![Frame do documentário "Comida de Quintal”, dirigido por Luísa Macedo (captura de tela)](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2024/04/curvelo-1024x553.jpg)
Frame do documentário "Comida de Quintal”, dirigido por Luísa Macedo (captura de tela)
A iniciativa vai transformar a praça Central do Brasil, em Curvelo, em uma sala de cinema, com acesso gratuito à população
Nos dias 6 e 7 de abril, a cidade de Curvelo vai experienciar a 1ª Mostra de Cinema “SerTão Gente!”. Assim, a iniciativa vai transformar a praça Central do Brasil em uma sala de cinema. Desse modo, o público vai conferir longas e curtas. Em tempo: toda a programação é gratuita. A produtora cultural, idealizadora e coordenadora geral da Mostra, Wal Rocha, conta que o nome da iniciativa veio do desejo de expressar algo que fosse de fato autêntico.
E, do mesmo modo, estabelecer uma conexão direta com a população de Curvelo e, de forma mais ampla, de Minas Gerais. “SerTão Gente faz referência às pessoas e também ao sertão, já que Curvelo é conhecida como a Portal do Cerrado devido à localização geográfica”, complementa ela.
Sessão especial
A coordenadora destaca ainda a sessão especial prevista para esta sexta-feira, dia 5 de abril, às 9h, nas dependências da APAE de Curvelo. “A iniciativa busca promover uma experiência inclusiva e cultural para os assistidos pela APAE e famílias, que espelha o compromisso da mostra com a igualdade de acesso à cultura e ao entretenimento”, explica. A sessão traz os curtas “Quatro Bilhões de Infinitos”, de Marco Antônio Pereira; “Pivete”, de Júlia Gama Fernandes e Ariel Rezende; e “Fé & Cantoria – Irmãs Maria e Simiana”, de Mateus Sizilio.
Mineiridade na telona
Na grade de filmes estão dois longas-metragens e dez produções com curta duração, selecionadas pela curadoria. “Alinhados à ideia do edital de inscrição, a curadoria selecionou trabalhos produzidos em Minas Gerais, com a preponderância de produções do interior do estado. Nesse primeiro contato dos curvelanos com o festival, fez sentido oferecer produções que retratam as singularidades do cinema de Minas”, explica Marcelo Miranda, responsável pela seleção dos filmes.
![Imagem de "Santa Cruz", de Rita Bordone, que será exibido no sábado, 5 de abril (Frame)](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2024/04/curta-1-1024x553.jpg)
Assim, há filmes de Belo Horizonte, mas boa parte vem de cidades do interior, como Montes Claros, Cordisburgo e da própria Curvelo. Miranda pontua que os trabalhos que a produção registrou a inscrição de quase 100 curtas.
![Cena de "Morro do Cemitério", direção de Rodrigo R. Meireles, de 2023 (Frame)](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2024/04/curta2-1024x553.jpg)
![](https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2024/04/curta3-1024x553.jpg)
Acima, frame de “Pivete” (Direção: Júlia Gama Fernandes e Ariel Rezende; drama; 2022)
Longas
O curador destaca que o recorte dos dois longas que serão exibidos em Curvelo representa “uma mineiridade interiorana bastante própria em relação a outros estados do Brasil”. Primeiramente, há “Girimunho”, de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, filmado em São Romão, em 2011. E, ainda, “O Canto da Saudade”, de Humberto Mauro, de 1952.
“Girimunho” é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas os netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com sons. Já “O Canto da Saudade” é o último filme dirigido por Humberto Mauro. A produção retrata o cotidiano de uma cidade do interior às voltas com uma campanha eleitoral.
Atividades paralelas
Além das projeções, a programação gratuita vai oferecer minicurso e oficina presenciais sobre a sétima arte. Assim, Marcelo Miranda vai ministrar o minicurso “A História do Cinema em Minas Gerais”. A iniciativa vai abordar detalhes das primeiras manifestações de cinema em Minas Gerais, ainda no fim do século 19; bem como o desenvolvimento do audiovisual no estado ao longo das décadas. “Tal qual, o cenário contemporâneo de produção”, detalha Miranda.
Já a oficina “Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem” contará com os trabalhos do diretor Rodrigo Brant, também responsável pela coordenação técnica da “Mostra SerTão Gente!”. Brant adianta que oficina será uma forma de repassar conhecimentos práticos sobre gravação no set. Desse modo, visa encorajar os participantes a aplicar técnicas de filmagem, roteiro e direção adquiridas na oficina nos próprios projetos ou carreiras no cinema.
Serviço
1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!”
05 de abril, sexta-feira
9h: Sessão especial na Apae de Curvelo
06 de abril, sábado
13h-15h: Minicurso “A História do Cinema em Minas Gerais”, com Marcelo Miranda
19h: Curtas-metragens– Sessão I
- “Quatro Bilhões de Infinitos” (Direção: Marco Antônio Pereira; ficção; 2020; 14’)
- “Comida de Quintal” (Direção: Luísa Macedo; documentário, 2022; 17’)
- “Santa Cruz” (Direção: Rita Bordone; ficção; 2023; 16’)
- “Vidas (ou)vidas” (Direção: Luís Evo; documentário; 2021; 14’)
- “Big Bang” (Direção: Carlos Segundo; ficção; 2022; 14’)
21h: Longa-metragem – Sessão I
Exibição especial: “Não é Outra de Amor” (Artista: Juh Rocha; videoclipe; 2023; 3’)
Longa: “Girimunho” (Direção: Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.; ficção; 2011; 90’)
07 de abril, domingo
13h-15h: Oficina “Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem” com Rodrigo Brant
19h: Curtas-metragens – Sessão II
- “Você me vira a cabeça [Me tira do sério]” (Artista: Rodrigo Oliveira Piteco, com Atípica de Lhamas e Nath Rodrigues; videoclipe; 2023; 6’)
- “Morro do Cemitério (Direção: Rodrigo R. Meireles; documentário/drama; 2023; 19’)
- “Garra” (Direção: Clara Estolano; fantasia/experimental; 2023; 5’)
- “Pivete” (Direção: Júlia Gama Fernandes e Ariel Rezende; drama; 2022; 15’)
- “Fé & Cantoria – Irmãs Maria e Simiana” (Direção: Mateus Sizilio; documentário; 2023; 18’)
21h – Longa-metragem – Sessão II
“O Canto da Saudade” (Direção: Humberto Mauro; ficção; 1952; 95’)
Serviço
1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!”
Exibição de filmes: 6 e 7 de abril, a partir das 19h
Onde. Praça Central do Brasil (Praça da Estação), Curvelo
Quando. Programação gratuita.
Informações: (38) 99957-2902 | @mostradecinemasertaogente