Com objetivo de valorizar e divulgar a produção artística infantil mineira com atrações especiais, ocorre, de 19 ao dia 27 de junho, o Festival Catavento. A programação conta com shows, contação de histórias e oficinas para toda a família se divertir em casa.
Além de entretenimento para o público, o Festival Catavento visa contribuir para o desenvolvimento da cena infantil para o estado de Minas Gerais com produções de qualidade. Além disso, tem objetivo de proporcionar acesso democrático ao festival por meio da transmissão gratuita pela internet.
Programação
Para compor os dias de evento, a organização selecionou artistas que movimentam a cena infantil de Belo Horizonte de maneira ininterrupta. Entre eles estão os experientes Serelepe, Ana Coutinho e Sílvia Negrão, bem como os grupos e artistas recentes, como Pé de Sonho e Músico Pai.
A abertura, no dia 19 de junho, é com o grupo Pé de Sonho com um repertório de músicas dos dois álbuns lançados. Além disso, vão levar as crianças para um mundo mágico de dragões, bruxas e outros animais. Em seguida, Eda Costa inaugura a série Contos Africanos, com histórias da tradição oral da África. A primeira história será Abayomi, a boneca do amor e do afeto.
Por fim, o Grupo Serelepe finaliza apresentando canções e brincadeiras tradicionais brasileiras e latino-americanas no show Brincanectados.
Todas as atividades ocorrem no YouTube do Pé de Sonho, sempre a partir das 16h.
Programação completa: Dia 19 de junho
Show – Pé De Sonho
História – Eda Costa (Contos Africanos: “Abayomi, a boneca do amor e do afeto”)
Show – Grupo Serelepe (Brincanectados)
Dia 20 de junho
História – Eda Costa (Contos Africanos: “A cabritinha Bey”)
Oficina – Geovanne Sassá (Brincadeiras Musicais)
Oficina de Artes – Rose Amaral (“Fantoches de Papel”)
Show – Sílvia Negrão (Catibiribão)
Dia 26 de junho
História – Eda Costa (Contos Africanos: “Khethiwe, a rainha da Imbira”)
Oficina – Geovanne Sassá (Percussão Corporal)
Show – Músico Pai De Cara Nova
Dia 27 de junho
Show – Rodinha Pé De Sonho
Oficina De Artes – Rose Amaral (“Construção de Monstrinhos”)
Show – Ana Couttinho (Canções E Fofuras)