![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Grupo-Contemporâneo-de-Dança-2017-©Pablo-Bernardo-3-1-1024x567.jpg)
Grupo Contemporâneo de Dança Livre Foto: Pablo Bernardo / Divulgação
Além de eventos com entrada franca, neste post trazemos para você atualizações sobre o universo da cultura. Hoje vamos falar de Oscar mais uma vez. O filme Dor e glória do diretor Pedro Almodóvar foi o pré-selecionado para representar a Espanha na próxima edição do Oscar. Entretanto, apenas em dezembro a lista com os dez semifinalistas da categoria Melhor Filme Internacional. Se ficou interessado em saber mais sobre o filme, o Culturadoria comentou as impressões sobre o longa. No Brasil, a pré-seleção foi para A vida invisível, do cearense Karim Aïnouz.
Outro assunto que está dando o que falar é o Rock in Rio. Com a proximidade da realização do festival todo mundo fica em polvorosa. O line up agrada e desagrada dependendo do gosto musical de quem está falando. Pensando nisso, o portal G1 realizou a enquete “Quem vai ser a grande revelação do Rock in Rio 2019?”. No Top 3 só deu Brasil. Gloria Groove se destacou, com 42,80% dos votos. Em segundo e terceiro lugar ficaram Baco Exu do Blues e Anavitória, com 15,54% 3 13,41% respectivamente.
BH
Na capital mineira as atividades com entrada gratuita vão atender a diversos gostos e estilos. A união entre arte e futebol poderá ser vista em uma mostra de cinema dedicada exclusivamente ao futebol. Isso porque a décima edição do Cinefoot chega mais uma vez à cidade e está com programação especial de 10 anos de realização. Destacamos também as atividades do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, que atua em contagem com objetivo de discutir a resistência do indivíduo em meio às relações de poder e também as relações entre as estruturas de violência e a criação de alternativas para reexistir.
Confira aqui as nossas dicas com ingressos pagos.
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/09/3-pés_Giselle-Geney.jpg)
Filme “3 pés”, de Giselle Geney/Still.
Cinefoot – 10º edição
O Cinefoot é o único festival de cinema de futebol do Brasil e chega à sua décima edição. Como o número 10 é muito importante em um time, dentro e fora de campo, esta edição está com programação especial de 10 anos. Então, até o dia 15 de setembro, o público pode conferir 30 filmes produzidos em 13 países diferentes, longas e curtas metragem. Ah, e não tem desculpa para não conferir a mostra, pois nesta edição o Cinefoot é realizado em três lugares diferentes: Cine Belas Artes, Memorial Minas Gerais Vale e o Mineirão.
Além de BH, Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo recebem a mostra. Na capital mineira a programação está dividida entre Mostra Competitiva, com exibição de longas e curtas-metragens que concorrem, por voto popular, à Taça Cinefoot de Melhor Filme; Mostra Minas Retrospectiva, que traz as produções mineiras mais emblemáticas de edições anteriores; Sessão Dente de Leite, com temática infantil e; Sessão Especial Acessibilidade, que apresenta o premiado documentário João Saldanha (dir: André Iki Siqueira e Beto Macedo), com audiodescrição e interpretação em libras.
[O QUE] Cinefoot – 10º edição [ONDE] Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, Funcionários – BH; Cine Belas Artes – Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes – Entrada franca, com retirada de ingressos 30min antes de cada sessão; Mineirão – Avenida Antônio Abrahão Caram, São José – Entrada franca, por ordem de chegada e sujeito a lotação [QUANTO] Entrada franca
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Grupo-Contemporâneo-de-Dança-2017-©Pablo-Bernardo-4-1-1.jpg)
Foto: Pablo Bernardo/Divulgação
Acatenango e/ou descomeço
A região metropolitana de Belo Horizonte vai ser dominada pela dança contemporânea. Até o dia 30 de setembro, Grupo Contemporâneo de Dança Livre vai discutir a resistência do indivíduo em meio às relações de poder e também as estruturas de violência e a capacidade de criar formas de reexistir. O trabalho é feito para espaços públicos e faz parte das pesquisas do grupo sobre a repetição e degradação do movimento. Grupo Contemporâneo de Dança Livre atua nos palcos e na rua desde 2010 com processos colaborativos e criação em dança contemporânea. Na programação, que se estende até o fim de setembro, moradores de Contagem – e quem mais estiver pela região – vão poder conferir as apresentações em diversas praças. A programação completa e mais informações você encontra no blog do grupo.
