Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cine Humberto Mauro lança projeto Estudos de Cinema, de formação e reflexão

Gostou? Compartilhe!

A cada mês, o Estudos de Cinema irá apresentar um ciclo composto pela exibição de filmes, palestras e debates em torno de um eixo curatorial

O Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes, inaugura nesta sexta-feira, dia 1º de março, uma parceria com o canal De Filme em Filme. Trata-se do projeto Estudos de Cinema, que, a cada mês, irá apresentar um ciclo composto pela exibição de filmes e realização de palestras e debates em torno de determinado eixo curatorial. A curadoria é assinada por José Ricardo Miranda Jr, professor de cinema e idealizador do De Filme em Filme.

Para inaugurar o Estudos de Cinema, o tema escolhido foi “Elas na Terra Desolada: A Mulher no Faroeste”. Portanto, ao longo das sextas-feiras de março, serão exibidos, sempre no período da tarde, oito filmes centrados na figura feminina. Tal qual, inseridos no já citado gênero, historicamente marcado pelo protagonismo dos homens. Ao final do ciclo, no dia 29 de março, após a exibição de “Dívida de Honra”, haverá uma palestra, seguida de debate.

Aisling Franciosi em cena de "O Rouxinol", um dos filmes que serão exibidos no Estudos de Cinema (Frame/FCS Divulgação)
Aisling Franciosi em cena de "O Rouxinol", um dos filmes que serão exibidos no Estudos de Cinema (Frame/FCS Divulgação)

Perspectiva feminina

De acordo com José Ricardo Miranda Jr, dos oito filmes selecionados para o Estudos de Cinema, quatro são dirigidos por mulheres. Contudo, os outros quatro têm os roteiros centralmente construídos em torno da perspectiva feminina. Desse modo, os longas foram produzidos entre 1954 e 2018, traçando, assim, um amplo panorama sobre a figura da mulher nos filmes de faroeste. “Entendemos o cinema como uma arte formativa e democrática. Sendo assim, nada melhor do que iniciar o Estudos de Cinema destacando o protagonismo das mulheres. Sobretudo neste gênero, no qual elas tradicionalmente são tão silenciadas”, observa.   

Formação e reflexão

Já de acordo com o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, o Estudos de Cinema reforça o caráter formativo do Cine Humberto Mauro. Ou seja, o de um ambiente não apenas destinado a exibições, mas, tal qual, também a reflexões sobre a arte cinematográfica. “Assim, o principal objetivo do projeto é proporcionar, ao público, a oportunidade de explorar e aprender sobre cinema de maneira contínua e integrada. Nesse sentido, buscando gerar um aprofundamento da compreensão e apreciação pela sétima arte”.

Ainda de acordo com Miranda, este movimento inclui o estímulo à formação de público por meio de uma programação diversificada. Portanto, abarcando desde clássicos até obras contemporâneas, sejam ela nacionais ou internacionais. “Ou seja, visando contemplar uma gama mais ampla e diversificada de espectadores”.

Programação

Elas na Terra Desolada: A Mulher no Faroeste”

1/3

15h – “O Atalho” (Meek’s Cutoff, Kelly Reichardt, EUA, 2010) | 14 anos | 1h44

17h – “O Rouxinol” (The Nightingale, Jennifer Kent, Austrália-Canadá, 2018) | 16 anos | 2h 16

8/3  

15h – “Quando Chega a Escuridão” (Near Dark, Kathryn Bigelow, EUA, 1987) | 16 anos | 1h34

17h – “Mortos de Fome” (Ravenous, Antonia Bird, EUA, 1999) |14 anos | 1h41

15/3  

15h – “Era uma Vez no Oeste” (C’ Era una Volta il West, Sergio Leone, EUA-Itália-Espanha, 1968) | 16 anos | 2h46

22/3

15h – “Johnny Guitar” (Nicholas Ray, EUA, 1954) | 14 anos | 1h50

17h – “Rápida e Morta”l (The Quick and the Dead, Sam Raimi, EUA-Japão, 1995) | 14 anos | 1h48

29/3

15h – “Dívida de Honra” (The Homesman, Tommy Lee Jones, EUA-França, 2014) | 16 anos | 2h

17h10-18:20h – Palestra e debate “Elas na terra desolada: a mulher no faroeste”

Serviço

Projeto Estudos de Cinema – 1ª Etapa

Quando. De 1º a 29 de março – Toda sexta-feira, à tarde.

Quanto. Os ingressos para toda a programação são gratuitos. Ficarão disponíveis na bilheteria do Cine Humberto uma hora antes de cada exibição.

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]