fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espetáculo “O vendedor”, da CaTI, faz temporada até 1º de março

A peça é resultado da pesquisa do Caxote Teatro Íntimo (CaTI) a partir do texto homônimo de Phabulo Mendes

Por Jaiane Souza *

21/02/2021 às 11:00 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Caio Oviedo / Divulgação

Uma alquimia entre teatro, artes plásticas, cinema, efeitos visuais e sonoros dão o tom ao espetáculo O vendedor. A peça online que permanece em cartaz até o dia 1 de março, surge da pesquisa do CaTI, Caxote Teatro Íntimo, a partir do texto O vendedor, de Phabulo Mendes. Além disso, a exibição, ao vivo, ocorre pelo canal do YouTube do Grupo, sempre às 20h.

O texto reflete sobre as decisões que tomamos. Ou seja, sobre as histórias que passam a existir a cada escolha e o que pode acontecer a partir delas. Em resumo, “continuamos boiando num infinito mar de hipóteses”, com diz uma das falas do espetáculo. No enredo, o grupo indaga o que o espectador faria se recebesse em casa, ao anoitecer, um vendedor de livros raros. Além disso, qual seria a atitude se o livro oferecido não tivesse fim. 

Peça online

A pesquisa para O vendedor se desenvolveu já pensando na encenação em plataforma virtual. Para isso, o grupo Caxote Teatro Íntimo pensou no espaço cênico mais real possível. Então, a casa de um dos atores será o palco. A residência foi reestruturada como se fosse uma instalação. Sendo assim, recebe outros móveis, objetos e luzes que serão valorizados de acordo com a pesquisa de fotografia, enquadramento e planos.

O projeto foi contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 36/2020 de Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O CaTI

O grupo Caxote Teatro Íntimo nasceu em 2013 com a finalidade de investigar o teatro na linguagem contemporânea a partir de obras de autores clássicos e novos dramaturgos. Além disso, as peças sempre buscam integrar outras artes com as cênicas, investigar o espaço alternativo e a relação entre o público e a cena. 

O primeiro espetáculo da carreira do grupo foi Por acaso, navalha, dirigido por Fernando Aveiro e apresentado no Espaço Mínimo, ex-sede do grupo em São Paulo. O mais recente foi Ex-gordo, também de Aveiro, que narra a vida de um homem após passar por uma cirurgia bariátrica.

[O QUE] Espetáculo O vendedor [QUANDO] 20, 21, 22, 27 (tradução em libras com o intérprete Caio Moreira), 28 de fevereiro e 1 de março, 20h [QUANTO] Gratuito pelo canal do YouTube do CaTI Teatro 

O vendedor

Foto: Caio Oviedo / Divulgação

photo

Circuito de Festivais BH reúne artistas da dança e da performance online

Até o dia 7 de março, criadores e pesquisadores da dança, teatro e performance têm um encontro marcado na primeira edição do Circuito de Festivais BH. O evento é fruto de uma parceria de três festivais da área. São eles BH in Solos, Curta Dança e Rede Sola de Dança. A programação gratuita inclui trabalhos […]

LEIA MAIS
photo

Podcast #MomentosMusicais conta história de canções brasileiras

Você tem curiosidade de saber o que há por trás das músicas que você ouve? Quais são as histórias, por que foram escritas e quais as inspirações de cada uma? O podcast #MomentosMusicais responde essas questões. Ele é derivado de um projeto criado por Camila de Ávila, produtora editorial, jornalista especializada em história da cultura […]

LEIA MAIS
photo

Relatos do Mundo: reflexões sobre a notícia como necessidade, mercadoria e performance

Eis um filme da temporada de prêmios que se tivesse sido lançado – e visto – no cinema teria feito diferença. Em Relatos do Mundo, o diretor Paul Greengrass capta a imensidão do deserto de um modo que, do lado de cá da tela, conseguimos imaginar o calor, a poeira e o tempo que o […]

LEIA MAIS