Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Design Lab ON: UniBH cria projeto online de cultura maker

Iniciativa selecionará pessoas para dar aulas por vídeos sem sair de casa. Saiba o que é cultura maker e conheça os makerespaces em BH

Gostou? Compartilhe!

Uma rede de conexão baseada na cultura maker online. Essa é a proposta do Design Lab ON. Criado pelo UniBH, a ideia do projeto é selecionar pessoas para ministrar aulas em vídeo pelas redes sociais da instituição e que sejam possíveis de serem reproduzidas em casa. Qualquer pessoa pode participar. Dessa forma, toda semana várias propostas serão selecionados durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19.

“Queremos formar uma comunidade a partir dos conhecimentos. Pode ser ensinado qualquer coisa. Fazer um brigadeiro, uma arte. Algo que possa ser feito em casa. No ato da inscrição, a pessoa diz o que quer ensinar. Vamos fazer uma curadoria semanal. Depois de aprovado, ela grava o vídeo e compartilhamos na rede. Por fim, vamos ainda, dar um feedback para os  projetos que não foram aprovados”, explica Flávia Vírginia, líder do Desing Lab.

As aulas podem abordar temas diversos como negócios, design, comunicação pessoal, faça você mesmo, moda e criatividade. Além de apresentar um conteúdo relevante, os espectadores serão convidados a postar o resultado nas redes sociais. Dessa forma, criarão uma corrente maker para agregar conhecimento e entretenimento nesse momento tão delicado.

Design Lab UniBH -Foto: Maykel Douglas / Divulgação

Os vídeos gravados serão editados pela equipe de audiovisual do UniBH, a Cacau. A equipe do Design Lab ainda enviará aos selecionados dicas para uma boa gravação. Para os estudantes da instituição, a participação ainda valerá como 8 horas de atividades complementares, contando a produção e participação.

Cultura Maker

A cultura maker se baseia na ideia de faça você mesmo. Ou seja, fabricar, construir, reparar e alterar objeto com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas. O espaço adequado, como o Design Lab do UniBH, também contribui. Prova disso, são os makerspaces compartilhados que estão surgindo por aí. São ambientes equipados com máquinas e ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos e acessórios para desenvolver eletrônica.

“No UniBH nosso espaço é voltado para economia colaborativa. Temos diversos equipamentos, como por exemplo, impressora 3D, máquina de costura, CNC, marcenaria e mentorias. A gente tem interesse que as pessoas parem de consumir e passem produzir os seus próprios objetos de maneira criativa e sustentável”, pontua Flávia Vírginia. Qualquer pessoa pode utilizar o Desing Lab do UniBH, basta marcar horário. Sendo assim, o uso das máquinas e do espaço não é cobrado, apenas o material.

Design Lab UniBH oferece impressora 3D, máquina de costura, CNC, marcenaria e mentorias -Foto: Maykel Douglas / Divulgação

Makerspaces

Em Belo Horizonte ainda há outros espaços deste tipo. A FAZ Makerspace, na região Centro-sul, é um exemplo. Por lá é possível utilizar impressora 3D, corte a laser, bancada eletrônica, e assim como, marcenaria. Para usar o espaço e desfrutar de tudo o que ele oferece, o interessado precisa comprar créditos – a unidade sai por R$ 60 e o tempo de uso varia de acordo com o tipo de máquina.

Tem ainda o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O laboratório aberto ao público no bairro do Horto, na região Leste de Belo Horizonte, conta com equipamentos de manufatura digital e manufatura convencional. Dessa maneira, há equipamentos para eletroeletrônica, corte a laser, máquina CNC para madeira, impressão 3D, marcenaria, pintura e arduino. Por R$ 180 por mês, qualquer um pode usar os equipamentos disponíveis no laboratório e receber orientação técnica para o desenvolvimento de projetos.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]