fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Junta Bazar de Arte Independente

Publicidade - Portal UAI
Foto: Daniela Paolielo / Divulgação
[QUANDO]
07/12/2019 a 08/12/2019
[QUANTO]
Gratuito
[ONDE]
Sabático BH - Rua Sapucaí - Floresta, Belo Horizonte - MG, Brasil


Informações de divulgação:

O mirante de arte urbana de Belo Horizonte é o espaço escolhido para realizar a nova edição do Junta Bazar que já se consolida, nesta sétima edição, no calendário dos eventos de arte de BH.

Nos dias 7 e 8 de dezembro, 32 artistas ocupam o Bar Sabático, na Floresta, das 10h às 22 horas, delineando parte da arte visual que é produzida hoje na cidade, e se consolidando como um espaço para impulsionar a arte independente.

Com esta sétima edição, ao todo são 170 artistas que já passaram pelo Junta.

Ainda nesta edição, no sábado, dia 07/12, Aruan Mattos e Flavia Regaldo lançam o os dois volumes do livro “Ainda que Dura”, de 14h até 18h. Também estará à venda a terceira da edição da revista OLHO Magazine, com desconto para compradores de obras no JUNTA

Os curadores Binho Barreto, Thiago Alvim se debruçam mais uma vez, e agora também com a participação de Flaviana Lasan, sobre os trabalhos e artistas para promover uma imersão nas artes visuais – serão 12 horas de exposição no sábado e também no domingo. – e para que o público possa conhecer as novas caras da arte contemporânea.

“Consideramos muito importante a participação da Flaviana Lasan, ela traz um olhar novo para o grupo, com referências importantes e a sensibilidade de alguém que participa simultaneamente de circuitos artísticos diversos”, diz Binho Barreto

A curadoria

Para selecionar os participantes do Junta Bazar é feito um levantamento com cerca de 80 artistas a partir de acompanhamento periódico da curadoria. Após a análise dos trabalhos são selecionados 30 participantes para compor a mostra. Dentre os selecionados, nesta edição também participam os artistas Barbara Macedo, Davi Nascimento de Jesus, Shima e Sallisa Rosa.

Flaviana afirma que a cidade fervilha quando se trata de arte fora das galerias.  “O Junta é inesgotável, tem muitos por vir. Isso proporciona também a possibilidade de vários públicos, pois o artista é ativador do seu meio e o traz consigo”, considera a curadora. Flaviana destaca que o mais estimulante é perceber a trajetória de muitos artistas que passaram pelo bazar em início de processo e hoje ocupam outros espaços. “Muitas das obras vendidas no Junta já triplicaram de valor, se valorizaram no mercado”, revela Flaviana.

“Essa edição tem o frescor das produções como diferencial. Temos alguns artistas com trajetórias consolidadas, mas procuramos dar atenção especial às descobertas, principalmente aos artistas que têm uma produção consistente, mas não são representados por galerias”, afirma Thiago Alvim.

Espaço expositivo

O novo espaço expositivo no Sabático apresenta estrutura modular desenvolvida pelo arquiteto Pedro Miraglia. Levando em conta a dinâmica orgânica do projeto, o público nunca verá as paredes da mesma forma. A cada venda ocorre a mudança de obras expostas.

Além disso, a estrutura do Sabático oferece aos consumidores uma boa cartela de cervejas, ambiente acolhedor e cardápio diferenciado.

Os artistas desta edição do Junta Bazar

Alessandro Aued

Alex Oliveira

Alisson Damasceno

Anna Göbel

Arthur Camargos

Aruan Mattos e Flavia Regaldo

Bárbara Macedo

Binho Barreto

Bruno Duque

Carol Peso

Carolina Botura

Cas

Catarina

Clarice Panadés

Comum

Daniel Herthel

Davi de Jesus do Nascimento

Domitila de Paulo

Drin Cortes

Flávia Ventura

Gabriel Nast

Helder Cavalcante

Hogenério

Iaci

João Pedro Nemer

Leleo Lopes

Marco sem s

Nina Horikawa

Sallisa Rosa

Shima

Thiago Alvim

Zé d Nilson

Continua após a publicidade...