fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dicas de canais do YouTube para ampliar visão de mundo

Tem Monja Coen, Rita Von Hunty, Fronteiras do Pensamento e outros

Por Carol Braga

23/03/2020 às 08:30

Publicidade - Portal UAI
Monja Coen. Foto: Fernando Rabelo/Divulgação

Talvez por falta de hábito, muita gente tende a desconsiderar totalmente o conteúdo que circula no YouTube. Se você faz parte desta turma, a que torce o nariz para todo e qualquer youtuber, temos um recado. Tem sim muita coisa legal na plataforma de vídeos e você pode aprender muito com o conteúdo que circula por lá.

Para provar isso, compartilhamos aqui alguns canais que frequentamos. Procuramos traçar aqui um panorama diversificado em termos de temas. Se permita, aos poucos, descobrir que YouTube é para todo mundo.

Tempero Drag com Rita Von Hunty

O canal de Rita Von Hunty entrou no ar em maio de 2015 em um formato bem diferente do que tem agora. Os vídeos eram na cozinha. Tudo mudou e confesso que gosto muito mais do formato de hoje. Dona Rita dá aulas de assuntos diversos, a maioria em uma perspectiva Marxista. Os campeões de audiência falam sobre Consciência de Classe, Bíblia, Apego. Aqui do lado, um dos meus preferidos, vistos recentemente. Impressiona como ela nos aproxima a obra de grandes autores de uma maneira muito simples, bem humorada que é capaz de tocar os mais diferentes espectadores.

Mova com Monja Coen

Monja Coen é um fenômeno no YouTube. Também já experimentou diversos formatos. O mais usado são recortes de palestras que ela dá pelo Brasil afora. Assim como Rita Von Hunty, também consegue captar a atenção, abordar temas filosóficos com leveza, proximidade e, em muitos casos, humor. Mais recentemente ela falou sobre como alcançar independência financeira. Mas, um dos mais populares do canal, é o que aborda mudança. No entanto, deixo aqui uma dica dela sobre como controlar a ansiedade.

Casa do Saber

Foi uma grata surpresa descobrir que a Casa do Saber tem também um atualizado canal do YouTube. Para quem não conhece, esse projeto tem a atriz Maria Fernanda Cândido entre seus idealizadores, tem como propósito a disseminação de conhecimento. Tem uma agenda incrível de cursos, vale ficar de olho. Para quem procura coisas mais rápidas, fica a dica dos vídeos do canal.

Manual do Mundo

Você já pensou em como um porcelanato é feito? E a latinha de alumínio, os espelhos? Este tipo de conhecimento você encontra no Manual do Mundo. O propósito do canal é criar conteúdos que despertam a curiosidade. Com um detalhe: sempre descomplicando e transformando o chato em divertido. É impressionante a diversidade de temas. Vale explorar!

Fronteiras do Pensamento

Este é um projeto que existe na vida real como um ciclo de palestras. No canal do YouTube são disponibilizados conteúdos extra e que complementam as palestras. O mais bacana é o acervo que vem sendo construído desde 2010. Entre os vídeos campeões de audiência estão as participações de grandes pensadores do nosso mundo. Alguns deles ainda não estão mais entre nós como Zygmunt Bauman. Mas na seleta lista também tem Mia Couto, Manuel Castells, Alain de Botton e muitos outros.

Me Poupe!

Sim, é preciso saber lidar com dinheiro. Nathália Arcuri sabe muito bem disso e faz fortuna ensinando pessoas que não estão assim muito familiarizadas com a economia a ter um controle melhor. Não só isso: a ganhar mais também. Ela tem um jeito muito particular de se comunicar. Pode até assustar um pouco, mas fato é que ela diz o que precisa ser dito, sendo fiel ao próprio estilo.

Foto: Léo Fagherazzi / Divulgação
photo

Shows on-line: lista de apresentações musicais para ver ao vivo de casa

A cada dia surgem novas informações de bandas, músicos, produtores que inventam festivais on-line para cuidar do bem-estar das pessoas. A lista só aumenta. Claro que estamos de olho! “Tenho achado maravilhosa a iniciativa dos shows online. Para a gente que trabalha com o público, é muito angustiante essa condição de confinamento. Pelo menos eu […]

LEIA MAIS
photo

Sobre o Rio: conheça intervenção artística que revela rios canalizados em BH

Você já reparou que em algumas esquinas de Belo Horizonte, além dos nomes das ruas começou a aparecer recentemente uma placa diferente? Ela é branca e diz Córrego do Leitão. Trata-se de uma inusitada instalação criada pela artista visual Isabela Prado. Ela começou a pensar nesse projeto em 2006 e, curiosamente, a execução coincidiu com […]

LEIA MAIS
photo

Cinco palestras do TED que podem te inspirar durante a quarentena

Em uma das reflexões que registrou no livro TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público, Chris Anderson, o editor, assume o objetivo de convencer cada leitor de uma coisa. No futuro que já se tornou presente, é fundamental saber falar em público. Ou seja, na opinião dele, é uma aptidão imprescindível. […]

LEIA MAIS