fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espetáculo Ophelia Metabólica

Publicidade - Portal UAI
Foto: Fernando Prattes / Divulgação
[QUANDO]
12/12/2019 a 15/12/2019
[QUANTO]
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
[ONDE]
Funarte - Rua Januária - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
Comprar ingresso

Informações de divulgação:

Ophelia Metabólica nasceu do desejo colocar em cena a voz e o silenciamento feminino, para refletirmos sobre as estratégias de denúncia e o mascaramento da opressão que vivenciamos, suas representações míticas e socioculturais desde a antiguidade à contemporaneidade. É a finalização de um ciclo, a saga de uma atriz em busca de si mesma, de seu amor próprio. É um solilóquio através do espelho que aborda a concepção, a transformação e a multiplicidade da representação da mulher. O masculino é, ao mesmo tempo, seu contraponto, seu algoz, seu amor, e por fim parte dela mesma.

A dramaturgia nos apresenta um rastro de olhar sobre a multiplicidade de Ophelia e da atriz que a interpreta. É um canto de dor, de abandono, de renascimento e reintegração, através de uma linguagem mítica, fragmentada e poética.

Em uma linha tênue entre biografia, performance e teatro musical, este trabalho é a metabolização de vários processos da trajetória da atriz e de sua integração com o masculino.

Em seus oito quadros ou molduras a peça recupera diversos fragmentos e perspectivas de histórias famosas, como Frida, Ofélia, Nina, A gaivota, Hamlet e a Teoria do Espelho de Machado de Assis, outros clássicos e alguns desconhecidos. Danças, máscaras, mentiras, sonhos, inquietudes, loucuras, questões, diálogos e realidades dão forma a cada cena, preenchem as molduras. Do encontro com o masculino real descobriu-se a definição metabólica: nosso jogo de relações e inquietações artísticas se fragmentaram para serem incorporadas, deglutidas, e então se metabolizarem em forma de peça nas personagens de Ophelia.

Ophelia Metabólica estará em cartaz na Funarte MG, nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro sempre ás 20h. A classificação é 14 anos e a Funarte MG fica na Rua Januária, 68, Centro.

Continua após a publicidade...