Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dicas de séries brasileiras para ver no streaming

Selecionamos cinco séries que estão disponíveis na Netflix e Globoplay para você conferir. Que tal inserir produções nacionais na sua lista?
Por Jaiane Souza
séries brasileiras
Crédito: Netflix

Nem só de produções gringas vive o streaming. O audiovisual nacional é riquíssimo e está conquistando cada vez mais espaço e o gosto das pessoas. Acontece que, muitas vezes, nós mesmos não valorizamos o que é feito aqui. No entanto, conseguimos encontrar narrativas muito interessantes com temáticas universais ou até mesmo locais. Por isso, aqui vão cinco séries brasileiras disponíveis no streaming para você conferir e expandir o repertório de produções nacionais. Confira! 

Irmandade

Relata a história de Cristina (Marina Costa) uma advogada que se associa ao detetive Andrade (Danilo Grangheia) após demissão do Ministério Público e ganha uma missão. Ela precisa se infiltrar na facção criminosa Irmandade para desmanchá-la por dentro e entregar os líderes da organização. No entanto, encontra um problema. Descobre que o irmão Edson (Seu Jorge), antes tido como desaparecido, está preso há 20 anos e é o líder da facção. A série tem uma temporada disponível na Netflix e a segunda está confirmada pela plataforma de streaming. 

Confira aqui. 

Sob pressão

Se passa em um hospital público do Rio de Janeiro e mostra os dilemas da saúde pública e a rotina estressante dos profissionais de saúde. O foco está em Evandro (Júlio Andrade), cirurgião-chefe da equipe médica, e Carolina (Marjorie Estiano), cirurgiã vascular. Enquanto ele é cético e objetivo, ela encontra na fé um refúgio para os problemas. A série está disponível em três temporadas. Além disso, em 2020, lançou o especial Sob Pressão: Plantão Covid retratando o contexto de pandemia no SUS. 

Veja no Globoplay.

3%

Em um futuro pós-apocalíptico, o mundo é um lugar praticamente inabitável. Em outras palavras, tudo está devastado e as pessoas vivem na miséria, na pobreza e com recursos extremamente escassos, inclusive o Brasil. Nesse contexto, quando todas as pessoas completam 20 anos de idade, têm a possibilidade de passar por um processo seletivo. Ele envolve provas físicas, psicológicas e morais. O objetivo é conseguir uma chance de ir para o Mar Alto, uma região de abundância que oferece oportunidades muito melhores do que a realidade anterior. Entretanto, apenas 3% dos participantes conseguem se classificar. Alguns dos atores presentes na trama são Bianca Comparato, Vaneza Oliveira, Rodolfo Valente e Rafael Lozano. 

Veja na Netflix

Me chama de Bruna

Unindo ficção e realidade, a série baseia-se na história real de Bruna Surfistinha. Dessa forma, relata a história de Raquel Pacheco (Maria Bopp). Desde que sai de casa e começa a se prostituir até o momento em que se torna a prostituta mais famosa do Brasil. Além de focar no caminho que Bruna, antes Raquel, trilha para ser conhecida, a série tem outras histórias paralelas. Ou seja, traz personagens secundários que representam algumas das dificuldades de pessoas que precisam se prostituir para sobreviver. Além disso, aborda corrupção policial, violências e chantagens. A produção foi indicada ao Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano nas categorias Melhor Série e Melhor Atriz para Maria Bopp. 

Veja no Globoplay. 

Bandidos na TV

Por fim, uma dica de série documental baseada em fatos reais sobre o apresentador de TV e político Wallace Souza. Ele apresentava o programa Canal Livre em Manaus durante os anos 1990 e 2000 e foi acusado de orquestrar uma série de assassinatos de criminosos para aumentar a audiência do programa. Dessa forma, seus repórteres sempre chegavam primeiro no local do crime. Além disso, Wallace fazia questão de mostrar imagens sensíveis e dizer que a solução para bandidos era o caixão. Em resumo, a série é uma reflexão interessante sobre o poder da mídia de massa, sobre a influência de personalidades televisivas e políticos. 

Disponível em uma temporada na Netflix.

séries brasileiras
Foto: Rede Globo / Globoplay

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!