Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espetáculo “O Espigão” faz temporada de 18 a 28 de março

A peça visita as memórias do ator Gabriel Martins e lança novos olhares sobre a história. Apresentações são online e gratuitas pela plataforma Zoom.

Gostou? Compartilhe!

Um irmão e uma irmã que se apaixonam pela mesma mulher, vivem mais de dez anos de mágoa e finalmente conversam é a história do espetáculo O Espigão. Ele nasceu da necessidade de contar um drama familiar e para lançar novos olhares sobre a história. Com direção de Natasha Corbelino, concepção de Gabriel Morais e Mariah Miguel, a temporada ocorre de 18 a 28 de março, quinta a sábado, sempre às 20h, e domingo, às 19h, pelo Zoom. 

O espetáculo e as problemáticas

O Espigão foi escrito por Gabriel Morais a partir de uma oficina ministrada pelo dramaturgo português Jorge Louraço. Conta a história de um jovem de 18 anos que teve que lidar com a perda de sua primeira namorada quando foi trocado por ela pela irmã mais nova. Dessa forma, a peça aborda questões de gênero, família, homofobia e pressão heteronormativa. Em outras palavras, além de lidar com a perda, o personagem tem que vencer a ferida do ego heterossexual e se abrir.

Durante a encenação, Gabriel narra a história, mostra fotos, faz a leitura de trechos de cartas, bebe vinho, brinda e assim por diante. É como se a plateia também estivesse no “palco”. Mariah Miguel é parceira de cena de Gabriel. Sendo assim, o espetáculo atravessa as experiências pessoais de ambos os atores. 

O espigão
Foto: Gabriel Morais / Divulgação

A ótica da irmã

O ponto de vista da irmã também está presente, pois aos 14 anos se deparou com a descoberta de uma sexualidade não heterossexual e precisou lidar com a situação ainda muito cedo. Na peça, ela precisa entender o sentimento de viver em uma sociedade machista, sexista e com os próprios sentimentos. 

O Espigão é uma investigação do teatro de autoficção, que Gabriel Morais investiga desde a iniciação científica na graduação. Ele reuniu as suas memórias e a da irmã. Além disso, eles contaram com a contribuição de Mariah. Em resumo, a peça é um emaranhado de vivências funcionalizadas, um espetáculo de várias camadas que perpassam temas complexos. 

 

[O QUE] Espetáculo O Espigão [QUANDO] 18 a 28 de março, quinta a sábado, 20h e domingo, 19h [ONDE] Zoom, com retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla. Após a temporada o espetáculo ficará disponível no canal do YouTube.O espigão

Gabriel Morais e Mariah Miguel

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]