Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Encontros entre artistas de diferentes gerações que são verdadeiras joias

A música brasileira é cheia de riquezas desde o início da sua história. Selecionamos cinco encontros de diferentes gerações que valem a pena conferir pra já!
Por Jaiane Souza
encontros de artistas de diferentes gerações
Encontros de gerações da música entre Gal Costa e Rubel. Foto: Maria Magdalena Arrellaga

A afirmação de que os mais velhos sempre têm algo a ensinar aos mais novos é a mais pura verdade. Entretanto, o contrário também ocorre. Quando a via é de mão dupla, ou seja, há compartilhamento de experiências de ambas as partes, o resultado é um encontro cheio de riqueza. No caso da música não seria diferente, desde sempre artistas de diferentes gerações se encontram para cantar os grandes sucessos e também o que há de novo. Por isso, a seguir destacamos cinco encontros de artistas de diferentes gerações que são preciosidades para a história da música e para os fãs. Confira!

Rubel e Gal Costa

Em 2 de fevereiro de 2020, Rubel subiu ao palco com Gal Costa para somar no show A pele do futuro. A participação de Rubel rendeu dois duetos entre os artistas, ambos no formato voz e violão. O primeiro foi Baby, música de 1968 eternizada na voz de Gal. A gravação ao vivo foi lançada pelo artista como single. A segunda, Coração vagabundo, é de 1967, e tem autoria, assim como Baby, de Caetano Veloso. A faixa foi regravada posteriormente para fazer parte do disco Nenhuma dor, no qual Gal Costa revisita canções da sua discografia em duetos com diversos artistas. 

Ouça Coração vagabundo aqui e Baby aqui.

Gilberto Gil e Iza

Gilberto Gil é um gigante da música brasileira, um dos mais importantes da história da nossa canção. Por outro lado, Iza vem se consolidando como um nome promissor, de muito talento e representatividade. Eles se uniram em 20 de junho de 2020 por uma causa nobre. Além de tocarem juntos em um show completo, a iniciativa teve o propósito de arrecadar dois milhões de refeições para comunidades no movimento “Faça parte: comece o que não tem preço”. O encontro foi organizado por Zé Ricardo, curador renomado do palco Sunset do Rock in Rio. Dessa forma, juntos, Gilberto Gil e Iza passaram pelos grandes sucessos do artista baiano. Entre eles, Andar com fé, Se quiser falar com Deus e de outros artistas como Three little birds, de Bob Marley. 

Confira o show completo de Gil e Iza aqui.

Caetano Veloso e Maria Gadú

Quando Maria Gadú lançou o seu primeiro disco autointitulado, em 2009, chamou atenção de vários grandes artistas. Entre eles, Caetano Veloso. O encontro musical entre eles começou modesto, em 2010, e foi crescendo e caindo nas graças do público e mídia. No mesmo ano, eles saíram em turnê por várias cidades do Brasil e, depois, registraram o sucesso da parceria no CD e DVD Multishow ao vivo – Caetano e Maria Gadú. Em uma apresentação intimista com voz e violão, os artistas mesclaram no repertório sucessos de Caetano, como Vaca profana, Alegria, alegria e Odara, e canções de Gadú.

Veja o show completo.

Nando Reis e Anavitória

Um dos duos mais queridos do Brasil saiu em turnê para celebrar o Dia dos Namorados ao lado de Nando Reis em 2018. Dessa forma, o trio passou por cinco cidades brasileiras em um repertório com composições de Nando e de Ana Caetano, a principal compositora da dupla. No ano seguinte, Anavitória lançou N em tributo a Nando Reis. O terceiro disco da carreira da dupla faz uma releitura de dez músicas do artista, todas bem no estilo do duo acompanhadas das vozes suaves de ambas.

Ouça no Spotify o disco N.

Milton Nascimento, Liniker e Xênia França

Liniker e Xênia França são dois dos nomes expoentes da música brasileira contemporânea. Também em 2020, elas fizeram um show potente, memorável e emocionante ao lado de Milton Nascimento. Em formato de live, diretamente na casa de Bituca em Juiz de Fora, os três artistas entoaram grandes sucessos do Milton, como Travessia, Um girassol da cor do seu cabelo, Cais, Clube da Esquina e Maria Maria. Assim como a apresentação de Gil e Iza, esta live também arrecadou alimentação para comunidades carentes.

Confira o show completo no canal de Milton Nascimento no YouTube.

encontros de artistas de diferentes gerações
Encontros de gerações da música entre Nando Reis e Anavitória. Foto: Victor Affaro

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!