Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Encontro nacional e estadual em BH discute o futuro do Hip Hop

Por Thiago Fonseca *

30/05/2018 às 13:29 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Nação Hip Hop / Divulgação

O Hip Hop é pautado em cinco elementos: o rap, o DJ, o breakdance, o graffiti, e por último, o conhecimento. Baseado nesse quinto elemento é que o Nação Hip Hop Brasil realiza o 3º Encontro Estadual e 5 º Encontro Nacional da Nação Hip Hop em Belo Horizonte. O evento será realizado dos dias 31 de maio a 2 de junho.  A Escola Municipal Israel Pinheiro, no bairro Alto Vera Cruz, é quem receberá o encontro. Esta é a primeira vez que a edição nacional chega a Minas.

Durante os três dias de evento serão realizadas várias ações com o objetivo de reunir lideranças e representantes de 14 estados do Brasil. O encontro pretende debater e propor reflexões na perspectiva da estética política, cultural, empreendedora e social do Hip Hop. Movimento que surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, foi considerado, em 2017, o gênero musical mais popular do ano nos Estados Unidos, segundo levantamento da empresa de dados estatísticos Nielsen.

“Queremos realizar um encontro formativo e estratégico do movimento para se organizar e pensar o futuro do Hip Hop. Sendo assim, vamos discutir todas as questões ligadas ao movimento. Em síntese, pensar a periferia, a negritude, a identidade e o genocídio da juventude negra nos últimos anos”, explica Fred Negro F, coordenador institucional da Nação Hip Hop.

 

Foto: Nação Hip Hop / Divulgação

Formação e conhecimento

A programação, segundo Fred, busca imersão no movimento. “Acredito que o Hip Hop transforma vidas e cotidianos. Assim, vamos discutir o papel do movimento, proporcionar a formação e o conhecimento”, pontua. Dessa forma, conta com a presença de pensadores como Eliane Dias, Big Richard e Betinho Zulu. Todos os eixos temáticos estarão de forma direta ou transversal dialogando com os mais variados segmentos do movimento Hip Hop.

Performances, intervenções culturais e shows dos mais variados elementos da cultura Hip Hop também terão espaço. Os artistas poderão apresentar seus trabalhos no “Palco Uma Só Nação”. Receberá atrações gratuitas durante todo o evento. É aberto para todos mas será preciso apenas que seja feito cadastro online ou na portaria. A programação completa você confere aqui.

A solidariedade ao próximo será colocada em pauta com a parceria com a campanha “Calor Humano”. Dessa forma, serão arrecadadas roupas de inverno, sapatos e cobertores. Eles serão doados às instituições de acolhimento de crianças, jovens, idosos e centros de referência à população em situação de rua em Minas Gerais.

Nação Hip Hop Brasil

Organizado há 13 anos a Nação é uma entidade de representantes do movimento Hip Hop do Brasil inteiro.  Tem com o objetivo coletivo de efetivar uma organização em rede. Assim, travar as discussões sobre as principais pautas e demandas do movimento. Por fim, potencializar as ações positivas desenvolvidas por seus protagonistas, desencadear o processo das grandes lutas sociais com a efetiva participação de quem faz o Hip Hop no Brasil.

 

Continua após a publicidade...

photo

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 08 de dezembro

Nossa Culturadoria semanal sempre tem atrações gratuitas. Esta, no entanto, está levemente fora da curva: tem bastante coisa. Grupo Galpão se apresenta em um canto nunca ocupado pela companhia, Mart’nália e Otto são convidados para a festa de aniversário.     RODRIGO BORGES E MART’NALIA As comemorações do aniversário de BH seguem com programação diversificada. […]

LEIA MAIS
photo

Culturadoria para o seu fim de semana: 03 de novembro

As apostas do Culturadoria incluem hits repaginados no palco do Palácio das Artes, musical consagrado, solos no teatro e duas estreias brasileiras no cinema. Uma é classica: Dona Flor e seus dois maridos volta à telona e tem também o segundo longa do talentoso diretor Felipe Barbosa.   JOTA QUEST Curva rara na trajetória de […]

LEIA MAIS
photo

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 18 de agosto

A agenda teatral está bastante generosa no fim de semana na nossa Culturadoria. São várias estreias de peso dos grupos de BH. Tem proposta ousada de Rita Clemente, mostra comemorativa da Cia Afeta e novo espetáculo do Grupo Ponto de Partida, de Barbacena. Na música, o Savassi Festival começa com promissor show de Rosa Passos […]

LEIA MAIS