Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Entrevista Musical recebe Maurício Tizumba

Gostou? Compartilhe!

Iniciativa conduzida pela jornalista e escritora Malluh Praxedes, o Entrevista Musical acontece na Casa Outono, no Carmo

Nesta terça-feira, dia 9 de abril, o projeto “Entrevista Musical”, com Malluh Praxedes, terá, como convidado, o mineiro Maurício Tizumba – ator, cantor, músico, compositor, dramaturgo, diretor, produtor e, tal qual, “professor da arte de ver, ouvir, tocar e dançar”. Na ocasião, no palco da Casa Outono, ele vai mostrar a faceta musical, ao mesmo tempo que vai compartilhar, com o público, história de uma trajetória marcada por muito reconhecimento, seja do público ou da crítica.

São muitos discos, peças de teatro, prêmios… No ano passado, Tizumba, atualmente com 67 anos de vida, deu início às comemorações dos 50 anos de carreira. Neste meio século, angariou êxito em várias searas, como no cinema, na TV ou nos palcos. Com o saudoso diretor João das Neves, por exemplo, atuou no espetáculo “Besouro, Cordão de Ouro”, de Paulo César Pinheiro. Outro sucesso foi “O Professor que Sabia Português”, montagem da Cia. Burlantins, criada por ele e que viajou mundo afora, com as amigas Marina Machado e Regina Spósito (atualmente, Regina Souza).

Sucesso

No cinema, atuou sob a direção de Helvécio Ratton no filme “Batismo de Sangue”. Outros longas no qual atuou foram “Narradores de Javé”, “Pequenas Histórias” ou “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”). Recentemente, Maurício Tizumba foi agraciado com o Prêmio Shell – Melhor Ator por “Viva o Povo Brasileiro (De Naê a Dafé)”, inspirada na obra icônica do escritor João Ubaldo Ribeiro (1941-2014). A montagem estreou nacionalmente no Rio de Janeiro, em agosto do ano passado.

Tizumba, que conversa com a jornalista Malluh Praxedes, nesta terça, 9 de abril de 2024 (Belizariio Tonsich/Divulgação)
Tizumba, que conversa com a jornalista Malluh Praxedes, nesta terça, 9 de abril de 2024 (Belizariio Tonsich/Divulgação)

Também arrebanhou o Prêmio Lizete Negreiros do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude – CBTIJ, em homenagem ao trabalho desenvolvido em prol da juventude. Não bastasse, este ano, Tizumba é um dos dois homenageados da 26ª edição do Palco Giratório, considerado o maior projeto de circulação de artes cênicas do país. Além dele, a edição vai homenagear o ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua. Na iniciativa, ele também vai apresentar o espetáculo “Herança”, que estreou nacionalmente no ano passado, no Centro Cultural Unimed BH-Minas. Em “Herança”, ele divide os louros com a filha, Júlia Tizumba, e Sergio Pererê.

Serviço

Entrevista Musical com Malluh Praxedes

Convidado: Maurício Tizumba
Cenografismo: Otávio Bretas
Direção Artística: Celinha Braga
Quando. Terça-feira, dia 9 de abril de 2024, às 20 horas
Onde. Casa Outono (Rua Outono, 571, Carmo – informações: 99906-0624)

Quanto. R$ 50

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]