Menu
Oportunidades na Cultura

De 27 a 30 de abril, Mostra 4 por 1 apresenta teatro e circo em linguagem digital

O evento reúne obras de curta duração inéditas, de Minas Gerais e São Paulo e que foram feitas do celular
4 por 1

Espetáculo "Atemporal". Foto: Thelmo Linz / Divulgação

Um evento que reúne trabalhos inéditos, de Minas Gerais e São Paulo, originalmente concebidos para o YouTube e com captação de imagens de celular. Assim ocorre a 4 POR 1 – primeira mostra nacional do Espaço Aberto Pierrot Lunar dedicada à linguagem das artes cênicas no digital. O evento é realizado em formato online de 27 a 30 de abril, no canal do Espaço Aberto Pierrot Lunar diretamente da casa dos artistas, sempre às 19h e ao vivo. Cada uma das obras têm duração entre 15 e 30 minutos e quem não conseguir acompanhar ao vivo tem até o dia seguinte, às 18h, para conferir. Outro destaque que fica disponível ao longo de toda a mostra é o bate papo O teatro em recriações digitais, que tem mediação do jornalista cultural e ator Bremmer Bramma. Além disso, ele faz resenhas diárias em vídeo sobre cada apresentação da mostra. 

Com a chegada da pandemia, o Espaço Aberto Pierrot Lunar criou estratégias para que os artistas continuassem produzindo, mesmo no formato digital. Ou seja, o novo modelo acabou ampliando as possibilidades de experimentação de novas linguagens, leituras, espetáculos e a busca de soluções criativas para interagir com o público.

Programação

A programação da mostra 4 POR 1 conta com criações inéditas e outras adaptadas para o formato digital. Entre as inéditas está A carne sua, da Plataforma Casca (SP). Dessa forma, os artistas João Filho e Lorena Tófani exploram a relação entre teatro e audiovisual a partir de questões como feminicídio, que durante a pandemia cresceu 22% em 12 estados do Brasil. 

Por outro lado, uma das peças adaptadas para as plataformas digitais que o público poderá conferir é INcômodos: tomates, morangos e drogas homeopáticas, do Coletivo Urbano (Juiz de Fora – MG). Originalmente criada para o formato presencial, já passou por 40 casas e apartamentos de Juiz de Fora, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes e São Paulo. Além disso, conta a história de uma mulher que vive trancada no quarto e acredita em dietas como a do sorriso e, por isso, passa dias de amargura. 

Programação completa

27 de abril, terça – 19h

“ATEMPORAL” (Belo Horizonte – MG)

Com Rafael Mourão (Circo do Sufoco)

(Inédita para o digital, e adaptada de Espetáculo Teatral)

Duração: até 30 min.

28 de abril, quarta – 19h

“A CARNE SUA” (São Paulo – SP)

Com João Filho (Plataforma Casca)

(Inédita e concebida para o digital)

Duração: 15 min.

29 de abril, quinta – 19h

“DELAY” (Belo Horizonte – MG)

Com Renata Paz (Breve Cia)

(Inédita e concebida para o digital)

Duração: 15 min.

30 de abril, sexta – 19h

“INCÔMODOS: TOMATES, MORANGOS E DROGAS HOMEOPÁTICAS” (Juiz de Fora – MG)

Com Corpo Coletivo / OAndarDeBaixo

(Inédita para o digital, adaptada de Espetáculo Teatral)

Duração: 25 min.

4 por 1
Espetáculo “Delay”. Foto: Renata Paz / Divulgação
Conteúdos Relacionados