fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espetáculos circenses para ver no YouTube

Na seleção, vídeos de apresentações de circos mundiais e companhias mineiras para você se divertir em casa

Por Thiago Fonseca *

16/10/2020 às 07:56 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Cirque du Soleil / Divulgação

Quem disse que circo é só para criança? Os adultos também se divertem e admiram os feitos circenses. Com as apresentações suspensas, muita gente está morrendo de saudades do picadeiro. Neste post, separamos cinco espetáculos para você ver no YouTube. 

Tem o sucesso mundial do Cirque du Soleil, os mineiros do grupo Trampulim e muito mais. Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor! Divirta-se. 

Cirque du Soleil

A maior companhia circense do mundo, o Cirque du Soleil, disponibiliza no canal do YouTube vários trechos dos espetáculos do repertório. Os vídeos trazem cenas das montagens e curiosidades dos bastidores. Tudo por meio de entrevistas e imagens inéditas. As montagens Ovo, Bazzar e Alegria ganharam um vídeo com mix de cenas com mais de uma hora. Vale a pena ver. Ovo, por exemplo, tem direção de Deborah Colker e trilha sonora com músicas brasileiras. 

Flying Fruit Fly Circus

Flying Fruit Fly Circus é um circo juvenil da Austrália. É um dos melhores no mundo no quesito formação artística. Além da técnica, ensina a teoria e a história da arte circense. Em 1986, montou The Circus of Tomorrow. Um dos espetáculos mais famosos e aclamados do grupo. O vídeo com a montagem na íntegra você confere no canal do YouTube. Para a apresentação, a trupe foi treinada pela Nanjing Acrobatic Troupe of China. Em cena, acrobacias de tirar o fôlego. 

Le Cirque Brasil

O circo é considerado um dos principais da França. Foi criado pelos irmãos Stevanovic, descendentes de Saltimbancos. Reúne artistas de várias partes do mundo, por exemplo, Brasil, Portugal, Mongólia e outros. No canal do YouTube disponibilizou um espetáculo completo. A gravação foi feita em uma live em julho. Na apresentação, tem show de palhaço, mágica, malabarista, equilibrista, contorcionista e muita diversão. O número que chama mais atenção é o globo da morte. 

Grupo Trampulim

Criado em Belo Horizonte, o Grupo Trampulim tem 26 anos de estrada. É referência nacional na arte da palhaçaria e música. No canal do YouTube do grupo é possível encontrar alguns espetáculos e pílulas com conteúdo bem divertido. Destaque para a gravação da montagem Manotas Musicais. Nela, os palhaços Benedita (Adriana Morales) e Sabonete (Tiago Mafra) resolvem fazer um concerto clássico. Eles são acompanhados de uma banda bem divertida e atrapalhada. 

Cia Circunstância Circo Teatro

Também belo-horizontina, a Circunstância é uma companhia da arte da palhaçaria, do circo, da música e do teatro de rua. Com 16 anos, já realizou diversos espetáculos e coleciona festivais no currículo. Na pandemia aproximou-se do público com ações na internet. Sendo assim, no canal do YouTube disponibilizou vídeos com brincadeiras e montagens do repertório. Destaque para a filmagem, na íntegra, De Mala as Artes. A montagem é inspirada em Pedro Malasartes, personagem conhecido no mundo inteiro por zombar dos poderosos.

Grupo Trampolim -Foto: Maíra Cabral
photo

Que fim levaram os desenhos da TV Globinho?

Falar em TV Globinho é sinônimo de nostalgia para uma geração inteira: aquelas pessoas que foram crianças nos anos 2000. Afinal de contas era o máximo acordar, pegar um cobertor e ir para a sala assistir a desenhos diversos. O programa foi exibido na Globo de 2000 a 2015. Sendo assim, foi responsável por trazer […]

LEIA MAIS
photo

Projeto mapeia lugares turísticos inusitados em Belo Horizonte

O projeto Visite Belo Horizonte teve que migrar para o digital em 2020. Sendo assim, na quarta edição, criou um vídeo sobre lugares turísticos inusitados em Belo Horizonte. O material percorre e apresenta 15 espaços da cidade que muitas das vezes passam despercebidos aos nossos olhos. Tem o cemitério do Bonfim, Feira dos Produtores, Bares do Santa […]

LEIA MAIS
photo

Conheça Louise Glück, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2020

“Por sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual”.  Foi essa a justificativa do júri do Nobel de Literatura para premiar Louise Glück em 2020. Aos 77 anos, além de poetisa, Glück é professora na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Já é reconhecida como uma das poetisas mais importantes […]

LEIA MAIS