É muito prático e seguro quando você vai pegar um lanche ou um medicamento no drive-thru, né? Agora imagina fazer a mesma coisa com um livro? Essa foi a alternativa encontrada pela escritora Érica Toledo para o lançamento do seu segundo livro de crônicas, Vida afora, porta adentro, uma publicação da editora Pomar de Ideias. O evento de lançamento ocorre no dia 1 de maio, das 10h às 13h, no Centro de Cultura Itamar Franco (R. Uberaba, em frente ao nº 900, no Barro Preto – BH).
Até encontrar o formato drive-thru, Érica Toledo explica que estava muito resistente em realizar o lançamento virtual por meio de live. “É claro que a gente tem usado as lives para manter o diálogo, o trânsito de conhecimento, de contato. Mas se tem uma coisa que a minha escrita combate é um pouco dessa virtualização da vida. Então, eu pensei muito em como eu ia achar uma forma que fosse segura, mas que não fosse conformista”, detalha. Ou seja, o maior desafio para o momento foi encontrar uma alternativa e dar significado para coisas que antes não tinha, como o caso do drive-thru, local pouco afetivo de fato, mas que visa a praticidade. “O drive-thru da vacina deu tão certo, as pessoas vão também para buscar sanduíche, sorvete, medicamento, quem sabe vamos usar para um livro também?”, questiona.
Desafio que é resistência
O formato de lançamento é inédito em Belo Horizonte, por isso, o desafio. Entretanto, a tentativa também é sinônimo de resistência. “Para mim, pessoalmente, lançar um livro assim é quase uma resistência. É a gente resistir ao desânimo, à anestesia, resiste ao isolamento afetivo. Isso porque o isolamento físico está sendo imposto, mas o afetivo temos que lutar contra”, detalhe Érica Toledo. A escritora também trabalha como psicanalista e pode dizer melhor do que ninguém sobre a importância do afeto em tempos de isolamento. De acordo com ela, a ideia é trazer a nossa profundidade à mão, ao coração e à consciência. “Nosso momento da vida é colocar significado em coisas pequenas”, completa.
O novo livro
O título Vida afora, porta adentro é o segundo livro de crônicas de Érica Toledo. Assim como o título diz, é uma obra que expressa a experiência tanto de jornalista como a pessoal, já que fala sobre o mundo, questões políticas, sociais e coletivas e de afetos, amores e perdas. A maioria dos textos foram escritos ao longo do último ano e estão ligados ao momento atual. “Por isso a gente não quis adiar o lançamento para depois da pandemia. Arriscamos neste momento porque ele tem assuntos muito urgentes, como o feminismo, racismo, a nossa ligação emocional com o agora, com as perdas e com os lutos”, revela a escritora.
Para atender às exigências de segurança, cada leitor vai receber o livro sem descer do carro no drive-thru. O pagamento será realizado antecipadamente por meio de transferência PIX e não haverá venda no local com dinheiro ou máquina de cartão. Quem for a pé também recebe o livro. Vida afora, porta adentro tem o valor de R$ 40 e o pagamento deve ser feito usando a chave PIX [email protected]. Sendo assim, o leitor precisa colocar o nome completo na identificação da transferência e enviar o comprovante para o mesmo email do PIX e no dia do lançamento basta buscar o livro com direito a dedicatória.