fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Live – Espetáculo Errantes – Uma jornada em nove episódios, do Grupo de Teatro Público

Publicidade - Portal UAI
Foto: Pedro Carvalho / Divulgação
[QUANDO]
07/10/2020 a 15/11/2020
[QUANTO]
Gratuito
[ONDE]
Site Errantes.net

[QUANDO] 7 de outubro a 15 de novembro [ONDE] Site Errantes.net 

POR EPISÓDIO

I. Prólogo – Vídeo Documental

07 de outubro

Horário: 18h | Local: www.errantes.net

O Prólogo é um vídeo documental do processo de criação, produzido pela Naum Audiovisual, a partir de correspondências trocadas pelos artistas ao longo do processo e imagens de suas casas, objetos e memórias. No vídeo, são revelados os caminhos, atravessamentos, conjunturas e desejos que trouxeram os artistas até o momento em que o público inicia sua jornada com o Teatro Público. Observação: Vídeo gravado lançado 1x no Youtube, permanecendo aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também estará o link de exibição.

II. Ceia

08, 09 e 10 de outubro

Horário: 20h | Local: www.errantes.net

A ceia é um episódio convivial que consiste em um encontro entre atuantes e público para comer, beber e compartilhar vida, memórias, sonhos e receitas. O mote é “jogar conversa dentro”, comer, beber e conviver. Durante essa comunhão, serão partilhados atravessamentos, dizeres, reflexões e imagens que se conectam a história e ações atribuídas a Jesus Cristo. Observação: Episódio em videoconferência pelo Zoom, ao vivo, com transmissão pelo youtube, abre e fecha a cada apresentação. Acontece 3x e após a última apresentação fica aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também se encontra o link de exibição.

III. Quedas

14, 21 e 28 de outubro

Horário: 15h | Local: www.errantes.net

Uma sequência de vídeos curtos produzidos pelo ator Marcelo Alessio cria uma espécie de distanciamento que revela ao público outras dimensões do trabalho “Errantes”. Os vídeos caseiros compartilham a travessia do ator durante o processo criativo, mostrando seus percalços, impressões, dúvidas, inquietações, angústias, curiosidades, descobertas e os paradoxos da migração para os dispositivos virtuais em tempos de confinamento e isolamento social. Observação: Episódio composto por 3 vídeos curtos lançados no Stories do instagram do Teatro Público (@teatropublicobh). Cada vídeo é lançado 1x e ficam aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também se encontra o link de exibição.

IV. Julgamento

15, 16 e 17 de outubro

Horário: 20h | Local: www.errantes.net

No “Julgamento” instaura-se um tribunal onde o objeto julgado é o caso zero trinta e três atribuído ao Sr. Judas Iscariotes que pede revisão da acusação proferida a ele como “discípulo traidor” do então proclamado Messias, também chamado Jesus Cristo. O julgamento acontece em diferentes etapas que se desdobram, ampliando as perspectivas do que realmente está em jogo neste tribunal virtual. Observação: Episódio em videoconferência pelo Zoom, ao vivo, com transmissão pelo youtube, abre e fecha a cada apresentação. O episódio acontece 3x e após a última apresentação fica aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também se encontra o link de exibição.

V. Mães

22, 23 e 24 de outubro

Horário: 20h | Local: www.errantes.net

Neste episódio, a atriz Pipe Montesano compartilha com um grupo de mães a história de Jéssica: uma travesti que vive, atualmente, em São Paulo cuja biografia se aproxima em diversos momentos com sua própria trajetória bem como a de Jesus. Ao longo do episódio, a atriz se desmonta e canta uma música intitulada “Canto de Verônica”, remetendo à figura que, segundo a mitologia cristã, limpou o rosto ensanguentado de Cristo a caminho do calvário. Observação: Episódio em videoconferência pelo Zoom, ao vivo, com transmissão pelo youtube, abre e fecha a cada apresentação. O episódio acontece 3x e após a última apresentação fica aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também se encontra o link de exibição.

VI. Faces

29 de outubro

Horário: 19h | Local: www.errantes.net

Qual o rosto, qual a cor, qual o corpo, qual a cara, qual cabelo… Qual Cristo habita, visualmente, o seu imaginário? Neste episódio, o ator Diego Poça atrita a sua corporeidade de homem negro com a imagem amplamente difundida de um Jesus branco-europeu. Em um vídeo projetado no bairro Nazaré, o ator executa uma partitura corporal que sobrepõe as imagens de Jesus que contornam o imaginário da sociedade. Observação: Projeção no espaço público do bairro Nazaré, transmitida ao vivo pelo instagram e youtube. Acontece 1x, sendo que a transmissão é gravada e permanece aberta até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também estará o link de exibição.

VII. Morte

Data: 30 de outubro

Horário: 15 horas | Local: www.errantes.net

Este episódio se passa na Rádio Boa Nova, um programa para anunciar e rememorar. E hoje o programa está sendo apresentado exclusivamente por Madá porque JC ainda não chegou. Ele está atrasado. No desfecho, recebemos a notícia de que ele foi morto no beco do Calvário.

Observação: Podcast gravado, lançado 1x no Youtube, permanecendo aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também estará o link de exibição.

VIII. Recomeço

Data: 31 de outubro

Horário: 6:00 | Local: www.errantes.net

Recomeço é um ato performativo em que uma mulher, simbolizando a fertilidade, a mãe, a terra, caminha a pé, do bairro Paraíso ao bairro Nazaré, espalhando sementes pelo asfalto. O Paraíso está ligado à morte e o Nazaré refere-se a origem de Cristo, de modo que o caminho inverso reflete à ideia de “renascimento”. Durante a caminhada, rastros deixados no percurso marcam o trajeto de um bairro a outro. Observação: Ato performativo no espaço público, transmitido ao vivo pelo instagram e youtube. Acontece 1x, sendo que a transmissão é gravada e permanece aberta até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também estará o link de exibição.

IX. Epílogo

Data: 01 de novembro | Horário: 18h

Local: www.errantes.net

Este episódio consiste em uma composição de instalações imagéticas elaboradas pelos artistas e realizada por cada uma e cada um em sua “janela” do virtual do Zoom. O que fica dessa história de Jesus Cristo? Qual passagem toca cada atuante? Nas janelas virtuais será possível encontrar altares que mesclam vida, paixão, morte e memórias. O episódio será em forma de vídeo gravado, transmitido pelo youtube para o público amplo. Observação: Episódio em vídeo gravado, lançado 1x no Youtube, permanecendo aberto até o final da temporada no site da obra: errantes.net, onde também estará o link de exibição.

Continua após a publicidade...