O espaço abriga exposições de esculturas de José Amâncio de Carvalho e da artista Yurika Renan Morais, que poderão ser vistas até fevereiro de 2024
Neste final de 2023, o Centro Cultural UFMG segue em atividade e abre para o público em geral, a partir deste sábado, dia 23 de dezembro, duas exposições de esculturas. Primeiramente, “Transfigurações”, do artista plástico José Amâncio de Carvalho. Do mesmo modo, “Harmonia Sólida em Canção Líquida”, da artista Yurika Renan Morais. A mostra dela tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino. Ambas poderão ser conferidas até o dia 4 de fevereiro de 2024.
Assim, em “Transfigurações”, José Amâncio de Carvalho expõe uma série de esculturas tridimensionais que satirizam figuras em transformações e em formatos estéticos de agrados visuais. As obras poderão ser vistas pelo público na sala Celso Renato de Lima. Conforme o material do equipamento, a mostra de Yurika – que está no Hall de Entrada – integra o projeto Escultura no Centro. Este destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.
Yurika Renan Morais
A artista Yurika Renan Morais nasceu e foi criada em Belo Horizonte, local onde desenvolveu o interesse e habilidades nas mais diversas formas de expressão artística. Com uma pesquisa ampla e sensível, Yurika atualmente estuda Artes Visuais na UFMG. Assim, se dedica à escultura em pedra sabão e, do mesmo modo, à escultura em metal. Tal qual, à cerâmica e, ainda, à fotografia digital. Desse modo, ela explora, por meio dessas técnicas, as formas fluídas, o corpo humano e, sobretudo, processos de descobertas psíquicas e identitárias que habitam o corpo humano.
José Amâncio de Carvalho
José Amâncio de Carvalho nasceu em Passa Tempo, Minas Gerais, em 1946. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG em 1974 e especializou-se em Artes Plásticas pela UFMG em 1982. Entre os anos de 1971 e 2007 recebeu seis prêmios de esculturas em salões nacionais e dois títulos de destaque das artes e escultor do ano. Da mesma forma, entre 1970 e 2008 somou 30 participações em salões nacionais de arte. Já entre 1971 e 2019 realizou 17 mostras individuais e integrou 46 exposições coletivas.
Segundo o artista, a arte faz parte da sua vida. “Do meu dia a dia, da minha satisfação e do meu ego. Não tenho o hábito de produzir mesmices e sim de criar novas imagens para satisfazer meus conhecimentos técnicos artísticos”, afiança.
Serviço
Harmonia Sólida em Canção Líquida | Yurika Renan Morais
Transfigurações | José Amâncio de Carvalho
Período expositivo: 23/12/2023 a 04/02/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Hall de Entrada do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro)
Classificação: livre
Entrada gratuita