Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dicas de aplicativos que você não sabia que precisava

Todos estão disponíveis gratuitamente (também com versões pagas) e podem ser baixados no celular, seja Android ou iOS
dicas de aplicativos
Foto: Canva

A tecnologia é um recurso que veio para facilitar muito a nossa vida. Quando falamos em certos tipos de aplicativos então, o dia a dia fica muito mais fácil. Isso porque a soma do celular na palma da mão mais um recursos rápido e prático resolve diversos problemas. Por isso, trouxemos dicas de aplicativos que estão por aí no meio da infinidade de opções e que podem ser muito úteis para você. Quer identificar uma música que está tocando no ambiente? Tem como. Descobrir o tipo de alguma planta? Também. Então, confira!

Shazam

Sabe quando você está em algum lugar e ouve uma música que você gostaria muito de guardar e ouvir depois, mas não tem ideia do nome ou como encontrá-la? Então, este aplicativo é para você. Disponível tanto para Android como para iOS ele identifica a música do ambiente em segundos e compara com uma base de dados para chegar à canção. Só música tocada ao vivo em shows ou barzinhos, por exemplo, que ele não encontra. Entretanto, as tocadas no rádio, no shopping, celular de outra pessoa e em qualquer mídia é possível identificar. Além disso, muitas vezes, ele fornece a letra, videoclipe e outros recursos. 

Moovit

Quem usa o transporte público sabe o perrengue que é não saber direito qual condução pegar, onde desembarcar ou coisas do tipo. O Moovit é um dos aplicativos mais completos nesse sentido, pois guia o usuário do ponto de partida até o ponto de chegada, do começo ao fim. Mostra os horários do transporte, mapas, o passo a passo para cada embarque e desembarque e avisa até o momento de fazer cada coisa, tudo em tempo real. Para isso, basta informar o endereço final e clicar em “Vamos”. Com a localização ativada, o restante do trabalho ele faz. Disponível para Android iOs.

PictureThis – Identificar Planta

Aplicativo disponível para Android e iOS que faz o reconhecimento de plantas a partir de fotos e disponibiliza a descrição, nome científico e ainda dicas de como cuidar. Então, se você cuida de horta, plantas em casa ou tem curiosidade para entender mais sobre diferentes tipos, basta tirar uma foto ou carregar alguma da galeria que o aplicativo apresenta as demais informações. As dicas de cuidados incluem até se cada espécie deve tomar sol ou ficar na sombra, se é venenosa etc. Há ainda versão paga com mais recursos. 

ReadEra

Trata-se de um leitor gratuito de livros online e offline e qualquer documento nos formatos PDF, EPUB, Word, Kindle, DJVU, FB2, TXT, ODT e CHM. Além de não ter anúncios e não precisar de registo para usar, é possível organizar os documentos do celular por autor ou categoria e ainda marcar se já foi lido ou pretende ler. Disponível para Android.

Canva

Mão na roda para quem precisa de peças gráficas e entende pouco ou nada de design. Isso porque o aplicativo (disponível também para o computador) tem milhares de templates pré-definidos para você adaptar como quiser. Só para exemplificar, dá para fazer cartazes, logomarcas, currículo, cartão de visita, montagem de foto, calendário e até editar vídeos. Além disso, se você trabalha com redes sociais, há a possibilidade de criar o post já no tamanho de cada plataforma, de anúncio no Facebook a story do Instagram. Há também a versão paga com recursos mais arrojados, com mais disponibilidade de imagens, textos, ilustrações etc. Disponível para iOS e Android.

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!