No Dia Internacional do Café, 1o de outubro, lembramos como a bebida tem se tornado uma verdadeira filosofia a ser seguida. Para os amantes do café, ele não é algo simples para ser consumido. É algo complexo que merece ser apreciado.
É a segunda bebida mais consumida do mundo, ganha cada vez mais adeptos e criatividade para ser saboreada. Se você é fã de um café novinho, trouxemos quatro estabelecimentos de Belo Horizonte para você aproveitar.
Minas Gerais e o café
O Brasil é o maior produtor do mundo. Sendo assim, atualmente, Minas Gerais é responsável por 55% da produção nacional. Desde 1960, o sul e o cerrado são as regiões que mais produzem café no estado, porém, atualmente as regiões das Matas e das Chapadas também têm alcançado importância estadual com sua produção cafeicultora.
Cada lugar e o modo de como o café é produzido influencia no sabor e na qualidade do grão. Com isso, elementos como acidez, notas aromáticas e a doçura da bebida são resultado do plantio, da geografia local, secagem, torra e o preparo culinário. Reconhecendo a complexidade deste grão, o café deixou de ser apenas uma bebida estimulante, mas se tornou o protagonista das novas cafeterias que exploram cada vez mais as particularidades e nuances que o café pode ter.
A capital de Minas se adapta as novas tendências
Os especialistas dizem que a “terceira onda do café” é uma nova tendência mundial. Ou seja, um movimento que se preocupa e prioriza a sustentabilidade da produção do grão. Começou na década de 1990 nos Estados Unidos, mas nos últimos sete anos, chegou no nosso Brasil e tem se espalhado, inclusive por Belo Horizonte.
Pensando nisso, escolhemos quatro estabelecimentos que pertencem a “terceira onda do café” na capital mineira. Nestas cafeterias, o café é o protagonista do local, pois os estabelecimentos trabalham com grãos selecionados, sendo a torrefação e a moagem muitas vezes realizadas no próprio local. Tudo para manter o máximo de sabor e qualidade da bebida.
Nas cafeterias da terceira onda, o café é a atração principal, portanto, o consumidor pode escolher o tipo de grão que deseja experimentar. O consumo, conecta experiências, histórias e preferências.
oop café
No coração da Savassi, oop é uma cafeteria pequena e acolhedora. Tem mesas ao ar livre, onde o cliente pode apreciar a bebida. A torra e a moagem dos grãos são feitas artesanalmente no próprio local. A cafeteria oferece variedade de grãos e métodos de extração, sendo que alguns tipos permitem que o cliente escolha o grão que deseja. Além disso, o estabelecimento vende os grãos utilizados na própria cafeteria e também oferece esporadicamente oficinas de degustação.
@oop.cafe | R. Fernandes Tourinho, 143 – Funcionários
Elisa
Especializada em café expresso e bebidas que tem o café como base, a cafeteria Elisa é recente na cidade. Está funcionando há apenas três meses e já conquistou fãs. Situada na Savassi, oferece grãos diversos que respeitam a sazonalidade da produção. Dessa maneira, oferece edições limitadas de alguns tipos de bebidas e lotes também restritos de grãos. A cafeteria é também um laboratório onde explora e controla a qualidade dos grãos, oferecendo cursos relacionados ao preparo e degustação.
@elisa.café | R.Sergipe,1149, Savassi
Noete Café
Ambiente espaçoso e agradável, Noete oferece internet para seus clientes, sendo um ponto de encontro para quem deseja apreciar um bom café e ter tempo para conversar. Além disso, também, ideal para quem deseja trabalhar em um ambiente calmo e agradável.
A cafeteria faz a moagem e a torra de seus próprios grãos, tendo sua própria marca, a Noete. Além das possibilidades de grãos e extração que o estabelecimento oferece aos seus clientes, o local tem o Clube Noete, onde os filiados ao clube recebem em sua própria casa, lotes diferenciados a cada mês.
@noetecafeclube | R. Santo Antônio do Monte, 294, Santo Antônio
Academia do café
A tradicional Academia do Café realiza a moagem e torrefação artesanal dos grãos, além de oferecer diversidade de grãos que variam de acordo com a sazonalidade da produção. O estabelecimento funciona desde 2011 formando profissionais como degustadores, torradores, classificadores e baristas, sendo referência na cidade para profissionais da área.
Em 2013, a Academia abriu as portas como cafeteria, criando um ambiente agradável para quem deseja degustar cafés brasileiros da melhor qualidade. É um estabelecimento indicado para quem deseja relaxar e apreciar a bebida, mas também, para quem deseja se aprofundar, conhecendo sobre o processo de produção, preparo, técnica e história desta bebida. Atualmente, a Academia oferece cursos presenciais e virtuais sobre a arte da bebida.
@academiadocafe | R. Grão Pará, 1024, Funcionários
Conteúdo produzido por Ester Louback