[O QUE] Acatenango e/ou descomeço [QUANDO] 13, 27 e 28 de setembro [ONDE] Dia 13: Praça Itajaí, Bairro Monte Castelo, Contagem – 14h; Praça Marília de Dirceu, Bairro Inconfidentes, Contagem – 17h; Dia 27: Praça em frente ao Centro Comercial Jardim Riacho, número 1125, Bairro Jardim Riacho das Pedras – 17h; Dia 28: Praça Carlos Luz, Bairro Riacho das Pedras – 10h30 [QUANTO] Entrada franca
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Callebaut-Chocolate-Week_Cha-Comigo_H40A3894_VictorSchwaner-1.jpg)
Foto: Victor Schwaner / Divulgação
4ª Callebaut Chocolate Week
Atenção, chocólatras de plantão! Anote na agenda pois a Callebaut realiza a Callebaut Chocolate Week. Trata-se de um circuito que reúne algumas das confeitarias, chocolaterias e docerias mais premiadas do Brasil. Para a quarta edição os chefs têm o desafio de destacar o ruby, quarto tipo de chocolate lançado pela Callebaut. Só para te dar água na boca, o ruby tem coloração rosa, sabor frutado e levemente ácido. Os ingredientes esse chocolate são naturais, não leva aditivos e o chocolate é combinado com ganache de frutas vermelhas, nozes e infusão de lady in red, compota de goiaba, ganache de queijo, pé de moleque de pistache, bolo de baunilha, doce de leite, geleia de jabuticaba com pimenta, caramelo de banana com cachaça e frutas silvestre e outros. Aproveito, pois esta é a primeira vez que o evento vem a BH!
[O QUE] 4ª Callebaut Chocolate Week [QUANDO] 13 a 22 de setembro [ONDE] Ah! Bon Café, Chá Comigo, Doce Leva, Doce que Seja Doce, Fany Bombons, Gusto Mio Gelato, L’Or Noir, La Parisserie, o_Granulado e Segredos de Chocolate [QUANTO] Entrada franca, confira os preços dos pratos nas confeitarias
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Festa-Tradicional-Italiana-Foto-Victor-Schwaner-5.jpg)
Festa Tradicional Italiana
Foto: Victor Schwaner
13ª Festa Tradicional Italiana
Quando se fala em Itália o que vem na sua cabeça? Massas, pizza, arquitetura… Para abordar isso e muito mais, é realizada neste fim de semana a 13ª edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte. Imigrantes, descendentes e amigos em geral da cultura do país estarão presentes, mas a festa é aberta para todo o público. Quem comparecer vai conferir dois shows de cantores italianos, comida típica, música e dança. O destaque desta edição é a homenagem. A edição número 13 da festa vai celebrar a história do cientista e artista italiano Leonardo Da Vincci.
[O QUE] 13ª Festa Tradicional Italiana [QUANDO] 15 de setembro, 10h às 20h [ONDE] Av. Getúlio Vargas, entre Av. Afonso Pena e Av. do Contorno [QUANTO] Entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não perecível
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Peter-Fassbender_Foto-Leo-Lara_MG_9273.jpg)
Curador da mostra Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano
Foto: Leo Lara
Café Controverso: Diálogos do Movimento – O futuro do carro
Está em cartaz a exposição Exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura. E é justamente sobre o design automotivo que o Café controverso vai falar neste fim de semana. O Espaço do Conhecimento UFMG recebe Peter Fassbender, diretor de design da Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina e curador da mostra Beleza em Movimento. Já para fazer sobre a relação entre a indústria automobilística e a realidade urbana, o convidado é Sérgio Martins, professor, geógrafo, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP. A proposta do Café e pensar o automóvel do amanhã, passando por beleza, design, mobilidade e destacando o tema combustível.
[O QUE] Café Controverso: Diálogos do Movimento – O futuro do carro [QUANDO] 14 de setembro, 10h [ONDE] Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, Funcionários – BH [QUANTO] Entrada franca
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Serelepe-en-Buenos-Aires2-Florencia-Girola-Alcon.jpg-1.jpg)
Foto: Florencia Girola Alcon/Divulgação
Festival Meninada
Shows, contação de histórias, cortejos, oficinas e atividades lúdicas para as crianças. Esse é o Festival Meninada, que é realizado nos dois últimos fins de semana de setembro. A proposta do festival é fomentar o convívio cultural das crianças em praças, parques e ruas da cidade. A ideia de promover um evento como esse é do produtor cultural e músico Dudu Nicácio. A programação da primeira edição conta com a participação dos artistas Armatrux, Bloco Fera Neném e Mindinho Bateria, Pé de Sonho, Serelepe e Silvia Negrão.
[O QUE] Festival Meninada [QUANDO] 15 de setembro, 10h30 [ONDE] Parque Ecológico e Cultural Professor Marcus Mazzoni – R. Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova – BH [QUANTO] Entrada franca
[culturadoriaads]