fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Exposição coletiva Um erro inesperado aconteceu

Publicidade - Portal UAI
Foto: Tiago Nunes / Divulgação
[QUANDO]
11/11/2019 a 07/12/2019
[QUANTO]
Gratuito
[ONDE]
Periscópio Arte Contemporânea - Galeria de Arte - Avenida Álvares Cabral - Lourdes, Belo Horizonte - MG, Brasil


1 de novembro a 7 de dezembro, seg. a sex., das 10h às 18h30h; sáb. das 10h às 14h

Informações de divulgação:

A Galeria Periscópio Arte Contemporânea, em parceria com o ESPAI, apresenta a exposição “Um erro inesperado aconteceu” com obras de 28 artistas de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, explorando os desdobramentos do inesperado. A mostra tem curadoria de Marcelo Drummond e Nydia Negromonte, proprietários e gestores do Ateliê ESPAI_BH, exibindo os modos pelos quais os artistas lidam com a aparição de adversidades e contratempos em sua rotina criativa. O inesperado, aquilo que escapa ao controle, promove bons desafios para a prática artística contemporânea.

A seleção das obras partiu da mensagem “Um erro inesperado aconteceu”, muitas vezes apresentada em operações nos computadores, sendo tomada como um enunciado para discutir como as ocorrências e intercorrências influenciam a construção dos processos artísticos contemporâneos. Mais que um “erro não especificado”, ocorrido ao processar determinada tarefa diária, a mensagem gera um estado de suspensão na rotina e, diante do suposto problema, é preciso buscar modos de reparação.  A situação gera um risco iminente e que se desdobra em muitas tentativas para solucionar o contratempo. Não bastasse isso, outra mensagem pode surgir na sequência: “Tente novamente mais tarde”.

Nydia explica que para o artista, os erros de percurso são, em vários casos, motivadores. “Em vez de ver um risco, o artista vê uma potência. O inesperado, aquilo que escapa ao controle, promove bons desafios para a prática artística contemporânea”, avalia.

A mostra celebra os quatro anos da Galeria Periscópio e os cinco anos do Ateliê ESPAI, considerados dois importantes equipamentos culturais em Belo Horizonte. O sócio diretor da Periscópio Arte Contemporânea  Rodrigo Mitre  afirma que se trata de mais uma oportunidade para conhecer esse ambiente democrático, crítico e de pensamento contemporâneo.

Continua após a publicidade...