Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

25ª Mostra de Cinema de Tiradentes: dicas do que ver na programação

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Mostra de Cinema de Tiradentes será totalmente online e exibe entre 21 e 29 de janeiro, 169 filmes na programação gratuita

Por Carol Braga | Editora

A partir do dia 21 de janeiro você terá à disposição um recorte muito original do que é o cinema brasileiro contemporâneo. Sobretudo aquele cinema produzido de forma independente e que reflete – de fato – as questões do nosso tempo. Assim tem sido, ao longo dos últimos 25 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Assim como em todas as edições, escolher o que ver em meio a um cardápio tão variado de opções, é tarefa difícil. Por isso, segue nossa tentativa de ajuda. Digo tentativa porque toda escolha envolve, também, uma série de questões e interesses pessoais. De toda forma, são os longas e curtas que estão no meu radar tanto para ver como também rever, já que dois fazem parte da mostra que faz uma retrospectiva da história do festival. 

SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS

Direção: Fábio Leal 

De 24/01 | 20H ATÉ 25/01 | 20H 

De todos os longas que disputam a Mostra Aurora em 2022 na Mostra Tiradentes, esse me pareceu o mais curioso. É um filme de pandemia, se é que existe esse gênero. De toda forma, é um cinema que espelha nosso tempo e, assim, merece nossa atenção.

BARONESA

Direção: JULIANA ANTUNES 

DISPONÍVEL DE 22/01 A 29/01 

De toda a história da Mostra Tiradentes, esse longa foi um dos que mais me impactou. Nunca vou me esquecer da sessão e nem do debate do dia seguinte. Baronesa volta para a Mostra 25 anos. Vale o play! Neste link você encontra o texto que escrevi à época. Aqui tem mais um!

CAFI

Direção: Lírio Ferreira e Natara Ney

??DE 22/01 | 22H ATÉ 23/01 | 10H

É um documentário sobre Cafi, um dos fotógrafos mais importantes da música brasileira. Ele fez tanta capa antológica que merecia mesmo ter a história contada em filme. Só para citar uma: Clube da Esquina. Essa é tão famosa quanto polêmica.

ROMANCE

Direção: KARINE TELES

DE 24/01 | 16H ATÉ 25/01 | 16H

??Além de ser uma excelente atriz, Karine Teles começa se revelar diretora. E isso muito me interessa. É o caso de Romance, daqueles filmes que nem preciso olhar a sinopse. Quero ver e pronto. Karine recentemente esteve no elenco de Manhãs de Setembro, série da Amazon Prime Video. Fica a dica também para quem ainda não viu

UMA PACIÊNCIA SELVAGEM ME TROUXE ATÉ AQUI

Direção: ÉRICA SARMET

DE 26/01 | 22H30 ATÉ 27/01 | 22H30

Mais um curta com uma artista que eu admiro experimentando outros papéis. Nesse filme, Zélia Duncan é atriz. Ela já fez teatro (muito bem!) e tem explorado cada vez mais esse talento. 

LUTAR, LUTAR, LUTAR

Direção: Sérgio Borges e Helvécio Marins

??DE 28/01 | 19H ATÉ 29/01 | 19H

Quem não conseguiu ver no cinema, a hora é agora. Ainda mais para uma atleticana como eu. Só ouvi elogios para o filme Sérgio Borges e Helvécio Marins. Em resumo: chegou a minha vez!

A PRIMEIRA PERDA DA MINHA VIDA 

Direção: INÊS PEIXOTO

DE 29/01 | 10H30 ATÉ 30/01 | 10H30

Filme que faz parte do belo experimento que o Grupo Galpão conduziu ao longo de 2021. É preciso mesmo encontrar os pontos de contato entre o teatro e o cinema. Neste média, Inês Peixoto brilha em uma direção muito poética e cheia de metáforas. 

CRÍTICO

Direção: Kleber Mendonça Filho

DE 0H DE 22/01 ATÉ 0H DE 30/01

Primeiro longa do diretor de Bacurau, Crítico traz uma interessante reflexão sobre o ofício. Keber apresenta o ponto de vista dos diretores sobre a tarefa. Assim, também desperta, claro, algumas reflexões.

FICÇÕES SÔNICAS #2

Direção: Grace Passô

DE 29/01 | 21H ATÉ 30/01 | 21H

É descrito como uma peça-filme e faz parte de um projeto experimental da atriz e diretora Grace Passô com roteiro de Aline Villa Real. O objetivo é explorar sons e agir a partir de vidas negras em diáspora.

Romance, filme na Mostra Tiradentes. Foto de Pedro Faerstein

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!