Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Artista sul-africano Jabulani Dhlamini inaugura exposição em BH

Gostou? Compartilhe!

Mostra reúne uma seleção de imagens da África do Sul e obras inéditas de Dhlamini produzidas no Brasil

O artista sul-africano Jabulani Dhlamini inaugura nesta sexta-feira, na Galeria Mitre, em BH, a sua primeira exposição no Brasil. “Casa/iKhaya Lami” traz uma seleção de imagens de seu país de origem e obras inéditas produzidas por aqui.

“Casa/iKhaya Lami” entrelaça dois termos distintos, mas interconectados, “casa” e “ikhaya lami” (“minha casa”, em zulu). Primeiramente, a exposição de Dhlamini examina criticamente as origens históricas e as implicações duradouras dos municípios na África do Sul e favelas no Brasil como construções coloniais. No caso, com foco no surgimento delas durante a era do colonialismo europeu. 

Uma das fotos da mostra "Casa/iKhaya Lami", do artista sul-africano Jabulani Dhlamini
Uma das fotos da mostra "Casa/iKhaya Lami", do artista sul-africano Jabulani Dhlamini

A exposição do artista explora como a política espacial, enraizada nos legados históricos do colonialismo, apartheid e desigualdades sistêmicas, influenciaram o desenvolvimento, a estrutura e as percepções dessas paisagens urbanas.

Residência com Paulo Nazareth

Jabulani Dhlamini está no Brasil a convite do artista mineiro Paulo Nazareth, que promove um programa de residência com artistas internacionais que encontra durante seus trabalhos pelo mundo. Também faz parte da exposição o vídeo “Old Hope”, de Nazareth, produzido na África do Sul e com participação de Jabulani. 

Parte do que Dhlamini vem produzindo no bairro Palmital também estará na Mitre Galeria. “O trabalho reflete minhas vivências e conversas ao meu redor. Enxergo as casas como museus pessoais, onde muitas histórias estão guardadas, proponho criar novas memórias” explica ele. 

Sobre Jabulani Dhlamini

Nascido em 1983, Jabulani Dhlamini vive e trabalha em Johanesburgo. Dhlamini se formou em fotografia documental na Vaal University of Technology, em 2010. É ex-aluno do programa Edward Ruiz Mentorship e do Market Photo Workshop em Johanesburgo. 

Seu trabalho concentra-se em sua criação, ao mesmo tempo em que reflete sobre diversas comunidades dentro da África do Sul contemporânea. A abordagem de Dhlamini é meditativa e provoca sutilmente um olhar mais atento para o que está nas margens. No caso, por meio de uma exploração da memória pessoal e coletiva.

Incorporando imagens de paisagens e retratos íntimos, o trabalho de Dhlamini captura momentos históricos – como a recordação do Massacre de Sharpeville. Assim como os efeitos do desapossamento de terras e o funeral da ativista anti-apartheid Winnie Madikizela-Mandela. Ao mesmo tempo, documenta os momentos mais tranquilos na vida dos sul-africanos comuns.

Casa/iKhaya Lami 

“Casa/iKhaya Lami” reúne uma seleção de fotografias que, primeiramente, examinam criticamente as  origens históricas e as implicações duradouras de “townships” e favelas como construções coloniais. Centrando-se na sua emergência durante a era do colonialismo europeu, esta exposição lança, assim, luz sobre as complexas dinâmicas que moldaram estes espaços e a vida  dos seus habitantes. 

A política espacial dos “townships” sul-africanos tem sido uma importante área de interesse para Jabulani Dhlamini. Os townships, criados sob o regime do apartheid como forma de segregar e controlar a população negra, continuam sendo moldados por questões de poder, desigualdade e resistência.

Através da criação de arquivos  fotográficos, o trabalho de Dhlamini pretende, assim, amplificar as vozes daqueles que viveram  e continuam a viver nestes espaços. Logo, a exposição desafia estas narrativas e revela as experiências vividas daqueles que habitam estes ambientes marginalizados. 

Serviço

Exposição “Casa/iKhaya Lami” | Jabulani Dhlamini 

Local: Mitre Galeria – R. Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto

Abertura em 26 de maio, 19h às 23h

Visitação de 27 de maio a 01 de julho

Terça a sexta, 10h às 19h

Sábado, 10h às 16h

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]