Erika Ribeiro integra o projeto musical Noites Rocinante, que acontece nesta quinta-feira, dia 18
A pianista Erika Ribeiro se apresenta nesta quinta-feira, no Clube de Jazz do Café com Letras. Indicada ao Grammy Latino, na categoria “Melhor álbum de música clássica”, a musicista vem, assim, sendo considerada pela crítica como um destaque na música instrumental brasileira.
O show de Erika Ribeiro faz parte do projeto Noites Rocinante, que leva para o palco apresentações dos músicos que compõem o catálogo da gravadora de mesmo nome.
A musicalidade e grande versatilidade de Erika Ribeiro fazem com que ela seja conhecida pelos diversos estilos pianísticos. Nesse sentido, a musicista une referências da música popular brasileira e da música clássica.
No show do Clube de Jazz, Erika vai apresentar, primeiramente, o repertório de seu disco solo de estreia, “Erika Ribeiro (Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal, Sofia Gubaidulina)”, lançado em vinil pela Rocinante, no ano passado, e que foi indicado ao Grammy Latino 2022.
Identificação com Minas
Erika chega em Belo Horizonte familiarizada com a cena da música instrumental mineira e diz ser uma admiradora dos artistas de Minas. “Sobretudo, o trabalho de alguns músicos, como Rafael Martini, Luísa Mitre, Felipe Continentino e Alexandre Andrés”, conta, acrescentando que acabou se tornando amiga de alguns deles.
“Gosto muito do trabalho de todos, é um som com o qual me identifico”, acrescenta a pianista, que também já tocou em Belo Horizonte, juntamente à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Desta vez, porém, Erika se apresenta sozinha. E com o repertório do seu álbum, no qual executa suas transcrições de obras de Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal e uma suíte de peças de Sofia Gubaidulina. “São peças para piano, com uma sonoridade bem exótica, bem diferente. Espero que o público curta muito”, diz ela.
Trajetória de sucesso
O disco de Erika também foi finalista do Prêmio Concerto na categoria “Melhor disco do ano”. Pelo selo Naxos, a pianista lançou o álbum “Images of Brazil”. Este, vale dizer, foi feito em parceria com a violinista norte-americana Francesca Anderegg, reunindo um repertório para violino e piano.
Erika foi vencedora de diversos concursos nacionais de piano – dentre eles, o III Concurso Nelson Freire. Atualmente, tem se apresentado intensivamente como solista e camerista nas principais salas de concerto do Brasil. E, ainda, no exterior, em especial, nos Estados Unidos, Polônia, Alemanha, Portugal e Omã.
Sobre a performance da pianista:
“Erika Ribeiro nos revela verdadeiras joias musicais”, Sérgio Assad, compositor e violonista clássico brasileiro
“Seu disco é um depoimento importante e necessário”, Edu Lobo, compositor, arranjador e multi-instrumentista
“Ela nos reconecta à chamada Era de Ouro do piano.” Irineu Franco Perpetuo, jornalista cultural, dedicado à música erudita
Apresentações até julho
Com início no Rio de Janeiro, o projeto Noites Rocinante passou pelo nordeste e por São Paulo e já apresentou o músico mineiro Rafael Macedo no primeiro show da temporada que vai até julho.
As apresentações mensais na capital mineira acontecem sempre no Clube de Jazz do Café com Letras e trazem para BH, ainda, os músicos Sylvio Fraga e Thiago Amud.
A gravadora
A gravadora e fábrica de discos de vinil Rocinante foi criada em 2018, em Petrópolis (RJ). De antemão, a partir do encontro do músico e poeta Sylvio Fraga com o conhecimento técnico do engenheiro de som Pepê Monnerat.
O selo lança discos em vinil e em formato digital, com destaque sobretudo para a canção e a música instrumental brasileira na composição de seu catálogo.
Nesse sentido, o projeto de shows, como o de Erika, nasceu também do desejo de sair do estúdio de gravações. E, assim, levar os músicos do elenco para apresentações pelo Brasil, como uma forma de, acima de tudo, difundir a música em diversas regiões e para públicos diferentes.
Nomes destacados
Atualmente, a Rocinante reúne cancionistas veteranos, como Jards Macalé, João Donato e Nelson Ângelo. Estes nomes figuram ao lado de outros mais jovens e não menores (Ilessi, Rafael Macedo, Thiago Amud, o próprio Sylvio Fraga).
Não só. Há espaço tanto para uma big band revolucionária (Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz) quanto para uma virtuose do piano clássico (Erika Ribeiro).
Serviço
Evento: Noites Rocinante – com a pianista Érika Ribeiro
Dia: 18 de maio (quinta-feira)
Hora: 20h (abertura da casa: 19 horas)
Local: Clube de Jazz – Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 47 – Funcionários
Preços: área interna: R$ 40 – área externa: R$ 20