fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dicas de filmes para ver com a família no Dia das Mães

Separamos comédias e dramas para vocês assistirem no próximo dia 10

Por Thiago Fonseca *

07/05/2020 às 10:56 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Cena de Benzinho - Foto: Vitrine Filmes / Divulgação

Que tal escolher um filme para ver com toda a família no Dia das Mães? Nesta lista que preparamos dá para rir junto, refletir e também se emocionar. Aviso de spoiler: e muito, viu! Separamos produções indicadas a grandes premiações como o Oscar e também bons exemplares do cinema brasileiro. 

E, se por causa do isolamento, você não puder estar junto de seus familiares, já explicamos como podem ver o mesmo filme e ao mesmo tempo. Clique aqui e saiba como funciona. 

A lista tem seis longas, três deles brasileiros, que falam sobre maternidade, sobre ser mãe e família. Aproveite! 

Quarto de Jack

O longa de Lenny Abrahamson conta a história de Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) que vivem isolados em um quarto. O único contato com o mundo é por meio da visita do Velho Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. No desenrolar da história, Joy faz de tudo para proteger o filho e fugir do local. O filme é uma adaptação do romance homônimo escrito por Emma Donoghue. Foi indicado ao Oscar em 2016. Brie Larson levou a estatueta de melhor atriz. Um filme emocionante, de suspense e com uma linda fotografia. 

Disponível no YouTube Google Play

Não Sei Como Ela Consegue

O filme de 2011, dirigido por Douglas McGrath, é uma comédia sobre as mães que fazem mil e uma coisas e deixam a família de lado. Em resumo, o longa conta a história de Reddy (Sarah Jessica Parker), uma mãe moderna que divide seu tempo entre os afazeres domésticos, com a maternidade e a profissão. No meio disso tudo, uma grande confusão se instaura. Riso na certa. Um longa que retrata a vida de muitas mulheres no mundo. 

Disponível no Globoplay

Benzinho

Irene (Karine Teles) é uma mãe de família que precisa lidar com a partida do filho mais velho. Ele vai tentar a vida como jogador de handebol na Alemanha. Em síntese, esse é o enredo do longa brasileiro dirigido por Gustavo Pizzi. Uma história sobre a síndrome do ninho vazio e famílias problemáticas. Um filme que toca e levanta discussões sobre o cotidiano das famílias, sobretudo brasileiras.

Disponível no YouTubeTelecine Play e Google Play

Que Horas Ela Volta?

Em dezembro de 2015, o longa foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pela organização norte-americana National Board of Review. É um roteiro precioso de Anna Muylaert e a atuação de Regina Casé. Um drama que trata dos conflitos entre a empregada Val (Regina Casé) e seus patrões. Ela deixou a filha no Nordeste para trabalhar e dar uma vida melhor para a família. Estimula reflexões sobre diferenças socioeconômicas e relações maternas. 

Disponível no Telecine Play Globoplay

Minha Mãe é Uma Peça

Minha Mãe é Uma Peça é uma trilogia de filmes que ganhou o Brasil. O projeto de Paulo Gustavo mostra a vida de Dona Hermínia (Paulo Gustavo) na rotina que envolve cuidar de três filhos, do marido e das irmãs. Uma comédia muito divertida e que apresenta o retrato de várias mães brasileiras e temas contemporâneos para discussão. Foi o filme mais assistido nos cinemas brasileiros em 2013. Clique aqui e confira a crítica que fizemos sobre o terceiro filme.

Disponível no YouTubeGloboplay e Google Play  

Rainha de Katwe

Uma longa sobre dramas familiares. Sobre a influência da mãe na viória dos filhos. Sendo assim, Rainha de Katwe conta a história da jovem ugandense Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) que leva uma vida dura. Trabalhando desde pequena, não tem dinheiro para estudar e, muitas vezes, passa fome junto da mãe e dos irmãos. Contudo, a vida muda até descobrir o xadrez. Influenciada pela mãe Phiona se torna uma rainha do jogo. Um filme para chorar e para ver como os filhos buscam por melhores condições para os pais. 

Disponível no Youtube Google Play

Cena de Minha Mãe é uma peça 3. Foto: Downtown Filmes/Divulgação
photo

Netflix Party: conheça a extensão que faz sessões de cinema compartilhadas

Em março, por conta do isolamento social decorrente da pandemia do Novo Coronavírus, uma extensão do Google ganhou destaque. É a Netflix Party. Ela permite que usuários da Netflix assistam a filmes e séries à distância, sincronizam a reprodução de vídeo e adicione bate-papo em grupo. Ou seja, você pode assistir os títulos preferidos com […]

LEIA MAIS
photo

Cinco séries e filmes indianos para ver na Netflix

A produção cinematográfica indiana é uma área que merece atenção, principalmente daqueles apaixonados por cinema. Isso porque a indústria da Índia, conhecida como Bollywood, é a que mais produz no mundo. São cerca de 1.800 filmes ao ano e receitas de muitos bilhões de dólares. Entretanto, nem todas as séries e filmes indianos podem ser […]

LEIA MAIS
photo

Cinema na quarentena: Minha Mãe é uma peça 3 chega ao streaming

A chegada de Minha Mãe é uma peça 3 ao streaming, no contexto de reclusão em que estamos vivendo, vai contribuir ainda mais para os números estratosféricos que todos os projetos dessa franquia de Paulo Gustavo costumam alcançar. Nenhum problema com isso. Como Bertolt Brecht costumava dizer, já que ninguém ri do que não entende, […]

LEIA MAIS