Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espetáculo “Os fins do sono” faz temporada online até 9 de abril

A peça do Coletivo Cardume de Teatro tem direção de Francisco Turbiani e foi montada a partir de questionamentos do ensaísta Jonathan Crary

Gostou? Compartilhe!

Já imaginou viver em uma cidade que recebe luz solar 24 horas por dia, sete dias por semana? Pois essa é a realidade do espetáculo Os fins do sono, produção do Coletivo Cardume que faz temporada de 19 de março a 9 de abril. Dessa forma, com direção de Francisco Turbiani e texto de Luis Felipe Labak, a montagem tem como base o livro 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono, do escritor Jonathan Crary. As apresentações ocorrem todas as sextas, sábados e domingos, sempre às 20h, pelo Zoom gratuitamente com retirada de ingressos pelo Sympla.

Enredo

Após uma cadeia de satélites em fase de testes passar a refletir constantemente a luz solar para a cidade, três funcionários em home office trabalham por meio de um videochamada sem fim. Eles são funcionários de uma empresa de seguros de vida e precisam encontrar formas de se adaptar à nova rotina. Enquanto isso, percebem cada vez mais acidentes com pessoas que trabalham na mesma condição que eles. 

A obra de Jonathan Crary faz críticas à sociedade capitalista e reflete sobre um contexto social e econômico no qual o período do sono representa um espaço “não-comercializável” do dia a dia. Dessa forma, Os fins do sono adaptou a dramaturgia para uma peça online que reflete sobre os questionamentos do autor dos EUA. O Coletivo Cardume criou até um site como extensão do espetáculo para que os espectadores participem de uma narrativa transmídia. A página pode ser acessada aqui e representa o site da agência de seguros que os personagens trabalham. 

Os Fins do Sono
Foto: Francisco Turbiani / Divulgação

Remontagem

Os fins do sono é uma remontagem do espetáculo homônimo apresentado em 2015 no Teatro da Vertigem. Entretanto, a versão anterior critica a burocracia dos escritórios. Desta vez, leva a crítica para o sistema de trabalho home office, intensificando ainda mais as críticas de Crary agora em meio à pandemia. 

 

[O QUE] Espetáculo Os fins do sono, do Coletivo Cardume de Teatro [QUANDO] 19 de março a 9 de abril, sextas, sábados e domingos, 20h [ONDE] Zoom com retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla

Os Fins do Sono
Foto: Luis Felipe Labaki / Divulgação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]