Gosta de música brasileira e quer se aprofundar mais no assunto ou expandir os horizontes? Então, destacamos algumas dicas de livros que tratam mais do assunto para você adicionar à lista de leituras. Já pensou passar dez anos acompanhando os Novos Baianos em shows e vários outros projetos? Ou então conhecer a fundo a história pessoal e artística de Rita Lee? Pois é, as histórias contadas nas obras a seguir passam por fatos como esses e vários outros. Confira!
Caí na estrada com Novos Baianos
Imagine passar uma década e vivenciar histórias divertidas, curiosas, dramas etc de uma das bandas mais marcantes da história da música brasileira? A produtora paulistana Marília Aguiar não só viveu isso como registrou em livro. Ela conheceu o grupo em 1969, quando compareceu ao lançamento do filme Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla. Assim, caiu na estrada com o grupo, foi deserdada pela família e compartilhou a vida por 20 anos com Paulinho Boca de Cantor. Em resumo, o livro tem detalhes de memórias vividas bem de perto por ela, além de fotos que ilustram vários desses momentos. Compre aqui.
101 canções que tocaram o Brasil
Uma espécie de trilha sonora da história do Brasil de acordo com o jornalista, escritor e músico Nelson Motta. No livro ele conta, com riqueza de detalhes, a história de 101 canções que considera as melhores da música popular brasileira. Só para exemplificar, marcam presença na obra nomes como Rita Lee, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tim Maia e Cartola. Compre aqui.
Rita Lee – Uma autobiografia
Nome primordial e um dos mais influentes na história do rock nacional, Rita Lee contribuiu, mais uma vez, com a música e com a literatura ao lançar, em 2016, a sua autobiografia. Em uma narrativa destemida, ela passa pela infância, pelos primeiros passos da carreira artística e pela prisão, em 1976. Entretanto, não deixa de lado a vida pessoal. Dessa forma, fala do encontro com Roberto de Carvalho e da chegada dos filhos em uma narrativa mesclada com a história de suas músicas e discos. O livro está disponível aqui.
Contos do rock: Histórias dos bastidores do rock brasileiro contadas por quem estava lá
Como o título mesmo já diz, a obra reúne histórias dos bastidores do rock relatadas por quem viveu a experiência na pele. Dá vontade, né? Mas para quem ama a história da música, pode se sentir parte da época com esta leitura. E são os bastidores mesmo: escolhas de nome de banda, esquecimento de letra de música, da vergonha ao humor. O autor, Daniel Ferro, convidou artistas de diferentes gerações para compartilhar tais histórias. Alguns deles são Jimmy London, João Barone, Kiko Zambianchi, Helio Flanders, Fernanda Takai, Dinho Ouro Preto, Toni Garrido e Érika Martins. Compre aqui.
Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia
Número um na lista das 100 maiores vozes da música brasileira realizada pela Rolling Stone! Além disso, foi um dos responsáveis pela introdução do funk e do soul na música popular brasileira. O grandioso Tim Maia não poderia estar fora desta lista, já que contribuiu grandemente e deixou um legado para a história da nossa música. O livro é uma biografia que conta a infância e a juventude do artista na Tijuca, bairro onde cresceu no Rio de Janeiro. Em seguida, passa pelo período que viveu nos Estados Unidos, país no qual foi preso por porte de drogas e deportado.
De volta ao Brasil, trouxe as influências da música negra e inseriu no seu trabalho na MPB. Assim, com a voz grave, forte e rouca, se destacou com vários hits lembrados até hoje. O livro também deu origem ao musical Tim Maia – Vale Tudo, no qual foi vivido por Tiago Abravanel e Danilo de Moura, e influenciou o filme de Mauro Lima, protagonizado por Robson Nunes e Babu Santana. Disponível aqui.