fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

De graça: dicas para o seu fim de semana do dia 7 de junho

Festival Paraíso Veg, Festival BB Seguros de Blues e Jazz, Arraiá dos Namorados, Feira de Comida Típica Japonesa, Festa Portuguesa estão entre as opções gratuitas

Por Laura Oliver *

06/06/2019 às 07:29 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Edgard Navarro é o homenageado da Cineop. Foto: Leo Lara/Universo Producao

Na Culturadoria desse fim de semana terá muito festival, música e gastronomia. Quando é de graça é melhor ainda. A 9ª Festa Portuguesa está chegando e promete ser um sucesso. Por falar em gastronomia, se você é daquelas pessoas que amam produtos naturais e livres de exploração animal, fica ligado no Festival Paraíso Veg. Atenção apaixonados por ‘japa’, está chegando mais uma edição  da Feira de comida típica japonesa .

Tem também Arraiá dos namorados. Uma mistura de feira de artesanato e festa junina. Agora, se você gosta de apreciar uma bela cachaça, fique atento. O festival Gin/Cana está chegando com tudo. E promete dar visibilidade aos produtores locais. Para fechar com música, teremos o 5º Festival BB Seguros de Blues e Jazz.

Cineop

Serão 105 filmes e todos com entrada gratuita. É a 14ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, a Cineop. Como é tradição por lá, os longas debatem o cinema como patrimônio, uma discussão que é relevante principalmente quando pensamos a produção cinematográfica nacional também como nossa memória. Em 2019, o cineasta baiano Edgard Navarro (foto) é o homenageado. Os filmes dirigidos por ele estarão entre os 12 longas, 4 médias e 89 curtas presentes na programação. Entre os destaques da produção contemporânea estão “A Mulher da Luz Própria”, de Sinai Sganzerla, que documenta sua mãe, a atriz e diretora Helena Ignez e “Carvana”, de Lulu Corrêa, sobre a trajetória do ator Hugo Carnava.

[O QUE] 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto [QUANDO] Até 10 de Junho [ONDE] Cine Vila Rica, Praça Tiradentes, Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto – Ouro Preto – MG [QUANTO] Gratuito

 

Rolê de Peso

Uma festa que defende o direito à felicidade, sem julgamentos. Eis o Rolê de Peso, uma festa que se define como “militância rebolativa” que empodera corpos. Nessa edição o evento pretende ressignificar o termo “corpo de verão”.Vale tudo, principalmente, um basta na pressão estética. O coletivo que organiza a festa tem 17 participantes. São eles:Ana Paula Aguiar, Anni Freitas, Antonio Roque, Érica Navarro, Fábio Resende, Fernanda Ferreira, Izabella Carvalho, João Andrade, Mateus Fernandes, Marcelo Gomes, Manoel Carvalho, Milena Thomazella, Orlando Júnior, Pilar Pitaluga, Pepsii, Rafael Libaneo e Thiago Bernardo. Tudo foi feito de maneira colaborativa para você se jogar sem medo de qualquer pressão.

[O QUE] Segunda edição do ‘Rolê de Peso’ [QUANDO] 8 de Junho, de 15h às 22h [ONDE] Casa Híbrido – Rua Aquiles Lobo, 79, Floresta – BH [QUANTO] Gratuito

 

Foto: Ana Paula Aguiar e Rafael Libaneo / Divulgação.

 

Festival Paraíso Veg

Se você gosta de produtos naturais e livres de exploração animal, fique ligado. O festival Paraiso Veg está chegando. Aliás, com uma grande variedade de alimentos veganos. Pizza, salgados, bolos, hambúrgueres, sorvetes e muito mais, estarão no cardápio. Não são só expositores de gastronomia, mas também das áreas da moda, cosméticos e plantas ornamentais. Entre os expositores estarão a Veggie Roots e a Litta Massas. Além disso,  estande para tatuagens, show do Dom Preto e roda de conversa com a nutricionista vegana Graziela Paiva, farão parte do festival. Sem contar que o evento é pet friendly. Aproveite e leve a família toda.

[O QUE] Festival Paraíso Veg [QUANDO] 9 de junho, às 11h [ONDE] Galpão Paraíso, Rua Cachoeira Dourada, 44 Paraíso – Belo Horizonte [QUANTO] Entrada gratuita

 

Foto: Veggie Roots / Divulgação.

 

5º Festival BB Seguros de Blues e Jazz

Já pode separar aquele vinho e uma tolha para sentar na grama e relaxar. O 5º Festival BB Seguros de Blues e Jazz está chegando. Aliás, a programação está repleta de nomes reconhecidos do Blues e do Jazz. Sérgio Dias, dos Mutantes, Luiz Carlini, o bandolinista Hamilton de Holanda, Jimmy Burns e André Christovam, considerado um dos principais artistas de blues do Brasil, e Brass Band, que traz o espírito de New Orleans para BH, estão com presença confirmada.

