Exposições dos dois artistas poderão ser visitadas na Galeria dotART até o próximo dia 4 de novembro
A dotART Galeria inaugura nesta terça-feira, dia 8, duas exposições inéditas, que poderão ser apreciadas pelo público a partir da quarta-feira. São elas: “Baluarte de Ramos”, do artista Rena Machado, e “Enredo para redenção: sabiá, açaí, ou qualquer tipo de proteção tropical”, de Elvis Almeida. Ambas poderão ser visitadas até o dia 4 de novembro de 2023.
Uma curiosidade é que a mostra da dotART é, na verdade, a primeira de Rena Machado em uma galeria. Assim, o artista reescreve sua experiência de murais para as telas. “O artista olha o passado e tem suas referências, mas é capaz de inovar e trazer um frescor necessário à arte atual”, comenta Wilson Lazaro, diretor da galeria. “Ele transforma a linguagem com muita emoção. Assim, é quase como se rasgasse as temáticas já conhecidas e, a partir daí, apresentasse algo verdadeiro, que impacta e arrebata”.
Já quanto a Elvis, Lazaro pontua que as obras do artista estão intrinsecamente ligadas à sua história de formação. Sendo assim, que abrange desde a influência das HQs e de outros artistas brasileiros até a vivência urbana. “Os elementos de suas obras trazem um apelo sensorial e alegre, ao mesmo tempo em que refletem um caráter atemporal e incerto. O artista cativa o olhar e conta uma história, mesmo em pinturas abstratas, com muitas formas e cores”.
Trajetórias
Embora distintas e individuais, as exposições na dotART convergem principalmente no que diz respeito à origem das expressões artísticas dos artistas. Amigos de longa data, eles se conheceram ainda na adolescência, no Rio. Primeiramente, por meio do graffiti, na Rua de Ramos.
Rena Machado
“Baluarte de Ramos”, mostra de Rena Machado na dotART, traz 13 trabalhos. Neles, o pintor se permite lidar unicamente pela pintura, na qual, afirma, não há apagamentos, apenas camadas. “A tinta sobre a tinta enterra o que foi considerado superficial e deixa na superfície o alcance do profundo. Navego entre as dimensões através das cores, manipulando suas frequências”. Ainda de acordo com ele, o resultado é o mapa do caminho que percorre para alcançar o estado de consciência do momento da criação.
Sobre o artista, o curador Paulo Azeco pontua: “Sua produção eclode de forma visceral a partir de uma intensa pulsão criativa. Essa é baseada em sua experiência figurativa anterior no grafitti. No entanto, se manifesta do desejo psíquico e assume resposta numa abstração forte, segura, quase sólida. Assim, que ultrapassa as barreiras entre qualquer imposição formalista ou de gênero”.
Elvis Almeida
Elvis Almeida nasceu em 1985 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Na dotART, realiza exposições desde 2017. As obras desta nova exposição foram criadas há apenas dois meses. São sete pinturas, pensadas como um grande desfile das escolas de samba: “Enquanto fazia uma das pinturas, comecei a lembrar da ideia da pintura alegórica, das alegorias”, conta ele.
“Assim, comecei a lembrar dos carros alegóricos. E das escolas de samba, dos sambistas e dos enredos. (Tal qual) da maneira como as narrativas vão sendo construídas no decorrer de um desfile. Então, achei divertido a ideia de encarar cada pintura que eu estava fazendo como se fosse um carro alegórico. Cada pintura representando uma ala”, explica.
Serviço
dotART galeria
Exposições “Rena Machado – Baluarte de Ramos” | “Elvis Almeida – “Enredo para redenção: sabiá, açaí, ou qualquer tipo de proteção tropical”
Quando: de 8 de agosto a 4 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h | sábado, das 10h às 13h
Onde: dotART (rua Bernardo Guimarães, 911, Savassi)
Entrada gratuita
Informações: (31) 3261-3910