fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Lançamento do CD Plano de Voo, O Grivo

Publicidade - Portal UAI
Foto: Universo Produções - Bruno Abreu / Divulgação
[QUANDO]
14/11/2019 a 15/11/2019 às 23:30
[QUANTO]
Gratuito
[ONDE]
Fundação de Educação Artística - Rua Gonçalves Dias - Funcionários, Belo Horizonte - MG, Brasil


Informações de divulgação:

 Com repertório que reúne composições de música instrumental, o público belo-horizontino tem acesso a estudos improvisados, ao vivo, pelos artistas que exploram sonoridades em instrumentos tradicionais, modificados e eletrônicos. O CD Plano de Voo será distribuído gratuitamente na ocasião do lançamento. Um catálogo digital – com fotos, vídeos e informações sobre os instrumentos utilizados nas gravações dos CD – será disponibilizado em plataforma digital e fica acessível para o público a partir de dezembro. Os concertos de lançamento têm entrada franca. Gênero: música experimental. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre. Mais informações para o público pelo Tel.: 31 3226 6866 ou pelas redes sociais do O Grivo – instagram: @ogrivo | facebook: https://www.facebook.com/ogrivo.grivo.7.

Os concertos integram projeto maior que, em outubro, realizou o lançamento do CD “3” em parceria com o artista plástico Roberto freitas, além de oficinas sobre a produção musical do cenário artístico contemporâneo internacional, previstas para a primeira semana de dezembro deste ano.

CD “Plano de Voo

Em julho de 2017, O Grivo foi convidado a participar de uma exposição de arte sonora intitulada “Soundtracks” https://www.sfmoma.org/exhibition/soundtracks/, no SF MOMA, em San Francisco (EUA). Além da instalação sonora “Cantilena”, proposta pelo duo, foram expostos ainda durante o evento uma série de 18 concertos criados pelos brasileiros Marcos Moreira e Nelson Soares.

Em dezembro 2018, surge outro convite, agora para o Foto Festival Solar em que O Grivo realizaria um concerto onde as músicas seriam compostas para dialogar com diferentes trabalhos fotográficos de artistas como Cao Guimarães, Rosângela Rennó, Rivane Neuenschwander, Pedro Motta e Fábio Cançado. “Para esse concerto, adaptamos e organizamos o material sonoro criado para o SF MOMA até chegarmos em composições de algumas músicas, cada qual com características sonoras bem distintas uma das outras. Desse material, nasceram oito peças musicais que seriam trilha sonora de oito obras fotográficas”, explica Marcos Moreira.

Desses experimentos, surge o CD “Plano de Voo”, título que faz referência a um dos trabalhos fotográficos do artista Cao Guimarães. “A obra é fruto do amadurecimento da pesquisa do grupo, um trabalho que explora formas de variação sonora em improvisações musicais”, afirma Nelson Soares.

A complexidade das improvisações colocou os artistas em um processo radical de estudos e experimentação até que a performance musical ganhasse maturidade. Para Marcos Moreira, “A improvisação demanda um preparo imenso até que os músicos sejam capazes de articular respostas musicalmente interessantes em situações inesperadas”. Os poucos registros das apresentações em público agradaram os autores e nasceu o desejo de realizar a gravação profissional e o lançamento do CD”, explica.

Continua após a publicidade...



photo

Fonseec em BH – Turnê Modo Avião

Uma das mais novas vozes do rap brasileiro chega a Belo Horizonte para iniciar a turnê Modo Avião.

SAIBA MAIS