 

[O QUE] 5º Festival BB Seguros de Blues e Jazz [QUANDO] 9 de junho, às 11h [ONDE] Praça JK [QUANTO] De graça

 

Foto: Gustavo Baxter/NITRO / Divulgação.

Arraiá dos Namorados

Se você é um fã de festa junina, se prepare. O Arraiá dos Namorados está chegando, uma mistura de feira de artesanato e festa junina. Afinal, o evento terá barraquinhas de comidas e bebidas típicas. A parte musical fica por conta de Silvanna & A Máquina do Tempo. Sem contar nos sorteios de brindes, feira de artes e artesanato. E não para por aí, também terá oficina de slime para as crianças. Confira aqui uma lista exclusiva de dicas de festas juninas que o Culturadoria preparou para você.

[O QUE] Arraiá dos Namorados [QUANDO] 9 de junho, das 10h às 17h [ONDE] Mercado Distrital de Santa Tereza [QUANTO] De graça, retire o ingresso aqui. 

 

Foto: BS Fotografias / Divulgação.

Festival Gin/Cana

A primeira edição do Festival Gin/Cana está chegando. O evento tem como propósito de dar visibilidade ao gin e a cachaça produzida em Belo Horizonte. Aliás, Cachaça Tônica, com xarope de banana verde, Velho Fashion (Old Fashioned de Golveia 44, angostura, simple syrup e zest de laranja bahia), Tropical Rickey (Gin Rickey de pimenta e canela, decorado com pau de canela queimado) e o London Mule (gin com ginger ale e rodela de limão siciliano) estarão no cardápio.

[O QUE] Festival Gin/Cana [QUANDO] 8 e 9 de junho, sábado às 12h e Domingo às 13h [ONDE] Sábado no Do Ar e domingo no Godarc [QUANTO] De graça, retire o ingresso aqui.

 

Foto: Pexels / Divulgação.

Feira de Comida Típica Japonesa

Se você é apaixonado por comida japonesa, preste bem atenção. A feira de comida típica japonesa está chegando. Aliás, o evento terá várias apresentações para você se divertir. Taiko (tambores japoneses), odori (dança típica japonesa), shamisen e karaokê, farão parte do evento. Além disso, você poderá se deliciar com a sushi, sashimi, hot Filadélfia, yakisoba, harumaki, inarisushi, takoyaki, manju, entre outras, estarão no cardápio.

[O QUE] Feira de comida típica japonesa [QUANDO] 9 de junho, das 11h às 16h [ONDE] Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (rua Dom Lourenço de Almeida, 535 – Nova Cachoeirinha [QUANTO] De graça

 

Foto: Pexels / Divulgação.

 

9ª edição da Festa Portuguesa

A 9ª edição da festa Portuguesa está chegando com tudo. Com o intuito de comemorar o Dia de Portugal no Brasil e o Dia de Camões, ela traz pratos típicos, vinhos e cervejas artesanais. Afinal, bolinhos de bacalhau, pastéis de nata, alheiras, sardinhas assadas, frango no churrasco, além de rótulos de vinhos portugueses do Verdemar e cervejas artesanais da Verace, estarão no cardápio. O evento conta com apresentações musicais e artísticas da Banda da Polícia Militar, Grupo Folclórico Gil Vicente de dança tradicional portuguesa, Coral Luís de Camões e mais. Tudo isso em um ambiente arborizado com direito a espaço de piquenique para aproveitar sem pressa toda a programação luso-brasileira. Não perca e leve a família toda.

[O QUE] 9ª edição da festa Portuguesa [QUANDO] 8 de junho, das 10h às 20h [ONDE] Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto [QUANTO] De graça, (Doação opcional de alimento não-perecível, e produtos de higiene).

 

Fotos: Caca Lanari / Divulgação.

photo

Festas Juninas em BH: uma lista para você aproveitar o mês de Junho

Junho chegou. E nada melhor do que aproveitar as festas juninas, as comidas típicas e o frio. Bem, isso se ele aparecer! Assim, para os que pretendem sair de casa e abandonar o sofá por algumas noites, separamos cinco festas juninas imperdíveis em BH. Além dessas, para os que procuram opções diferentes longe de grandes […]

LEIA MAIS
photo

Confira os lançamentos de séries e documentários previstos para junho

A virada desse mês está recheada de novidades para os assinantes de plataformas de streaming. Se você está pensando em começar ou terminar de ver alguma série, fique ligado. Afinal, fizemos uma lista com algumas dicas. Pode começar preparando seu sofá para fazer longas maratonas. Entre os documentários, o conhecido “The Jonas Brothers Documentary: Chasing […]

LEIA MAIS
photo

Grupo Galpão lança HQ e exposição da peça Os Gigantes da Montanha

Qual o papel da arte e da poesia neste mundo em que vivemos? Foi a partir desta indagação que os atores do Grupo Galpão, o artista plástico multimídia Carlos Avelino, o Grupo Autêntica e a Casa Fiat de Cultura desenvolveram duas novidades para os amantes da cultura. Primeiro, uma versão em historia em quadrinhos da […]

LEIA MAIS