popular, pois misturam elementos da memória ancestral afrobrasileira a acontecimentos cotidianos e imediatos da performance musical.

O repertório do espetáculo é composto por várias cantigas reunidas pelo diretor do grupo, o cantor e percussionista Obaoyo, que nasceu e residiu no extremo sul da Bahia e, portanto, teve a oportunidade de vivenciar todo o contexto musical do samba de roda. Acompanhado pelo monjolo e pela cabula, ritmos trazidos pelos africanos em seus navios negreiros, “Monjolo Encabulado”
pretende levar ao público todo o colorido e alegria dessa rica manifestação popular, referência obrigatória para os amantes do samba.

Continua após a publicidade...



photo

Arthur Melo, lançamento do disco Metanoia

O artista e sua banda apresentam músicas do novo álbum e versões de canções de trabalhos anteriores.

SAIBA MAIS